Berardo deixa buraco de 280 milhões na Caixa Geral de Depósitos

Joe Berardo tem uma dívida à Caixa Geral de Depósitos (CGD) que ascende aos 280 milhões de euros, revelou um auditoria forense levada a cabo pelo Governo para analisar os atos de gestão do banco público entre 2000 e 2015.

De acordo com o Correio da Manhã, que avança a notícia nesta segunda-feira, em 2007, a CGD concedeu ao grupo do empresário madeirense Joe Berardo um crédito de alto risco, para que este comprasse ações no BCP, sem exigir as garantias necessárias.

A auditoria revelou agora que o grupo de Joe Berardo tem uma dívida de 280 milhões de euros, sendo um dos maiores devedores do banco do Estado.

O crédito da CGD ao grupo do empresário integra a lista de várias dezenas de empréstimos de alto risco que o banco público concedeu a clientes, entre 2000 e 2015, sem respeitar os seus próprios regulamentos internos, nota o matutino.

Na altura da concessão do crédito ao grupo de Joe Berardo, a Caixa era presidida por Carlos Santos Ferreira, sendo Maldonado Gonelha vice-presidente.

Os então responsáveis da CGD não terão avaliado com o devido rigor o risco de incumprimento, nem terão exigido as garantias adequadas ao pagamento do crédito, escreve o diário. Como garantia inicial do pagamento do crédito, o banco público terá ficado apenas com as ações do BCP detidas pelo grupo de Berardo.

Já mais tarde, com Faria de Oliveira a presidir o banco público, a Caixa exigiu garantias adicionais do pagamento do crédito. Face à exigência do banco do Estado, o empresário madeirense deu então uma parte relevante da coleção de arte moderna como garantia do pagamento do crédito.

A Caixa Geral de Depósitos já fez chegar a auditoria forense em causa ao Ministério Público, devendo, por isso, o crédito concedido a Berardo ser analisado rigorosamente, avança ainda o CM.

  ZAP //

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

  1. Não é preciso ficar preocupado, vai ter tempo de vender tudo, meter o dinheiro num off-shore e declarar que é pobre e não tem nada para penhorar… o que nem é novidade: até a mulher do outro começou a fazer bolinhos para arranjar mais uns cobres pa sobreviver…..
    Tudo bons rapazes!
    Se eu quiser comprar um telemóvel a crédito, até as cuecas me avaliam……. mas oara 280 milhões, não são precisas garantias….

  2. se fosse alguem pobre ja estava a dormir na rua porque a CGD ja lhe tinha tirado a casa que vale uns miseros euritos comparado com estes milhoes, mas como é este sr comendador, ja pode ficar a dever e ele que nao se preocupe porque o ZÉ POVINHO vai pagar esse “buraco”
    e assim vai a justiça na questao das dividas aos bancos

  3. Mas porque raio este homem nao é preso???? OU só vai preso e condenado a 25 anos de prisao quem rouba um chupa chupa nos supermercados??? Mas será que em Portugal os gatunos de colarinho branco estão impunes à lei e à justiça??? Por falar nisso o Oliveira e Costa já está dentro ou as sentenças são para nao se cumprir??? E o Vara entra ou não??? Este, coitado vai preso por uma caixa de robalos, coitadinho.

  4. Nem vale a pena comentar um assunto que todos os dias dá que falar.
    Num país onde impera a corrupção, quem mais roubar, menos tem de se justificar.
    Pequenos aforradores cuidem-se!
    Cumpram zelosamente as vossas obrigações! Só escapam ao pagamento de dívidas, os verdadeiros ladrões. Todos os outros são penhorados, nem que seja por uns tostões.
    Esta, é a nossa virtuosa democracia.

  5. Que maravilha a simples existência de bancos públicos. A esquerda acha sempre que isto não acontece. É mentira, acontece sempre, e quem paga do sempre os acionistas, isto é, os contribuintes.

  6. Ai se eu tivesse sabido disto antes
    Afinal ser rico nao é ter dinheiro, é dever milhoes ao banco!!!!!!!!!!!!!!!!!
    (Banco este que por azar é logo o banco do estado, portanto ja se está a ver quem vai pagar a divida mais tarde ou mais cedo – Pobre do Ze Povo!!!!!!!!!!!)
    Raios, se eu sobesse disto antes, tinha pedido um emrpestimo de 50 milhoes, mas as tantas agora ja me vao pedir garantias

  7. Lindo!…
    Ainda me lembro de ouvir dizer que precisávamos de mais empresários/investidores como o Berardo…
    Com o dinheiro do banco publico, também eu sou um grande empresário!…

  8. Há que responsabilizar o Sr Carlos Santos Ferreira, bem como os responsáveis da CGD, por não terem avaliado com o devido rigor o risco de incumprimento, nem exigido as garantias adequadas ao pagamento do crédito, e caso vá tudo por água abaixo eles agora que reponham o dinheiro. Se eu não pagar o crédito da minha casa é-me perdoado o valor da dívida do empréstimo?

  9. Um crédito para comprar ações? Num crédito para comprar uma casa há qualquer coisa de palpável. Mas ações de um banco? Alguns desses milhões devem ter entrado nas contas dos aprovadores do crédito. Só assim se entende.

  10. E o estúpido Tuga, burro de carga, irracional e ignorante, lá vai ter de pagar…. Sempre o mesmo, num país de cleptocracia, que se pode esperar?!!!!!…. Quarenta e tal anos de roubalheira …. Dêem música ao imbecil povinho e ele gosta…. lá vamos, cantando e rindo, levados, levados sim, pelo retardamento mental, etc etc etc… Paga otário!!!! Mais um 1% aqui, 3% ali…. e qualquer dia, trabalhas o mês e recebes uma côdea de pão… e viva os “cumpanheiros xuxialistas” e seus satélites… Esses milhões, não dão umas “comichões” em off-shores?!!!!! Por onde anda a justiça?!!!!!! Também exterminaram esta palavra do dicionário?!!!!!!

  11. “Elementar, meu caro Watson”. Berardo deu como garantia as próprias acções do Millennium, se as mesmas se transformaram em lixo, com lixo ficou a CGD. Na época uma uma grande pressão dos gestores do BPSM para comparar acções, com empréstimo a juros favoráveis e até, com garantia de empréstimo da CGD mas com livranças avalizadas. No meio disto tudo, quem foi esperto foi o Xico-Berardo.

  12. O culpado é quem outorgou o crédito, por incompetência ou outra coisa qualquer…a queda das acções do BCP apanhou todos de surpresa menos os administradores do BCP, porque eles sabiam da m e r d a que andaram a fazer.
    Acham que ele comprava se soubesse o futuro das acções?
    Já alguém interrogou o que aprovou, claro que não deve ser um politico bem conhecido na praça e os políticos estão imunes aos crimes financeiros.

  13. Sei que a proposta de dar as acções como garantia nem sequer partiu do Berardo, ele achou que não tinha nada a perder e aceitou…quem não faria este negocio onde o risco caia todo em cima da CGD?
    O idiota que aprovou é que deve estar caladinho para não passar por estúpido ou será que recebeu alguma camisola do Eusébio?

    Há uns anos atrás, um funcionário da CGD recebeu um carro novo em folha top de gama, para dar uma ajuda num concurso.

RESPONDER

Quem pode suceder a Solskjaer no United? Conte está em cima da mesa, mas CR7 quer Zidane

A onda de maus resultados do United têm posto em causa o técnico Ole Gunner Solskjaer. Conte está interessado, mas Ronaldo quer voltar a ser orientado por Zinedine Zidane. Os recentes maus resultados do Manchester United …

Há 42 anos, andámos "À Boleia pela Galáxia" - e descobrimos a resposta para a vida, o universo e tudo mais

Assinalam-se este mês os 42 anos da série de livros de ficção científica de Douglas Adams. Mais de quatro décadas depois, a história excêntrica continua relevante e a atrair fãs. Muitos filósofos questionaram-se durante séculos sobre …

F.C. Porto 1-0 Milan | Dragão em fúria banaliza italianos

A fúria do Dragão. O relógio marcava o minuto 65. O nulo perdurava, as tentativas portistas em busca da glória eram imensas – no total, 20 remates contra apenas quatro do AC Milan –, assim …

Veículo autónomo da Waymo

Os carros autónomos da Waymo estão a ser atraídos para uma rua sem saída

Os veículos autónomos da Waymo, detida pela Alphabet que é também a mãe da Google, são constantemente encaminhados para uma rua sem saída em São Francisco, nos Estados Unidos. Para já, ninguém sabe porquê. Nas últimas …

Com as ruas inundadas, casal indiano usa panela de cozinha para se deslocar para o próprio casamento

Um casal indiano foi transportado para o seu casamento por um meio de transporte incomum: uma panela de cozinha. Com as ruas do estado de Kerala inundadas, após chuvas torrenciais, esta foi a única forma …

OE2022: PCP propõe eliminação do adicional de ISP e da “dupla tributação” dos combustíveis

O PCP anunciou hoje que irá propor em sede de Orçamento para 2022 a eliminação do “adicional” ao Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e da dupla tributação dos combustíveis e insistir na fixação de preços …

Besiktas 1-4 Sporting | Tratado leonino deixa turcos KO

O Sporting foi à Turquia somar a primeira vitória no Grupo C da Liga dos Campeões, ao bater o Besiktas por 4-1. Um desfecho fundamental para a equipa de Alvalade continuar a acalentar esperanças de apuramento …

Lei de David. Reino Unido pondera acabar com anonimato online depois de esfaqueamento de deputado

A morte de David Amess está a suscitar um debate no Reino Unido sobre a segurança dos deputados e os insultos de que as figuras políticas são alvo nas redes sociais. Depois do deputado conservador David …

"Não há acordo". Bloco e Governo continuam às turras por causa do OE, mas há mais reuniões previstas

Os bloquistas não se mostraram satisfeitos com o resultado da reunião com o executivo e exigem mais cedências do Governo. Ambos os lados confirmam que ainda se vão encontrar mais vezes para debater o Orçamento. "Não …

Dois mortos e 450 feridos em manifestações para assinalar protestos de 2019 no Chile

Dois mortos e 450 detidos foi o resultado da violência registada em Santiago do Chile, na sequência de uma manifestação para celebrar o segundo aniversário dos protestos de 2019 contra a desigualdade social no país. A …