Berardo deixa buraco de 280 milhões na Caixa Geral de Depósitos

Joe Berardo tem uma dívida à Caixa Geral de Depósitos (CGD) que ascende aos 280 milhões de euros, revelou um auditoria forense levada a cabo pelo Governo para analisar os atos de gestão do banco público entre 2000 e 2015.

De acordo com o Correio da Manhã, que avança a notícia nesta segunda-feira, em 2007, a CGD concedeu ao grupo do empresário madeirense Joe Berardo um crédito de alto risco, para que este comprasse ações no BCP, sem exigir as garantias necessárias.

A auditoria revelou agora que o grupo de Joe Berardo tem uma dívida de 280 milhões de euros, sendo um dos maiores devedores do banco do Estado.

O crédito da CGD ao grupo do empresário integra a lista de várias dezenas de empréstimos de alto risco que o banco público concedeu a clientes, entre 2000 e 2015, sem respeitar os seus próprios regulamentos internos, nota o matutino.

Na altura da concessão do crédito ao grupo de Joe Berardo, a Caixa era presidida por Carlos Santos Ferreira, sendo Maldonado Gonelha vice-presidente.

Os então responsáveis da CGD não terão avaliado com o devido rigor o risco de incumprimento, nem terão exigido as garantias adequadas ao pagamento do crédito, escreve o diário. Como garantia inicial do pagamento do crédito, o banco público terá ficado apenas com as ações do BCP detidas pelo grupo de Berardo.

Já mais tarde, com Faria de Oliveira a presidir o banco público, a Caixa exigiu garantias adicionais do pagamento do crédito. Face à exigência do banco do Estado, o empresário madeirense deu então uma parte relevante da coleção de arte moderna como garantia do pagamento do crédito.

A Caixa Geral de Depósitos já fez chegar a auditoria forense em causa ao Ministério Público, devendo, por isso, o crédito concedido a Berardo ser analisado rigorosamente, avança ainda o CM.

ZAP //

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

  1. Não é preciso ficar preocupado, vai ter tempo de vender tudo, meter o dinheiro num off-shore e declarar que é pobre e não tem nada para penhorar… o que nem é novidade: até a mulher do outro começou a fazer bolinhos para arranjar mais uns cobres pa sobreviver…..
    Tudo bons rapazes!
    Se eu quiser comprar um telemóvel a crédito, até as cuecas me avaliam……. mas oara 280 milhões, não são precisas garantias….

  2. se fosse alguem pobre ja estava a dormir na rua porque a CGD ja lhe tinha tirado a casa que vale uns miseros euritos comparado com estes milhoes, mas como é este sr comendador, ja pode ficar a dever e ele que nao se preocupe porque o ZÉ POVINHO vai pagar esse “buraco”
    e assim vai a justiça na questao das dividas aos bancos

  3. Mas porque raio este homem nao é preso???? OU só vai preso e condenado a 25 anos de prisao quem rouba um chupa chupa nos supermercados??? Mas será que em Portugal os gatunos de colarinho branco estão impunes à lei e à justiça??? Por falar nisso o Oliveira e Costa já está dentro ou as sentenças são para nao se cumprir??? E o Vara entra ou não??? Este, coitado vai preso por uma caixa de robalos, coitadinho.

  4. Nem vale a pena comentar um assunto que todos os dias dá que falar.
    Num país onde impera a corrupção, quem mais roubar, menos tem de se justificar.
    Pequenos aforradores cuidem-se!
    Cumpram zelosamente as vossas obrigações! Só escapam ao pagamento de dívidas, os verdadeiros ladrões. Todos os outros são penhorados, nem que seja por uns tostões.
    Esta, é a nossa virtuosa democracia.

  5. Que maravilha a simples existência de bancos públicos. A esquerda acha sempre que isto não acontece. É mentira, acontece sempre, e quem paga do sempre os acionistas, isto é, os contribuintes.

  6. Ai se eu tivesse sabido disto antes
    Afinal ser rico nao é ter dinheiro, é dever milhoes ao banco!!!!!!!!!!!!!!!!!
    (Banco este que por azar é logo o banco do estado, portanto ja se está a ver quem vai pagar a divida mais tarde ou mais cedo – Pobre do Ze Povo!!!!!!!!!!!)
    Raios, se eu sobesse disto antes, tinha pedido um emrpestimo de 50 milhoes, mas as tantas agora ja me vao pedir garantias

  7. Lindo!…
    Ainda me lembro de ouvir dizer que precisávamos de mais empresários/investidores como o Berardo…
    Com o dinheiro do banco publico, também eu sou um grande empresário!…

  8. Há que responsabilizar o Sr Carlos Santos Ferreira, bem como os responsáveis da CGD, por não terem avaliado com o devido rigor o risco de incumprimento, nem exigido as garantias adequadas ao pagamento do crédito, e caso vá tudo por água abaixo eles agora que reponham o dinheiro. Se eu não pagar o crédito da minha casa é-me perdoado o valor da dívida do empréstimo?

  9. Um crédito para comprar ações? Num crédito para comprar uma casa há qualquer coisa de palpável. Mas ações de um banco? Alguns desses milhões devem ter entrado nas contas dos aprovadores do crédito. Só assim se entende.

  10. E o estúpido Tuga, burro de carga, irracional e ignorante, lá vai ter de pagar…. Sempre o mesmo, num país de cleptocracia, que se pode esperar?!!!!!…. Quarenta e tal anos de roubalheira …. Dêem música ao imbecil povinho e ele gosta…. lá vamos, cantando e rindo, levados, levados sim, pelo retardamento mental, etc etc etc… Paga otário!!!! Mais um 1% aqui, 3% ali…. e qualquer dia, trabalhas o mês e recebes uma côdea de pão… e viva os “cumpanheiros xuxialistas” e seus satélites… Esses milhões, não dão umas “comichões” em off-shores?!!!!! Por onde anda a justiça?!!!!!! Também exterminaram esta palavra do dicionário?!!!!!!

  11. “Elementar, meu caro Watson”. Berardo deu como garantia as próprias acções do Millennium, se as mesmas se transformaram em lixo, com lixo ficou a CGD. Na época uma uma grande pressão dos gestores do BPSM para comparar acções, com empréstimo a juros favoráveis e até, com garantia de empréstimo da CGD mas com livranças avalizadas. No meio disto tudo, quem foi esperto foi o Xico-Berardo.

  12. O culpado é quem outorgou o crédito, por incompetência ou outra coisa qualquer…a queda das acções do BCP apanhou todos de surpresa menos os administradores do BCP, porque eles sabiam da m e r d a que andaram a fazer.
    Acham que ele comprava se soubesse o futuro das acções?
    Já alguém interrogou o que aprovou, claro que não deve ser um politico bem conhecido na praça e os políticos estão imunes aos crimes financeiros.

  13. Sei que a proposta de dar as acções como garantia nem sequer partiu do Berardo, ele achou que não tinha nada a perder e aceitou…quem não faria este negocio onde o risco caia todo em cima da CGD?
    O idiota que aprovou é que deve estar caladinho para não passar por estúpido ou será que recebeu alguma camisola do Eusébio?

    Há uns anos atrás, um funcionário da CGD recebeu um carro novo em folha top de gama, para dar uma ajuda num concurso.

RESPONDER

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …

Tailândia. Exploração sexual de mulheres e crianças denunciados no primeiro discurso do Papa

O Papa Francisco denunciou esta quinta-feira que "mulheres e crianças estão particularmente vulneráveis, violentados e expostos a toda a forma de exploração, escravatura, violência e abuso", na primeira intervenção proferida na Tailândia, um dos destinos …

Forças de segurança ameaçam com nova manifestação a 21 de janeiro

As associações de profissionais da PSP e da GNR que se concentraram junto ao Parlamento, esta quinta-feira, anunciaram um novo protesto para 21 de janeiro, caso o Governo não atenda às suas reivindicações. O anúncio foi feito …

Mortes por cancro do pâncreas duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos

As mortes por cancro do pâncreas mais do que duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos, correspondendo a um aumento médio anual de 3%, revela um estudo esta quinta-feira divulgado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia …

Bebé que foi encontrado no lixo já teve alta hospitalar

O bebé que foi encontrado num ecoponto, perto de Santa Apolónia, em Lisboa, já recebeu alta hospitalar e será agora entregue a uma família de acolhimento. O recém-nascido que foi encontrado num ecoponto, em Lisboa, recebeu …

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …