Bancos avançam para penhora da colecção Berardo por dívida de 500 milhões

Homem de Gouveia / Lusa

Joe Berardo

A Caixa Geral de Depósitos, o BCP e o Novo Banco deram ordens para executar uma penhora sobre a colecção Berardo, no âmbito do incumprimento do empresário Joe Berardo em empréstimos acumulados da ordem dos 500 milhões de euros.

A notícia é avançada pelo Público que refere que a Caixa Geral de Depósitos (CGD), o BCP e o Novo Banco estão em negociações com o empresário madeirense para tentarem alcançar um acordo e evitarem a ida a tribunal.

Mas, entretanto, já ordenaram a execução da penhora sobre 75% da colecção Berardo, no seguimento do incumprimento de Joe Berardo no pagamento das dívidas que não têm o mesmo peso nos três bancos.

O jornal também nota que Berardo “é um dos grandes clientes da Caixa cuja política de concessão de créditos está na mira das autoridades“. O Ministério Público suspeita que a CGD favoreceu empresários na concessão de créditos, sem avaliar devidamente os riscos, nem receber garantias adequadas.

Berardo terá uma dívida global da ordem dos 500 milhões de euros, no âmbito de empréstimos solicitados para proceder a investimentos imobiliários. Parte desse valor terá sido usado para adquirir cerca de 7% do BCP, em 2007.

Quanto à penhora, será preciso perceber se os títulos da Associação da Fundação Berardo, através da qual o empresário reforçou as garantias para o pagamento dos empréstimos, serão considerados “títulos executivos” pelo tribunal.

Se a justiça não determinar essa relação de propriedade entre a Associação e as obras de arte da colecção Berardo, muito dificilmente os bancos conseguirão executar a dívida. Nesse caso, terão que registar nas suas contas novas perdas.

As obras de arte da colecção Berardo foram avaliadas em 316 milhões de euros em 2007, pela leiloeira Christie’s. Se a penhora da banca vier efectivamente a concretizar-se, CGD, BCP e Novo Banco revelam ao Público que pretendem chegar a um entendimento com o Estado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Empresas que ponham trabalhadores a prazo nos quadros terão apoio até 3 mil euros

As empresas que convertam contratos a prazo em permanentes vão ter direito a um apoio até 3.050,32 euros por trabalhador, caso cumpram alguns requisitos, segundo uma portaria do Governo que será publicada esta quinta-feira. De acordo …

Bebé Matilde volta a ser operada na sexta-feira

A bebé Matilde vai voltar a ser operada na sexta-feira, depois de os médicos terem descoberto através de uma TAC que os ventrículos da criança “estão novamente aumentados". Assim, Matilde é operada pela segunda vez em …

Camiões a gás natural emitem mais óxido de azoto do que camiões a gasóleo

Os camiões movidos a gás natural liquefeito (GNL) emitem até cinco vezes mais óxido de azoto (NOx) do que os camiões a gasóleo, indicaram testes na estrada pedidos pelo Governo holandês e esta quarta-feira divulgados. Os …

França nega pedido de asilo a Edward Snowden

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian, disse que não há razões para que o país mude a decisão de 2013 de recusar asilo a Edward Snowden, acusado de espionagem por ter publicado …

Ataque de milícias na República Democrática do Congo causa 14 mortos

Um ataque de milícias contra uma aldeia na região de Ituri, no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), causou a morte de 14 pessoas, tendo outras quatro ficado feridas. A região tem sido alvo …

Morreu Ben Ali, ex-presidente da Tunísia

Ben Ali, ex-presidente da Tunísia que foi deposto em 2011 pela revolução que inspirou a Primavera Árabe, morreu esta quinta-feira na Arábia Saudita, avançou o advogado da família. Tinha 83 anos. "Ben Ali acabou de morrer …

Mulher que alegadamente pertencia ao cartel de El Chapo encontrada morta no México

Claudia Ochoa Felix, a mexicana de 35 anos que alegadamente pertencia ao cartel Sinaloa, liderado pelo narcotraficante El Chapo, foi encontrada morta numa casa em Culiacán, México, no fim de semana. Conhecida como “Kim Kardashian do …

Arábia Saudita vende prédio onde Jamal Khashoggi foi assassinado

A Arábia Saudita vendeu o edifício onde foi assassinado e desmembrado o jornalista Jamal Khashoggi. O prédio do Consulado, em Istambul, foi comprado há mais de um mês por menos de um terço do seu …

Portugal com mais de 60 nomeações nos óscares do turismo

Portugal está nomeado para mais de 60 categorias dos World Travel Awards, conhecidos como “Óscares do Turismo”. Segundo o jornal Público, há 66 nomeações para destinos ou empresas portuguesas na edição de 2019. Depois de em …

Polícia acaba com o maior fornecedor de televisão pirata da Europa. Clientes podem pagar 25 mil

Uma operação conjunta de polícias de vários países, coordenada pela Eurojust, levou ao desmantelamento da Xtream Codes, um serviço de fornecimento de serviços de televisão pirata, que tinha milhões de clientes na Europa. As ações policiais …