//

Bancos avançam para penhora da colecção Berardo por dívida de 500 milhões

1

Homem de Gouveia / Lusa

Joe Berardo

A Caixa Geral de Depósitos, o BCP e o Novo Banco deram ordens para executar uma penhora sobre a colecção Berardo, no âmbito do incumprimento do empresário Joe Berardo em empréstimos acumulados da ordem dos 500 milhões de euros.

A notícia é avançada pelo Público que refere que a Caixa Geral de Depósitos (CGD), o BCP e o Novo Banco estão em negociações com o empresário madeirense para tentarem alcançar um acordo e evitarem a ida a tribunal.

Mas, entretanto, já ordenaram a execução da penhora sobre 75% da colecção Berardo, no seguimento do incumprimento de Joe Berardo no pagamento das dívidas que não têm o mesmo peso nos três bancos.

O jornal também nota que Berardo “é um dos grandes clientes da Caixa cuja política de concessão de créditos está na mira das autoridades“. O Ministério Público suspeita que a CGD favoreceu empresários na concessão de créditos, sem avaliar devidamente os riscos, nem receber garantias adequadas.

Berardo terá uma dívida global da ordem dos 500 milhões de euros, no âmbito de empréstimos solicitados para proceder a investimentos imobiliários. Parte desse valor terá sido usado para adquirir cerca de 7% do BCP, em 2007.

Quanto à penhora, será preciso perceber se os títulos da Associação da Fundação Berardo, através da qual o empresário reforçou as garantias para o pagamento dos empréstimos, serão considerados “títulos executivos” pelo tribunal.

Se a justiça não determinar essa relação de propriedade entre a Associação e as obras de arte da colecção Berardo, muito dificilmente os bancos conseguirão executar a dívida. Nesse caso, terão que registar nas suas contas novas perdas.

As obras de arte da colecção Berardo foram avaliadas em 316 milhões de euros em 2007, pela leiloeira Christie’s. Se a penhora da banca vier efectivamente a concretizar-se, CGD, BCP e Novo Banco revelam ao Público que pretendem chegar a um entendimento com o Estado.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.