Bancos avançam para penhora da colecção Berardo por dívida de 500 milhões

Homem de Gouveia / Lusa

Joe Berardo

A Caixa Geral de Depósitos, o BCP e o Novo Banco deram ordens para executar uma penhora sobre a colecção Berardo, no âmbito do incumprimento do empresário Joe Berardo em empréstimos acumulados da ordem dos 500 milhões de euros.

A notícia é avançada pelo Público que refere que a Caixa Geral de Depósitos (CGD), o BCP e o Novo Banco estão em negociações com o empresário madeirense para tentarem alcançar um acordo e evitarem a ida a tribunal.

Mas, entretanto, já ordenaram a execução da penhora sobre 75% da colecção Berardo, no seguimento do incumprimento de Joe Berardo no pagamento das dívidas que não têm o mesmo peso nos três bancos.

O jornal também nota que Berardo “é um dos grandes clientes da Caixa cuja política de concessão de créditos está na mira das autoridades“. O Ministério Público suspeita que a CGD favoreceu empresários na concessão de créditos, sem avaliar devidamente os riscos, nem receber garantias adequadas.

Berardo terá uma dívida global da ordem dos 500 milhões de euros, no âmbito de empréstimos solicitados para proceder a investimentos imobiliários. Parte desse valor terá sido usado para adquirir cerca de 7% do BCP, em 2007.

Quanto à penhora, será preciso perceber se os títulos da Associação da Fundação Berardo, através da qual o empresário reforçou as garantias para o pagamento dos empréstimos, serão considerados “títulos executivos” pelo tribunal.

Se a justiça não determinar essa relação de propriedade entre a Associação e as obras de arte da colecção Berardo, muito dificilmente os bancos conseguirão executar a dívida. Nesse caso, terão que registar nas suas contas novas perdas.

As obras de arte da colecção Berardo foram avaliadas em 316 milhões de euros em 2007, pela leiloeira Christie’s. Se a penhora da banca vier efectivamente a concretizar-se, CGD, BCP e Novo Banco revelam ao Público que pretendem chegar a um entendimento com o Estado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …

Novo filme da saga Bond tem Agente 007 feminina

De acordo com jornais ingleses, o filme Bond 25 não terá um novo James Bond, mas sim uma nova Agente 007. No filme, que será uma homenagem ao legado de Roger Moore e de todos …

Manchester United não dá mais do que 33,5 milhões por Bruno Fernandes

O Manchester United só está disposto a pagar 33,5 milhões de euros pelo médio do Sporting Bruno Fernandes, escreve o jornal Mirror esta segunda-feira. De acordo com o diário britânico, a contratação de Harry Maguire …

Caso de ébola detetado em cidade com mais de dois milhões de habitantes

As autoridades de saúde detetaram o primeiro caso de ébola na cidade de Goma, na República Democrática do Congo, onde vivem mais de dois milhões de pessoas, confirmou no domingo o ministro da Saúde congolês. De …

Ordem dos Enfermeiros apresenta queixas contra inspetores da Saúde

A Ordem dos Enfermeiros (OE), liderada por Ana Rita Cavaco, vai apresentar queixas-crime contra a inspetora-geral das Atividades em Saúde e contra os inspetores que participaram na sindicância a esta associação profissional. Em causa está a …

Advogado de Mustafá acusa procuradora Cândida Vilar de terrorismo institucional

O advogado do líder da Juventude Leonina, Filipe Coelho, voltou a apontar baterias a Cândida Vilar, acusando-a de "terrorismo oficial" contra o seu cliente.  De acordo com o Tribuna Expresso, o advogado de Mustafá disse ainda …

Fenprof indignada com palavras cruzadas do Expresso exige pedido de desculpas

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) manifestou-se nesta segunda-feira “indignada” com um tópico nas palavras cruzadas do semanário Expresso, exigindo um pedido de desculpas aos docentes portugueses. Em causa um tópico das palavras cruzadas da …

Apenas 3% das máquinas de venda automática no ensino superior têm fruta

Foram analisadas 135 máquinas em todo o país. Todas tinham doces e apenas uma em cada três disponibilizava opções saudáveis. Deco diz que é preciso mudar disponibilidade alimentar destas máquinas. Apenas 3% das máquinas de venda …

Em 2018, cada português consumiu 3,3 quilos de açúcar em 60 litros de refrigerante

Cada português consumiu, no ano passado, 60 litros de refrigerantes, o que equivale a 3,3 quilogramas de açúcar, um valor menor do que no ano anterior, quando começou a ser aplicado o imposto sobre estas …

Agressões em estação de Sintra. Só havia 4 polícias disponíveis por causa do NOS Alive

Apenas quatro polícias acorreram à estação de comboios de Queluz-Belas, em Sintra, quando ocorreram agressões entre uma centena de pessoas no sábado à noite. A Equipa de Intervenção Rápida da PSP que deveria estar em …