Bancos avançam para penhora da colecção Berardo por dívida de 500 milhões

Homem de Gouveia / Lusa

Joe Berardo

A Caixa Geral de Depósitos, o BCP e o Novo Banco deram ordens para executar uma penhora sobre a colecção Berardo, no âmbito do incumprimento do empresário Joe Berardo em empréstimos acumulados da ordem dos 500 milhões de euros.

A notícia é avançada pelo Público que refere que a Caixa Geral de Depósitos (CGD), o BCP e o Novo Banco estão em negociações com o empresário madeirense para tentarem alcançar um acordo e evitarem a ida a tribunal.

Mas, entretanto, já ordenaram a execução da penhora sobre 75% da colecção Berardo, no seguimento do incumprimento de Joe Berardo no pagamento das dívidas que não têm o mesmo peso nos três bancos.

O jornal também nota que Berardo “é um dos grandes clientes da Caixa cuja política de concessão de créditos está na mira das autoridades“. O Ministério Público suspeita que a CGD favoreceu empresários na concessão de créditos, sem avaliar devidamente os riscos, nem receber garantias adequadas.

Berardo terá uma dívida global da ordem dos 500 milhões de euros, no âmbito de empréstimos solicitados para proceder a investimentos imobiliários. Parte desse valor terá sido usado para adquirir cerca de 7% do BCP, em 2007.

Quanto à penhora, será preciso perceber se os títulos da Associação da Fundação Berardo, através da qual o empresário reforçou as garantias para o pagamento dos empréstimos, serão considerados “títulos executivos” pelo tribunal.

Se a justiça não determinar essa relação de propriedade entre a Associação e as obras de arte da colecção Berardo, muito dificilmente os bancos conseguirão executar a dívida. Nesse caso, terão que registar nas suas contas novas perdas.

As obras de arte da colecção Berardo foram avaliadas em 316 milhões de euros em 2007, pela leiloeira Christie’s. Se a penhora da banca vier efectivamente a concretizar-se, CGD, BCP e Novo Banco revelam ao Público que pretendem chegar a um entendimento com o Estado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …

"Ganhámos a primeira batalha". Presidente renova estado de emergência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou oficialmente a renovação do estado de emergência nesta quinta-feira por mais quinze dias, prolongando-se este estado de exceção até 17 de abril. Numa mensagem ao país a …