MP suspeita que a Caixa favoreceu empresários e escondeu dívidas de clientes

João Carvalho / wikimedia

Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, CGD

Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, CGD

As administrações de Santos Ferreira, Faria de Oliveira e José de Matos na Caixa Geral de Depósitos (CGD) estão sob suspeita de “favorecimentos” a empresários na concessão de créditos e de ocultação deliberada de passivos e de incumprimento de clientes.

Estes dados constam do acórdão entregue no Parlamento, redigido pelo Tribunal da Relação de Lisboa sobre o pedido de levantamento de sigilo bancário na CGD, recusado pelo Banco de Portugal, e são divulgados pelo jornal Público.

O diário nota que o Ministério Público suspeita de “gestão danosa” devido a práticas realizadas entre 2007 e 2016, envolvendo assim as administrações de Santos Ferreira, Faria de Oliveira e José de Matos.

O acórdão nota a “suspeita de que a Caixa tem vindo a acumular, desde pelo menos a década de 2000, um conjunto de negócios consubstanciados em concessões de crédito, sem que as mesmas se revelassem colaterizadas por garantias bancárias adequadas“.

O documento menciona ainda “uma deficiente análise de risco” e “negligência na observância dos níveis prudenciais adequados”, concluindo que estão em causa procedimentos que podem “consubstanciar uma intencional prática de favorecimento de determinados agentes económicos em detrimento de outros, face às condições de acesso ao mercado de crédito”, conforme cita o Público.

Há também suspeitas de que as imparidades registadas na CGD foram uma via para “limpar” créditos cuja concessão violou “normas de racionalidade na gestão”.

O acórdão refere que “se detectou que clientes que apresentavam operações vencidas e tido [como] pagas foram classificadas no segmento ‘créditos sem incumprimento'”, situação que “aponta para uma acção deliberada no sentido de omitir o passivo gerado na esfera do banco”.

Estas práticas suspeitas podem ter “relevância criminal, sendo passíveis de configurar, pelo menos, a comissão de crime de administração danosa”, menciona ainda o documento citado pelo Público.

O Banco de Portugal ainda não foi notificado da decisão e não conhece os seus termos, pelo que só depois decidirá como actuar.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A banca pública que deveria ser um exemplo para o país afinal está metida num atoleiro igualzinho à banca privada, evitam de vir os defensores de alguma das partes dizer que uma é melhor que a outra, são ambas lixo!.

  2. Os meus parabéns ao Ministério Público.
    Têm vindo a mostrar trabalho, agora é preciso conseguir condenações com penas exemplares, que ajam como factor dissuasor para que estes comportamentos não se repitam.

    • Não temos juízes à altura do trabalho do MP ou da PJ. Estão comprados pelo poder político, uns, e outros julgam-se deuses

RESPONDER

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …