Benfica volta a treinar a 4 de maio após realizar testes

Tiago Petinga / Lusa

O Benfica vai regressar aos treinos no centro de estágios do Seixal a 4 de maio, com trabalho individual e em grupos divididos, depois de a equipa técnica e futebolistas serem testados.

“O Sport Lisboa e Benfica cumprirá assim, de forma rigorosa, o acordo de cavalheiros estabelecido por todos os clubes sob o patrocínio da Liga e dará início, desta forma, à designada fase de ‘Retoma’“, indica o clube no seu site oficial.

O regresso será feito de forma faseada até que os jogadores voltem a pisar os relvados do Seixal, com uma estratégia que obriga à despistagem da covid-19, primeiro já esta segunda-feira, com testes à equipa técnica e à estrutura do departamento de futebol.

Na terça-feira, será então a vez dos jogadores e dos seus familiares, que serão testados nos seus domicílios.

“Após a obtenção destes resultados (sendo estes negativos), os atletas serão avaliados, nas instalações do Seixal, pelo Departamento Médico numa sala preparada para o efeito, em que qualquer dado clínico importante pode ainda ser motivo de eventual isolamento”, referiu Ricardo Antunes, médico do clube.

Ainda antes do regresso aos treinos, os jogadores irão apresentar-se no Seixal nos dias 2 e 3 de maio, num fim-de-semana que será dedicado a sessões de testes físicos, depois de uma longa paragem competitiva.

Quando arrancarem os treinos individuais na segunda-feira, dia 4 de maio, os mesmos serão igualmente antecedidos de análises clínicas e o plantel será dividido em quatro grupos, com dois a trabalharem de manhã e outros dois de tarde.

Não haverá qualquer contacto entre companheiros de equipa. O trabalho no ginásio terá o distanciamento adequado e o trabalho (…)”, explicou o clube, adiantando a proteção de profissionais (fisioterapeutas, médicos e enfermeiros) e que o circuito nas instalações terá sentido único, para minimizar contactos.

No regresso, os jogadores continuarão a receber as refeições em casa e quando estiverem no Seixal terão quartos individuais, com casa de banho privativa, para se equiparem e tomarem banho, deixando de estar juntos em balneário.

“O futebol do Sport Lisboa e Benfica cumpriu de forma escrupulosa – e continuará a cumprir – as normas e recomendações definidas pelas autoridades competentes e jamais deixará de ser parte ativa na constante campanha de pedagogia e educação social que deve perdurar”, adianta o clube.

Na informação na sua página, o campeão nacional frisa que o “contexto é muito particular”, mas que o clube quer “voltar a jogar e conquistar, em campo, 11 vitórias nos 11 jogos que faltam disputar para se encerrar a temporada 2019/20”.

A I Liga foi suspensa a 12 de março por tempo indeterminado devido à crise sanitária existente com a pandemia do novo coronavírus, num momento em que estavam cumpridas 24 jornadas, com o FC Porto na liderança, com mais um ponto do que os encarnados.

Desde a suspensão e até hoje, com a jornada deste fim-de-semana incluída, não se realizaram sete dos 11 jogos que faltariam para terminar a Liga.

Na semana passada, o Sporting também permitiu aos seus jogadores o regresso à Academia de Alcochete, para que pudessem trabalhar de forma individual.

Na última sexta-feira, o clube confirmou que um dos futebolistas do plantel principal esteve infetado com covid-19, tendo tido “teste positivo para IgG (Imoglobulina G – Anticorpo) com IgM negativa, que indica provável imunidade adquirida desse atleta”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A economia é a vítima colateral da estratégia singular da Suécia

A Suécia deixou nas mãos dos cidadãos a responsabilidade pela sua saúde e a abordagem relaxada do país em relação à pandemia de covid-19 trouxe resultados negativos. O Governo sueco não impôs um confinamento à população …

Polícia de Hong Kong detém 180 manifestantes. E elogia lei da segurança nacional

A polícia de Hong Kong elogiou a lei da segurança nacional chinesa, horas depois de ter detido pelo menos 180 manifestantes que protestaram, este domingo, contra a legislação anunciada por Pequim. O comissário da polícia, Tang Ping-keung, …

Pinto da Costa recandidata-se a "pensar nas dificuldades do presente"

Pinto da Costa admitiu, este domingo, no lançamento do site oficial da recandidatura à presidência do FC Porto, que vai a eleições "a pensar nas dificuldades tremendas do presente". No site oficial da sua candidatura, Pinto …

Abraços e apertos de mão. Bolsonaro junta-se a manifestação sem distanciamento social

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou, este domingo, em mais uma manifestação sem respeitar as regras de distanciamento social. A manifestação decorrer na Praça dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com o jornal Público, …

"Relativamente rápido". Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma "relativamente rápida". Em entrevista ao jornal alemão …

Florentino congelado e Jota (e mais dois) na porta de saída. Mercado já mexe na Luz

Apesar da pandemia, que paralisou quase todas as competições europeias e que deverá atrasar a janela de transferência no futebol, o mercado já mexe na Luz. A imprensa desportiva dá conta nesta segunda-feira que Florentino …

Cova da Piedade abandona direção da Liga e convida Proença a demitir-se

O Cova da Piedade juntou-se ao Benfica na decisão de abandonar a direção da Liga de clubes e convidou Pedro Proença a demitir-se da presidência do organismo. Em comunicado, o Cova da Piedade justifica a decisão …

Milhares foram a banhos este domingo. Só nas praias da Caparica estiveram mais de 180 mil pessoas

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir neste domingo levaram milhares de portugueses à praias. Só na Costa da Caparica, no concelho de Almada, mais de 180 mil pessoas foram a banhos. Entre as 9 e …

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …

Há quatro distritos sem meios aéreos de combate a incêndios. PSD denuncia "grave violação do planeamento"

O PSD denuncia a falta de, pelo menos, oito helicópteros ligeiros e de todas as aeronaves de coordenação previstas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. Este domingo, o PSD questionou o Governo relativamente ao …