Benfica recebeu informação privilegiada dos árbitros

10

José Sena Goulão / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

O Benfica teve acesso em primeira mão aos depoimentos prestados pelos árbitros, no âmbito do inquérito aberto pela Liga de Clubes ao chamado “caso dos vouchers“. A revista Sábado assegura que o assessor jurídico das águias recebeu um email com essa informação antes de Luís Filipe Vieira prestar declarações.

A revista Sábado garante que o assessor jurídico dos encarnados, Paulo Gonçalves, recebeu, através de uma mensagem de email, a resposta concertada pela Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), e enviada a todos os árbitros envolvidos, no âmbito do “caso dos vouchers.

De acordo com a publicação, a resposta preparada pela APAF aconselhava os árbitros a notarem que a oferta de “pequenas lembranças” foi “sempre hábito generalizado” no futebol português e a salientarem que o Benfica oferecia “lembranças nos mesmos precisos termos e contexto que os demais clubes”.

Neste “caso dos vouchers“, o Sporting acusa o Benfica de oferecer “prendas” aos árbitros com o intuito de influenciar as suas decisões no terreno de jogo.

O caso foi avaliado pela Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga de Clubes (CIIL) que acabou por o arquivar. A situação continua a ser alvo da justiça civil.

Esta denúncia do Sporting cruza-se, agora, com o chamado “caso dos emails”, denunciado pelo FC Porto e que fala de um alegado esquema de corrupção de árbitros em favor do Benfica.

A Sábado teve acesso a um email enviado a Paulo Gonçalves, a 7 de Novembro de 2015, com a informação enviada, no mesmo dia, pela APAF a árbitros, árbitros assistentes, estagiários e observadores. Quatro dias depois, Luís Filipe Vieira foi ouvido pela CIIL.

A publicação atesta, assim, que o presidente do Benfica foi para aquele depoimento com informação “privilegiada” sobre os depoimentos dos árbitros ouvidos.

A Sábado não conseguiu apurar quem enviou o email ao assessor jurídico, mas refere que este o reencaminhou para Ricardo Costa, consultor da Abreu Advogados e ex-presidente da Comissão de Disciplina da Liga que teve a seu cargo o processo Apito Dourado.

ZAP //

10 Comments

  1. a sabado e outros pasquins do genero deviam perguntar porque razao a invasao do centros dos arbitros da maia nao foi investigada, nem sequer as ameaças a rarios juizes e suas familias….
    a sabado e os pasquins deviam perguntar porque e que ha juizes de tribunais portugueses que decidem conforme a sua cor clubistica, e que nao é, encarnada e nao como a lei determina. a sabado devia tambem ter acesso e divular a razao porque e que estando castigados certas personagens da banda desenhada do futebol portugues continuam escrevendo e comunicando no ambito das suas funçoes….. a sabado devia ter vergonha de depois do presidente da federaçao ter pedido audiecia ao governo para expor situaçoes graves e neste momento tenha sido pedido contençao e respeito …… venha para a praça publica tentar incendiar ainda mais e confundir ainda mais os leitores e o publico em geral. se eu mandasse neste momento interditava por um mes a sabado e o jornaleiro que fez a materia suspenso ate ao fim do campeonato com a obrigatoriedade de tomar o pequeno almoço todos os dias com um certo presidente que costuma tomar cha e….. com alguns jornalistas.

    • É complicado quando se começa a descobrir que um tal clube que fica ali para as bandas da 2°circular, que tem associado uma cor parecida com a luz dos stops dos automóveis, ganhou o tetra, que neste caso é o treta, na secretaria. É f……do.

      • a inveja sempre foi um sentimento muito destrutivo. auto destrutivo porque provoca nos que desenvolvem esse sentimento uma compulsao que os faz deixar de ver e viver a realidade, que os torna seres alucinados, sem condiçoes de controlo emocional e propensos a cometer as maiores loucuras…. ja esta demonstrado que a inveja de nao ter 100 virgens a sua disposiçao motiva certos terroristas a cometerem os maiores crimes contra inocentes, tambem certos individuos nao conotados ainda com os terroristas com a inveja de nao poderem ter 1 campeonato para se sentirem felizes sao capazes das maoiores barbaridades, invadir campos de arbitros, pedir a morte dos adversarios em canticos pseudo de incentivo, promover a desordem, a desconfiança o medo. enfim a inveja alem da mae de todos os terrores e a mae de alguns dirigentes de clubes que nao conseguem ganhar titulos, taças, tacinhas…..e com a lucinaçao que acompanha os invejosos inventam uma realidade inexistente!!!!….

      • Jamais um adepto de um clube que tem 2 PENTA, UNS QUANTOS TETRA, BIS, NEM SE FALA, JUNTAMENTE COM SÓ MAIS OUTRO CLUBE. NO MUNDO 2 TAÇAS INTERCONTINENTAIS, PRESTAÇÕES EUROPEIAS, QUE FOI CONSIDERADO O MELHOR CLUBE DO MUNDO POR DIVERSAS VEZES, UM DOS CLUBES DO MUNDO QUE ESTEVE MAIS TEMPO INVICTO, UM CLUBE EM QUE UM DOS SEUS JOGADORES NESTE CASO GUARDA REDES, AINDA CONTINUA A SER O JOGADOR COM MAIS TÍTULOS DO MUNDO, ETC ETC ETC, de um outro clube que consegui o seu um tetra ao fim de 38 anos, onde uma maioria dos adeptos nem sequer assistiu, e se assistiu, já mal se devem lembrar, tenha juízo, e caia na realidade, mas cuidado, caia devagar para não se magoar.
        Tenho 48 anos, e há 30 e tal anos que só vejo a NAÇÃO PORTISTA GANHAR, SÓ O VI PERDER NA SECRETARIA, E VOCÊ, QUE ALEGRIAS O SEU CLUBE LHE TEM DADO, é melhor ficarmos por aqui, deixo uma dica, vá ver quem estava no puder e qual era o seu clube, no tempo do glorioso, e ja agora qual era o regime em Portugal, e como era feita a nomeação dos árbitros naquela altura, e quem aprovava a nomeação, e qual era o clube preferido de quem aprovava a nomeação. Deixe-se disso, Quando o seu clube com as prestações Europeias, leva aos 5, 7, de cada vez, sem resposta, transformando-se na vergonha NACIONAL, enxergue-se, e mantenha-se caladinho, que pelo menos não passa tanta vergonha.
        Pode continuar a comentar para aí há vontade, mas contra factos não há argumentos, com a minha idade, e com as alegrias que o meu FCP já me deu, tirando que comecei a apreciar futebol, a partir dos 12 anos, tendo eu 48 anos, sobram 36 anos, veja o que o FCP ganhou nos últimos 36 anos comparando com outro qualquer clube Nacional, e mesmo Mundial, veja dá mais ou menos uma media de alegria por ano, e o seu, que alegrias lhe deu durante estes anos. Amigo não sei de onde vc é nem me interessa, mas não escolhi para nascer no NORTE, tive foi uma monumental sorte, e então ser adepto de um dos MELHORES CLUBES DO MUNDO, …QUE É DO NORTE…, Não se meta nisso,
        Ps: Não respondo a mais nenhum comentário, quanto a si, pode comentar para aí há vontade, pode ser que alguém lhe ensine mais umas coisas. E tenha cuidado, senão ainda morre cedo, lembre-se que no final de semana temos um Porto-Benfica..

      • triste demonstraçao de inveja… nem mesmo ganhando tanto e sendo tantas vezes campioes deixa de invejar um clube que na sua “modesta” opiniao nao ganha nada…… com a sua idade ja devia ter feite terapia contra esse obcessao compulsiva chamada BENFICA.acredito que nao seja boi para detestar o encarnado… eu sei que tambem ha vacas bezerros cabritos e ate outros animais irracionais que detestam o encarnado… mas todas esses obcessoes tem cura.!!! quanto as suas ameaças, eu sei que sao habitos la para os lados da cedofeita que nao se perdem so com terapia….mas infelizmente vivemos num pais que onde o crime compensa, nem que seja por palavras ofensivas e disparatadas. eu sei que certos insultos na zona onde o canelas agride juizes e onde o guarda abel passeou com a escoria da sociedade repelente e trazandando a equipamentos made in santa comba dao onde as botas o os botas era referenciados como padrinhos dos meninos do coro da capela mor do sao jose maria e onde o pobre do pinto de magalhaes foi espoliado de bens e haveres por certos amigos fieis, …. esses insultos nao representam senao a realidade a qual nao dao importancia. filhos de uma grande carolina. va comer churros vivos para a porta do dragao e diga ao madureira para dar outro beijo no realissimo do juiz que o liberou desta vez , pode ser que precise de outro indulto.

      • Também é complicado descobrir que um tal clube que fica para as bandas de um (antigo) cemitério, que tem associado uma cor parecida com as calças de ganga, (porque nem aparece nos semáforos!) ganhou o penta (peta?)… na secretaria?… É memo f……do!!!
        Já agora como o um tal clube que também fica para os lados de 2º circular, que tem associado uma cor parecida com as couves e o musgo (e este aparece nos semáforos… mas ninguém liga) ganhou um determinado campeonato com uma histórica quantidade de penálties marcados (por um jogador que já havia jogado no clube que refiro anteriormente)…
        É muita f……do mesmo!!!

  2. que grande campanha que este ano os tripeiros e os lagartos decidiram fazer para desestabilizar o Benfica, quando não se consegue ganhar em campo uns há 4 anos outros há 15 anos tem de se fazer de tudo para o conseguir é o vale tudo para ganhar um titulo, agora mais um se junta ao Marques insolvente e ao Soraiva sem pescoço um jornalista de uma revista a Sábado, pois eu digo que Sábado já é tarde porque na sexta-feira o Benfica vai vos dar a resposta em campo. Contra tudo e contra todos sempre juntos Rumo ao Penta o resto é lixo

    • Antes de mais, gostaria que não confundisse as coisas. Eu sou tripeiro (e com muito orgulho) e sou adepto do Benfica. Talvez portista ou dragão seja mais apropriado.
      Quanto ao que diz, concordo consigo quando diz que “eles” querem ganhar na secretaria. Mas penta?… Este ano? Não me parece. Não é só contra os “outros dois” que o Benfica luta… É contra consigo próprio! Este ano, se acabarmos em terceiro (ou segundo) não é nada mau. O Benfas vai ter de mudar muito para repetir o tetra! Este Benfica de hoje não me convence. Mesmo com muita vontade! Tenha um Bom Natal e Feliz Ano Novo!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.