Caso dos “vouchers” do Benfica deverá ser arquivado

Duss91 / Flickr

A Polícia Judiciária e o Ministério Público concluíram que as ofertas do Benfica aos árbitros não constituem crime, preparando-se para arquivar a investigação.

A investigação à volta do caso dos “vouchers” do Benfica a árbitros portugueses prepara-se para ser arquivado, avança esta terça-feira o Diário de Notícias.

Em declarações ao jornal, duas fontes judiciais ligadas ao processo confirmaram que tanto a PJ como o Ministério Público concluíram que não existe crime.

No entanto, acordaram dar todos os passos para que o resultado final da investigação possa ser “imaculado”, escreve o DN.

Ontem, o Jornal de Notícias tinha avançado que estavam a ser investigadas as últimas três épocas em que os encarnados foram campeões, ou seja, as épocas 2013/14, 2014/15 e 2015/16.

Além disso, o estádio da Luz já tinha sido alvo de buscas, onde foram apreendidos documentos do departamento financeiro do clube.

Ao que o DN apurou, a PJ encontra-se ainda a recolher depoimentos e a analisar os dados recolhidos na SAD, pelo que a investigação deverá prolongar-se por mais algumas semanas.

No entanto, mesmo que o processo venha a ser arquivado, isso não significa que fica definitivamente encerrado e tudo por causa de um elemento: o fator Dias Ferreira.

O ex-dirigente do Sporting constituiu-se como assistente no processo, podendo pedir a abertura de instrução e até propor a realização de outras diligências.

“O objetivo é poder colaborar em assuntos que conheço há muitos anos, do fenómeno da arbitragem. Posso sugerir, fazer perguntas ou que se convoquem determinadas pessoas que eu saiba que podem saber alguma coisa, no fundo auxiliar a instrução tanto quanto possível”, chegou mesmo a dizer o dirigente à Sporting TV, citado pelo diário.

Esta investigação começou depois das denúncias feitas por Bruno de Carvalho, atual presidente do Sporting, no programa de televisão “Prolongamento”, da TVI24.

O dirigente leonino acusou o clube rival de subornar árbitros com prendas e jantares no valor de 250 mil euros por ano.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Pedrógão Grande. Testemunha afirma que Câmara a aconselhou a mudar a morada fiscal

A proprietária de uma segunda habitação reconstruída após o incêndio de 2017, em Pedrógão Grande, disse esta quinta-feira que alterou a sua morada fiscal a conselho de um "senhor Bruno", da Câmara Municipal. O julgamento das …

Corrida aos combustíveis. Ciberataque a oleoduto provoca pânico nos EUA

Quase dois terços dos postos de gasolina do sudeste dos Estados Unidos registam escassez de combustível, depois de um ciberataque à maior rede de oleodutos do país ter obrigado a suspender as operações desde sexta-feira. A …

Cecília Meireles sente "enorme tristeza" por ver CDS com 1% nas sondagens

A deputada centrista abordou vários temas numa entrevista, publicada esta quinta-feira, desde a queda do CDS nas sondagens ao seu lugar de deputada na Assembleia da República. Numa entrevista à rádio Renascença e ao jornal Público, …

"Chernobyl do século XXI." Pandemia de covid-19 poderia ter sido evitada, dizem especialistas

A pandemia de covid-19 podia ter sido evitada e o mundo deve aprender com os erros que não permitiram travar a disseminação do vírus, conclui um novo relatório, divulgado esta quarta-feira. A pandemia de covid-19 poderia …

"Estamos a ver a patologia da banca. Uma patologia triste", diz CEO do Novo Banco

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, tem visto, nos últimos tempos, grandes devedores da instituição financeira a explicarem-se na comissão de inquérito, classificando o que assiste como "triste". "Estamos a ver a patologia da …

Maduro aceita conversar com Guaidó sobre "acordo de salvação" da Venezuela

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou estar disposto a reunir-se quando a oposição quiser, um dia depois de o líder opositor Juan Guaidó propor um "acordo de salvação" da Venezuela, entre as "forças democráticas" e …

No Brasil, os "velhos" goleadores estão em destaque (e na Europa, ainda dão cartas)

Os goleadores de quase metade das equipas brasileiras que disputam a Copa Libertadores e a Sul-Americana têm mais de 30 anos. Aos olhos do futebol podem ser "velhos", mas preenchem o vazio dos jovens que …

Morreu Maria João Abreu. Atriz tinha 57 anos

Maria João Abreu morreu esta quinta-feira, após ter sofrido dois aneurismas. A atriz tinha apenas 57 anos. Maria João Abreu estava internada no Hospital Garcia de Orta, em Almada. A atriz, de 57 anos, foi submetida …

Um óbito e 436 novos casos registados nas últimas 24 horas

Esta quinta-feira, Portugal regista mais um óbito e 436 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

O "palheiro" de Vieira é agora um jardim (foi comprado pela Câmara de Vila Franca de Xira)

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, já não é dono do "palheiro" que foi entregue como aval pessoal no âmbito de empréstimos concedidos pelo Novo Banco. O dirigente vendeu o imóvel à Câmara de Vila …