/

PJ investiga últimos três títulos do Benfica

6

José Coelho / EPA

-

A Polícia Judiciária estará a investigar o chamado caso dos “vouchers” nas três épocas em que os encarnados venceram o campeonato nacional de futebol.

A notícia, avançada esta segunda-feira pelo Jornal de Notícias, dá conta de que a PJ está a investigar os presentes oferecidos a árbitros nas três épocas em que o Benfica se sagrou campeão.

No chamado caso dos “vouchers” estão assim sob averiguação as épocas 2013/14, 2014/15 e 2015/16. Segundo o jornal, está em causa corrupção desportiva na forma ativa e passiva.

A investigação começou depois das denúncias feitas por Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, no programa de televisão “Prolongamento”, da TVI24.

O dirigente leonino acusou o Benfica de subornar árbitros com prendas e jantares no valor de 250 mil euros por ano.

No passado dia 18, o Ministério Público confirmou que foram realizadas buscas no estádio da Luz, onde foram apreendidos documentos do departamento financeiro do clube.

No mesmo dia, fontes dos encarnados assegurou que as buscas resultaram de “uma iniciativa e participação expressamente feita pelo Benfica à Federação Portuguesa de Futebol, para que apresentasse queixa ao Ministério Público”.

Além disso, reforçou-se o “empenho” do clube para que “exista um cabal esclarecimento sobre toda a situação por parte do Ministério Público”.

O caso já tinha sido investigado pelas instâncias desportivas, nomeadamente pela Comissão de Instrução e Inquéritos das Competições Profissionais de Futebol da Liga de Clubes, que decidiu pelo arquivamento do processo no início deste ano.

ZAP

6 Comments

  1. Pois… Quando o Sporting ganhou (com 40 e tal golos do Jardel – uma parte razoável com penaltis) o campeonato, há uns anos, ninguém disse nada… Quando o FCP ganhou os cinco, ninguém investigou… E é agora que se investiga o Benfica? A mim parece-me que há muita dor de corno…

  2. O futebol virou em Portugal como a politica, muita merd… pelo meio.
    Tenho saudades do futebol antigo em que existia o verdadeiro amor pelo clube e pelo desporto mas é assim, como tudo na vida vai cada vez pior.

  3. Ora ai está… tudo posto em causa, jogos e títulos de todos os grandes! O futebol tornou-se num dos negócios mais interessantes do mundo desportivo. Alguns clubes e alguns empresários fazem as regras do “jogo”. Quem tem carteiras de jogadores para colocar nos clubes? Que contrapartidas tem os clubes que garantir aos empresários? Como declaram os clubes as transferências, cedências comparticipação em passes, etc? O sindicato dos jogadores deveria ser mais ouvido na televisão do que os também bem pagos comentadores tendenciosos de programas para audiências. Lamento que no meio de tanto interesse os clubes tenham de receber tantos jogadores estrangeiros para rodar e fazer negócio, assim os empresários mantem os seus activos a render movimentando dinheiros e servindo alguns clubes. Isto faz com que as escolas de futebol não passem tambem de mais uma fachada social e que de lá só se queira mesmo a mensalidade dos alunos. Quantos jovens portugueses ingressam por ano nos clubes da primeira liga e na segunda liga? e se compararmos com o numero de estrangeiros que anualmente são inscritos nas mesmas competições? Quero ver futebol portugues em qualquer clube…

  4. Pois investiguem também certos clubitos pois parece-me facilidades a mais quando defrontam o Benfica, essa dos vouchers parece-me uma gota de água no oceano.

  5. Mesmo que a coisa não dê em nada, a dúvida já foi lançada e alguns parolos já vão andar a falar disso a vida toda. No fundo este assunto interessa ao BdC e JJ para distrair o pessoal para não se lembrarem dos milhões que JJ ganha, dos milhões que gastou e dos resultados que está a obter. Em relação a este caso, está a falar-se de suspeitas. E aqueles casos e clubes cujas suspeitas foram confirmadas e existiram de facto dinheiros depositados em contas, viagens e férias pagas, etc??? Esses casos não interessam porque já foram há mais tempo? É assim que a coisa funciona?

    Em relação a este assunto só tenho a dizer uma coisa: se querem acabar com as suspeitas por completo, retirem da legislação desportiva que os árbitros podem receber agraciamentos. Em absoluto. E se um clube der, nem que seja um porta-chaves a um árbitro, é considerado tentativa de corrupção. Ponto.

    A gaita é que ninguém quer mexer muito nisto porque, no fundo, todos o fazem. Isto, mal comparado, é como a lei do penalti. Se se quer acabar com as dúvidas se é mão na bola ou bola na mão, diga-se nas leis que “havendo contacto entre a bola e a mão do jogar, é sempre penalti, independentemente da intenção”. Dentro de uma época, não há nenhum defesa que não saiba jogar escondendo as mãos. O problema é que os clubes grandes não deixam que assim seja porque sabem que, na dúvida, um lance destes na sua área não é assinalado e na outra área é…. e o resto são conversas…

    E em relação a esta notícia em concreto, é tudo tretas. Um clube que quisesse corromper um árbitro, não faria passar as coisas pelo seu departamento financeiro. Isto é tudo tretas… faria como o sporting, em que um gajo vai depositar dinheiro na conta, ou faria como o porto que usaria uma agência de viagens para pagar uma viagem ao Brasil que, por acaso, ia com estadia paga, hehehehe

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.