“Bem-vindo à Terra, finalmente”, diz Centeno

d.r. partidosocialista / Flickr

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças Mário Centeno esteve esta manhã na Assembleia da República para apresentar o plano de Orçamento do Estado para 2016, e deixou duras críticas às políticas de austeridade do Governo social-democrata.

Duarte Pacheco, do PSD, foi o primeiro deputado a questionar Mário Centeno, criticando o processo orçamental e recordando que “não são extraterrestres” quem paga impostos em Portugal.

Mário Centeno retribuiu a ironia: “Bem-vindo à Terra, finalmente. Ao fim de quatro anos chegou aqui e percebeu de facto que este país não é feito de extraterrestres, é feito de portugueses e portuguesas que sofreram as consequências da austeridade cega implementada durante quatro anos”.

O ministro das Finanças acusou o anterior Executivo de “prometer à Comissão Europeia em abril de 2015 um cenário que não se cumpriu e com consequências pra 2016 muito gravosas para o país” e acrescentou que “foi necessário adaptar este Orçamento ao que resulta da execução de 2015”.

Nomeadamente, Centeno atacou de forma cerrada o anterior governo pelos encargos que deixou nas contas públicas deste ano, tendo “empolado artificialmente a receita em 2015”. “De facto, não há milagres depois do Orçamento do ano passado”, ironizou Mário Centeno.

O ministro alegou que o novo OE aposta nos salários e num alívio da carga de impostos diretos. Nesse sentido, “a austeridade entra no princípio do seu fim quando optamos por promover rendimentos”, disse.

Reposição das 35 horas “só tem impacto” para a oposição

Ainda em resposta a Duarte Pacheco, o ministro das Finanças afirmou que “a questão das 35 horas não é uma questão de natureza orçamental neste momento”.

“Só tem impacto nas vossas caras”, completou, dirigindo-se aos deputados da oposição que se mostraram admirados e com comentários paralelos sobre o impacto nas contas do Estado.

O deputado do PSD questionou Centeno sobre o momento da entrada em vigor das 35 horas e para que trabalhadores.

“Querem propor a medida, muito bem, mas expliquem aos portugueses como é que a pretendem aplicar. Não é o ministro dizer uma coisa, o primeiro-ministro uma segunda e o secretário de Estado uma terceira”, disse o deputado social-democrata.

A reposição das 35 horas, afirma o ministro, “é objetivo do Governo e vai ser alcançado sem aumento dos custos globais com pessoal”. Centeno acrescentou ainda que “não há um único estudo sobre o impacto das 40 horas na Administração Pública”, medida introduzida pelo Executivo de Passos Coelho.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pois o senhor Centeno esqueceu-se da razão porque o anterior governo foi obrigado a aplicar tal politica e já deve mesmo estar esquecido porque motivo a troika cá esteve, também está a tentar disfarçar porque motivo ele próprio vai ainda aplicar mais austeridade encima da já existente, tentando sacudir a carga negativa da sua politica contrária ao prometido acaba por atacar aqueles que já nada têm a ver com as asneiras agora feitas.

    • O centena refere se a 2015 e não aos anos anteriores. 2015 é o ano em que o governo anterior disse que já estávamos melhor eà custa de quê? de falsearem as contas, resumindo aquilo que atribui ais xuxialistas afinal tb se aplica aos pseudos xuxiais democratas, por isso escusa de perder ontem tempo a fazer esses comentários de tuga em q só os futebois é q é bom

RESPONDER

A NASA pode já ter encontrado o misterioso Planeta X

O misterioso Planeta X, um planeta gigante desconhecido nos confins do Sistema Solar e que mexe com as órbitas de algumas das rochas do Cinturão de Kuiper, pode já ter sido visto pela NASA. Acredita-se que …

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …