Basílio Horta diz que Costa é um “brilhante tático”. Quanto à recandidatura a Sintra, só em maio

Basílio Horta

Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, ainda não decidiu se se recandidata. Em entrevista ao Diário de Notícias, deixou rasgados elogios ao primeiro-ministro, António Costa.

O presidente da câmara de Sintra deu uma entrevista ao Diário de Notícias na qual avança que só em maio decidirá se é recandidato a um terceiro mandato. Ainda assim, Basílio Horta disse que só será candidato se for pelo PS.

“Os critérios são essenciais: a saúde, a vontade e o apoio do Partido Socialista. Não seria candidato por nenhum outro partido, nem independente, a não ser pelo Partido Socialista, onde me sinto muito confortável. Até hoje, o dia em que estou a falar consigo, os três estão satisfeitos”, afirmou.

“Tenho uma saúde normal, tanto quanto sei, o Partido Socialista, pelo que tenho ouvido, mantém a confiança no meu mandato e, em terceiro lugar, a vontade neste momento também existe. Mas além disto, obriga a uma reflexão mais profunda, que eu até agora não tenho feito. Espero em maio ter uma decisão sobre essa matéria que, se fosse hoje, era positiva”, acrescentou o autarca.

Em relação ao seu eventual adversário – Ricardo Batista Leite, apoiado pelo PSD – Basília Horta disse não o conhecer pessoalmente.

“A única coisa que tenho a dizer ao doutor Baptista Leite ou a qualquer outro candidato que surja é que a Câmara está inteiramente ao dispor para lhe fornecer todos os elementos que deseje para poder fazer uma campanha com conhecimento e consistência”, garantiu.

Quando anunciou a sua escolha, o líder social-democrata, Rui Rio, não se quis alongar muito em relação a este candidato por ser “seguramente dos deputados mais conhecidos da Assembleia da Republica”.

Questionado sobre a polémica dos apoios sociais, Basílio Horta aproveitou para deixar rasgados elogios a António Costa, que deu uma resposta “elegante” ao Presidente da República. Acrescentou, ainda, que Costa é uma “pessoa também com grande capacidade de adaptação aos problemas e de resolvê-los”.

É um tático brilhantíssimo, o nosso primeiro-ministro, um dos mais brilhantes táticos que eu conheci na minha vida política e que já é longa. Respondeu de uma maneira elegante. Porque o problema não é jurídico efetivamente, é político”, disse, em declarações ao DN.

Já Marcelo Rebelo de Sousa é de uma “inteligência brilhante” e uma “pessoa de princípios”, disse Basílio Horta.

Sobre o segundo mandato do Presidente, o autarca referiu que “o professor Marcelo Rebelo de Sousa é uma pessoa de princípios. E não vai aproveitar o segundo mandato para atacar o governo sem motivos. Estou perfeitamente convencido de que aquilo que ele fala, que é a solidariedade institucional, ele manterá”.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Erupção do vulcão nas Canárias pode durar até 84 dias

A erupção vulcânica de Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma pode durar entre 24 e 84 dias, com uma média geométrica de cerca de 55 dias, segundo cálculos do Instituto Vulcanológico das Ilhas …

PCP insiste que Governo vá “mais longe” e baixe o preço da energia

O PCP insistiu esta terça-feira que o Governo não se deve ficar pelo “não aumento” dos preços da energia, mas sim ir “mais longe”, intervindo para baixar estes valores, apontando que o executivo tem instrumentos …

Amnistia Internacional acusa farmacêuticas de recusar aumento da oferta de vacinas

Quando faltam 100 dias para o fim de 2021, a organização não governamental apela às farmacêuticas que forneçam dois mil milhões de vacinas a 82 países com rendimento baixos e médio-baixos, no sentido de se …

Lituânia avisa cidadãos para não comprarem telemóveis chineses devido à censura dos dispositivos

A tensão continua a aumentar entre a Lituânia e a China. O país europeu está agora a recomendar aos cidadãos que não comprem telemóveis chineses porque os dispositivos censuram alguns termos. O Ministério da Defesa da …

Talibã nomeiam enviado afegão para a ONU - e pedem para falar com líderes mundiais

Os talibã pediram para falar com os líderes na Assembleia Geral das Nações Unidas, a acontecer esta semana em Nova Iorque, e nomearam o seu porta-voz, Suhail Shaheen, a viver em Doha, como embaixador na …

"Erros" no currículo. Raquel Varela perdeu "apoio" para bolsa de 4 mil euros e leva caso a tribunal

A investigadora Raquel Varela está envolvida numa polémica depois de ter perdido o apoio do Instituto de História Contemporânea, no âmbito de um concurso a fundos públicos, devido a alegados "erros" no currículo. A notícia …

Nem com a maternidade o PS segura Coimbra. Sondagem dá vantagem ao PSD, numa corrida apertada

Na semana das autárquicas, uma sondagem aponta para que o PSD consiga roubar a Câmara de Coimbra ao PS, apesar da corrida estar apertada. A corrida autárquica em Coimbra tem sido uma das mais quentes da …

Após gestos obscenos, ministro da saúde brasileiro testa positivo à covid-19 em Nova Iorque

Governante brasileiro ficará em isolamento em Nova Iorque, enquanto a restante comitiva continua com as reuniões bilaterais. Perante a notícia divulgada pelo governo brasileiro, espera-se, agora, uma reação dos porta-vozes dos países cujos líderes se …

FBI confirma que corpo encontrado é de Gabby Petito. "Homicídio", diz médico legista

O FBI anunciou que o corpo encontrado no domingo, num parque natural de Wyoming, nos EUA, é de Gabrielle Petito, a jovem cujo desaparecimento cativou a atenção do mundo. Análise preliminar confirmou que os restos mortais …

Maioria dos candidatos para Porto e Lisboa admite criar zonas com menos carros nas cidades

Um inquérito da associação ambientalista Zero apurou as propostas dos candidatos às autarquias de Lisboa e Porto sobre a redução do uso de carros e os incentivos à mobilidade sustentável. No âmbito do dia Europeu sem …