Bancos disponíveis para aliviar famílias nos empréstimos. Estão à espera de Centeno

António Cotrim / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Portugal está com a economia praticamente parada. As famílias já começaram a sentir estes efeitos na carteira, por isso a banca foi chamada a ajudar. Porém, ainda falta a publicação da lei para enquadrar este apoio.

A maior parte dos negócios estão fechados, aumentando o número de trabalhadores em situação de “lay-off” e até desempregados. As famílias estão a arriscar-se a não conseguirem cumprir com as suas obrigações, nomeadamente o crédito da casa. Por causa disto, a banca foi chamada a ajudar e mostrou-se disponível para aliviar as famílias no que toca aos empréstimos.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) foi a primeira. “Os clientes que pretenderem podem, desde já, solicitar à CGD esta carência intercalar de capital”, explicou fonte oficial, em declarações ao Jornal de Negócios.

A medida aplica-se aos “clientes que sejam mutuários de operações de crédito à habitação ou crédito pessoal, desde que manifestem interesse e declarem como motivo a perda temporária de rendimento decorrente da atual situação gerada pela Covid-19”. O prazo de carência será de seis meses no crédito da casa e três meses no crédito pessoal, mas só para clientes em situação regular.

O banco garante ainda que vai “respeitar integralmente as condições de taxa de juro especificadas nos contratos”.

Além da CGD, também o Santander quer ajudar as famílias, mas aguarda a publicação da legislação que vai enquadrar esta medida para disponibilizar a solução.

As famílias com crédito da casa poderão pedir “a renegociação do seu crédito com a carência imediata de amortização de capital durante seis meses para as operações de crédito que se encontrem em situação regular”, notou. A carência será aplicada também no consumo, com as renegociações isentas de comissões.

O BPI “está igualmente disponível para conceder uma moratória de crédito para os particulares condicionada às orientações das autoridades de supervisão e em articulação com as medidas que possam vir a ser estabelecidas pela União Europeia e pelo Estado português”.

A moratória inclui os créditos à habitação e pessoal, vai estar disponível a pedido dos clientes e vai consistir na “concessão de uma carência de capital, acompanhada de prorrogação do prazo da operação, até seis meses, para operações de crédito regulares que se encontrem em período de reembolso, ou iniciem esse período em 2020”. A medida será isenta de taxas e para clientes afetados pela pandemia.

Na segunda-feira, Mário Centeno, ministro das Finanças, disse que os detalhes sobre estas medidas serão conhecidos ao longo da semana.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …