Banco de Portugal escondeu buraco de 954 milhões em empresa do GES

Tiago Petinga / Lusa

O governador do banco de Portugal, Carlos Costa

O Banco de Portugal não divulgou as conclusões de uma auditoria que apurou que a Rioforte, empresa do universo do Grupo Espírito Santo (GES), tinha um buraco financeiro de 954 milhões de euros.

Esta é a conclusão de uma investigação feita pela SIC e divulgada no Jornal da Noite desta terça-feira.

De acordo com a pesquisa do jornalista Pedro Coelho, o Banco de Portugal pediu uma auditoria às holdings do GES, no terceiro trimestre de 2013. Essa primeira análise concluiu que a Rioforte, uma das sociedades do Grupo, tinha um capital positivo de 930 milhões.

Mas, três meses depois, o BdP solicitou uma nova auditoria à consultora PwC que concluiu que a Rioforte teria um buraco de 945 milhões de euros. Dados que não foram divulgados pelo BdP à banca, nem ao mercado, conforme refere a SIC, sublinhando que não conseguiu apurar as razões para essa tomada de decisão.

Ocultando os dados, o BdP deu garantias à banca e aos investidores que a Rioforte era uma empresa viável, com os prejuízos consequentes.

A SIC refere que um negócio efectuado dentro do GES “matou a Rioforte” que até então era “uma empresa saudável”. “O Banco de Portugal soube do negócio, mas desvalorizou as consequências”.

A queda da Rioforte acabou por afectar muito negativamente a banca, a PT e os accionistas que investiram no último aumento de capital do BES, refere a SIC.

O Banif foi um dos afectados neste processo, uma vez que o banco centrou toda a sua dívida na Rioforte.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. será que este sr. com o que ganha estará a pensar retirar 96% do seu ordenado para pagar os erros que cometeu? triste País que paga milhares de EUROS a energumes da sociedade Portuguesa e ainda são levados em grande consideração? pois é os 4% é equivalente aqueles que trabalham um dia inteiro e recebem 528€ por mês, estes nem direito tem a chover nem ao simples bilhete do autocarro, não há duvida que a irresponsabilidade neste país tem sempre alguma desculpa, mas só para aqueles que tem uma pequena mensalidade de 13.200€?

  2. É se preso por ter cão e preso por não ter. Sempre foi assim. Se calhar o velho soares tinha razão quando veio barafustar com as decisões do B.P. sobre o caso BES…!!

    • por isso e outras que tais foi promovido… so passados estes anos todos é que um pouco da verdade do governo de socrates e costa vem a lume!!!!! mais vale tarde que nunca

  3. Isto não foi uma manobra inocente. Estes gajos do BdP devem ser chamados à pedra! Responsabilização e punição severa e exemplar!

    Os Bancos Centrais são o maior cancro da humanidade.

    Este vídeo explica de forma bem simples aquilo que eles não querem que nós saibamos: https://youtu.be/iFDe5kUUyT0

  4. Como é que estas coisas ainda continuam a passar impunes?.
    Será que não há justiça que nos valha?, estão à espera de quê?, de um 26 de Abril?, se assim for contem comigo, para correr com esses ladrões todos

  5. triste é saber que quem fica sem trabalho perde casa e outro tipo de bens, mesmo tendo filhos pequenos, vão para rua, ladrões trafulhas esses sim coitados tem que ter direitos e muitos mais, são injustos vocês, temos que ajudar todos esses filhos da mães..

    revolução é preciso em Portugal..

    todos os politicos toca a abater, finanseiros o mesmo, e todos que prejudicaram e prejudicam o país..

RESPONDER

"Toupeira" do Insight está a mover-se novamente

O módulo Insight da agência espacial norte-americana (NASA) usou o seu braço robótico para ajudar a sua sonda de calor, conhecida como "toupeira", a cavar quase 2 centímetros na semana passada. Embora modesto, este movimento …

A maioria das bruxas eram mulheres, porque a caça às bruxas servia para perseguir os fracos

Ao longo da história, "caça às bruxas" sempre foi um termo usado para ridicularizar tudo, desde investigações de agressões sexual a alegações de corrupção. Quando nos referimos a bruxas, geralmente não estamos a falar de mulheres …

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …