Banco de Portugal escondeu buraco de 954 milhões em empresa do GES

Tiago Petinga / Lusa

O governador do banco de Portugal, Carlos Costa

O Banco de Portugal não divulgou as conclusões de uma auditoria que apurou que a Rioforte, empresa do universo do Grupo Espírito Santo (GES), tinha um buraco financeiro de 954 milhões de euros.

Esta é a conclusão de uma investigação feita pela SIC e divulgada no Jornal da Noite desta terça-feira.

De acordo com a pesquisa do jornalista Pedro Coelho, o Banco de Portugal pediu uma auditoria às holdings do GES, no terceiro trimestre de 2013. Essa primeira análise concluiu que a Rioforte, uma das sociedades do Grupo, tinha um capital positivo de 930 milhões.

Mas, três meses depois, o BdP solicitou uma nova auditoria à consultora PwC que concluiu que a Rioforte teria um buraco de 945 milhões de euros. Dados que não foram divulgados pelo BdP à banca, nem ao mercado, conforme refere a SIC, sublinhando que não conseguiu apurar as razões para essa tomada de decisão.

Ocultando os dados, o BdP deu garantias à banca e aos investidores que a Rioforte era uma empresa viável, com os prejuízos consequentes.

A SIC refere que um negócio efectuado dentro do GES “matou a Rioforte” que até então era “uma empresa saudável”. “O Banco de Portugal soube do negócio, mas desvalorizou as consequências”.

A queda da Rioforte acabou por afectar muito negativamente a banca, a PT e os accionistas que investiram no último aumento de capital do BES, refere a SIC.

O Banif foi um dos afectados neste processo, uma vez que o banco centrou toda a sua dívida na Rioforte.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. será que este sr. com o que ganha estará a pensar retirar 96% do seu ordenado para pagar os erros que cometeu? triste País que paga milhares de EUROS a energumes da sociedade Portuguesa e ainda são levados em grande consideração? pois é os 4% é equivalente aqueles que trabalham um dia inteiro e recebem 528€ por mês, estes nem direito tem a chover nem ao simples bilhete do autocarro, não há duvida que a irresponsabilidade neste país tem sempre alguma desculpa, mas só para aqueles que tem uma pequena mensalidade de 13.200€?

  2. É se preso por ter cão e preso por não ter. Sempre foi assim. Se calhar o velho soares tinha razão quando veio barafustar com as decisões do B.P. sobre o caso BES…!!

    • por isso e outras que tais foi promovido… so passados estes anos todos é que um pouco da verdade do governo de socrates e costa vem a lume!!!!! mais vale tarde que nunca

  3. Isto não foi uma manobra inocente. Estes gajos do BdP devem ser chamados à pedra! Responsabilização e punição severa e exemplar!

    Os Bancos Centrais são o maior cancro da humanidade.

    Este vídeo explica de forma bem simples aquilo que eles não querem que nós saibamos: https://youtu.be/iFDe5kUUyT0

  4. Como é que estas coisas ainda continuam a passar impunes?.
    Será que não há justiça que nos valha?, estão à espera de quê?, de um 26 de Abril?, se assim for contem comigo, para correr com esses ladrões todos

  5. triste é saber que quem fica sem trabalho perde casa e outro tipo de bens, mesmo tendo filhos pequenos, vão para rua, ladrões trafulhas esses sim coitados tem que ter direitos e muitos mais, são injustos vocês, temos que ajudar todos esses filhos da mães..

    revolução é preciso em Portugal..

    todos os politicos toca a abater, finanseiros o mesmo, e todos que prejudicaram e prejudicam o país..

RESPONDER

ADN antigo revela mistério do extinto macaco das Caraíbas

Uma análise de ADN do misterioso macaco extinto das Caraíbas revelou que estes animais tinham um maior grau de parentesco com os macaco-titis oriundos da América do Sul do que com qualquer outra espécie.  Há cerca …

"Queria? Já não quer?". Finalmente, o livro que revela se está ou não correto

Brevemente nas livrarias, o livro Dicionário de Erros Falsos e Mitos do Português, da autoria de Marco Neves, promete desmontar os mitos que foram construídos em redor da língua portuguesa. Não, este não é só mais um …

Itália vs Portugal | Empate valeu apuramento e primeiro lugar

Portugal foi a Milão arrancar um empate sem golos ante a Itália, em jogo do Grupo 3 da Liga das Nações, e garantiram o apuramento para a final four da Liga das Nações. Numa partida …

Vespa asiática está a propagar-se pelo centro do país

A vespa asiática, ou vespa velutina, uma espécie invasora predadora das abelhas, está a propagar-se pela região centro do país, com ninhos identificados em todo o norte do distrito de Santarém, disse hoje à Lusa …

Já há mais de mil desaparecidos nos incêndios da Califórnia

As autoridades dos Estados Unidos informaram nesta sexta-feira que o número de desaparecidos no gigantesco incêndio que queima há mais de uma semana no norte da Califórnia já superam o milhar. Em conferência de imprensa, o …

As orcas partilham traços de personalidade com humanos e chimpanzés

As orcas exibem características de personalidade semelhantes aos humanos e chimpanzés, como a brincadeira, a alegria e o afeto, de acordo com uma nova investigação divulgada pela Associação Americana de Psicologia (AAP). Investigadores em Espanha analisaram …

Manifestante morre atropelada por mãe desesperada em bloqueio dos “coletes amarelos” em França

Uma manifestante dos “coletes amarelos” morreu em Sabóia, sudeste de França, atropelada por uma condutora em pânico, disse este sábado o ministro do Interior francês, Christophe Castaner. A condutora, que levava a filha ao médico, teve …

A César o que é de César. Costa fica a saber quem manda nos deputados do PS

António Costa está "muito satisfeito" com a liberdade de voto concedida pelo líder da bancada parlamentar do PS, Carlos César, aos deputados na proposta do Governo sobre o IVA da tauromaquia. Mas o mal-estar entre …

Distracção de professora provoca lesões em 40 crianças na China

A distracção de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta numa escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou esta sexta-feira a imprensa local. Os …

A Terra está a comer os seus próprios oceanos

À medida que as placas tectónicas da Terra mergulham umas nas outras, arrastam 3 vezes mais água para o interior do planeta do que se pensava - e essa quantidade de água não está a …