Banco de Portugal escondeu buraco de 954 milhões em empresa do GES

Tiago Petinga / Lusa

O governador do banco de Portugal, Carlos Costa

O Banco de Portugal não divulgou as conclusões de uma auditoria que apurou que a Rioforte, empresa do universo do Grupo Espírito Santo (GES), tinha um buraco financeiro de 954 milhões de euros.

Esta é a conclusão de uma investigação feita pela SIC e divulgada no Jornal da Noite desta terça-feira.

De acordo com a pesquisa do jornalista Pedro Coelho, o Banco de Portugal pediu uma auditoria às holdings do GES, no terceiro trimestre de 2013. Essa primeira análise concluiu que a Rioforte, uma das sociedades do Grupo, tinha um capital positivo de 930 milhões.

Mas, três meses depois, o BdP solicitou uma nova auditoria à consultora PwC que concluiu que a Rioforte teria um buraco de 945 milhões de euros. Dados que não foram divulgados pelo BdP à banca, nem ao mercado, conforme refere a SIC, sublinhando que não conseguiu apurar as razões para essa tomada de decisão.

Ocultando os dados, o BdP deu garantias à banca e aos investidores que a Rioforte era uma empresa viável, com os prejuízos consequentes.

A SIC refere que um negócio efectuado dentro do GES “matou a Rioforte” que até então era “uma empresa saudável”. “O Banco de Portugal soube do negócio, mas desvalorizou as consequências”.

A queda da Rioforte acabou por afectar muito negativamente a banca, a PT e os accionistas que investiram no último aumento de capital do BES, refere a SIC.

O Banif foi um dos afectados neste processo, uma vez que o banco centrou toda a sua dívida na Rioforte.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. será que este sr. com o que ganha estará a pensar retirar 96% do seu ordenado para pagar os erros que cometeu? triste País que paga milhares de EUROS a energumes da sociedade Portuguesa e ainda são levados em grande consideração? pois é os 4% é equivalente aqueles que trabalham um dia inteiro e recebem 528€ por mês, estes nem direito tem a chover nem ao simples bilhete do autocarro, não há duvida que a irresponsabilidade neste país tem sempre alguma desculpa, mas só para aqueles que tem uma pequena mensalidade de 13.200€?

  2. É se preso por ter cão e preso por não ter. Sempre foi assim. Se calhar o velho soares tinha razão quando veio barafustar com as decisões do B.P. sobre o caso BES…!!

    • por isso e outras que tais foi promovido… so passados estes anos todos é que um pouco da verdade do governo de socrates e costa vem a lume!!!!! mais vale tarde que nunca

  3. Isto não foi uma manobra inocente. Estes gajos do BdP devem ser chamados à pedra! Responsabilização e punição severa e exemplar!

    Os Bancos Centrais são o maior cancro da humanidade.

    Este vídeo explica de forma bem simples aquilo que eles não querem que nós saibamos: https://youtu.be/iFDe5kUUyT0

  4. Como é que estas coisas ainda continuam a passar impunes?.
    Será que não há justiça que nos valha?, estão à espera de quê?, de um 26 de Abril?, se assim for contem comigo, para correr com esses ladrões todos

  5. triste é saber que quem fica sem trabalho perde casa e outro tipo de bens, mesmo tendo filhos pequenos, vão para rua, ladrões trafulhas esses sim coitados tem que ter direitos e muitos mais, são injustos vocês, temos que ajudar todos esses filhos da mães..

    revolução é preciso em Portugal..

    todos os politicos toca a abater, finanseiros o mesmo, e todos que prejudicaram e prejudicam o país..

RESPONDER

Tempestade de areia "engoliu" cidade na China

Uma forte tempestade de areia "engoliu" a cidade de Dunhuang, no noroeste da China, no passado domingo. De acordo com o South China Morning Post, a forte tempestade de areia, que provocou nuvens de poeira com …

Raíssa faz bolachas com o lema "Fora Bolsonaro". Já se tornaram virais

Uma brasileira começou a fazer bolachas com o lema "Fora Bolsonaro" em jeito de brincadeira, mas agora já vende centenas todos os dias. Aquilo que começou como uma simples brincadeira, acabou por tornar-se viral. A ideia …

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Dois gestos de Cla(ri)sse que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também nos registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas em …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …