/

Portugal ocupa cargo no Banco Europeu de Investimento em setembro. Centeno terá recusado convite

Stephanie Lecocq / EPA

Portugal divide com Espanha uma das vice-presidências do Banco Europeu de Investimento (BEI). O nosso país tem de nomear um vice-presidente até setembro, altura em que a espanhola Emma Navarro sai.

De acordo com o semanário Expresso, a nomeação de um nome para o Banco Europeu de Investimento (BEI) é certa, uma vez que o mandato espanhol termina em setembro. Por acordo com Portugal, o cargo é exercido em rotação. Portugal ficará por lá durante três anos, até setembro de 2023.

O Expresso avança que Ricardo Mourinho Félix é o nome mais falado para o lugar. O secretário de Estado Adjunto e das Finanças sai com Mário Centeno e pode rumar a Luxemburgo, um cargo que deseja.

O cargo é discreto, mas bem remunerado. Com as novas mudanças na Europa, terá outra importância, segundo o semanário. Em abril, o Eurogrupo acertou que um dos braços da resposta europeia de emergência passará por um reforço do Banco Europeu de Investimento em 200 mil milhões de euros. Será a partir do BEI que será dado o apoio às empresas.

De acordo com o Jornal Económico, Mário Centeno foi convidado para a administração do BEI, mas recusou o convite.

De 2006 a 2010, o cargo foi ocupado por Carlos Costa, governador do Banco de Portugal. Enquanto vice-presidente do BEI tinha a responsabilidade pela Direção Financeira e pelas operações de crédito para investimento em Portugal e Espanha, na Bélgica, no Luxemburgo, na América Latina e na Ásia. Saiu de lá nomeado por Teixeira dos Santos e José Sócrates para o Banco de Portugal.

O lugar de Carlos Costa, que fica vago em julho, poderia ser preenchido por Centeno. Para o lugar de Governador tem também sido falado Luís Máximo dos Santos, vice-governador.

Esta terça-feira, o primeiro-ministro António Costa explicou que irá discutir com João Leão o nome que será proposto pelo Executivo para a presidência do BdP e de seguida ouvirá os partidos, ainda que não seja necessário o voto a favor.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.