Azeredo não sabe se todo o material de Tancos foi recuperado

António Cotrim / Lusa

O ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes

O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, admitiu hoje não saber se o material militar recuperado em outubro de 2017 corresponde ao roubado quatro meses antes dos paióis de Tancos.

“Não digo nem que sim, nem que não”, afirmou o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, durante uma reunião da comissão de Defesa, no parlamento, pedida pelo CDS-PP, centrada nas alegadas discrepâncias dentro do Governo e no Exército sobre o material furtado em junho de 2017 e o que foi recuperado em outubro desse ano, na Chamusca.

“Continuo sem ter a certeza sobre se falta material ou se é uma falha de inventário. Não digo nem que não, porque não tenho elementos para validar qualquer das teses. E aguardo tranquilamente que o Ministério Público diga de sua justiça”, afirmou Azeredo Lopes em resposta a uma pergunta do deputado do BE João Vasconcelos.

Antes, em resposta ao deputado João Rebelo, do CDS-PP, o ministro insistiu que foi mais categórico nas afirmações que fez, sobre a recuperação do material, em outubro, por se basear num comunicado, na altura, da Polícia Judiciária Militar.

As “declarações foram feitas de boa fé”, em outubro de 2017, e partiram do “comunicado da Polícia Judiciária Militar”, disse.

Em julho, numa audição na comissão parlamentar de Defesa, o Chefe do Estado Maior do Exército, general Rovisco Duarte, referiu que nunca deu garantias de que todo o material tina sido recuperado.

A 18 de outubro passado, a Polícia Judiciária Militar recuperou, na zona da Chamusca, quase todo o material militar que tinha sido furtado da base de Tancos no final de junho, à exceção das munições de 9 milímetros.

Contudo, entre o material encontrado, num campo aberto na Chamusca, num local a 21 quilómetros da base de Tancos, havia uma caixa com cem explosivos pequenos, de 200 gramas, que não constava da relação inicial do que tinha sido roubado.

Nunca o Exército deu garantias de que o material encontrado correspondia exatamente ao material furtado, nem o poderia fazer por várias ordens de razões”, disse o general Rovisco Duarte.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A China quer construir uma estação de energia solar no Espaço

A China está a ampliar cada vez mais o seu programa espacial e quer que a Administração Espacial Nacional da China compita com a NASA pelo posto de principal agência espacial do planeta. No início de …

Mulher morre em Espanha após comer cogumelos em restaurante Michelin

As autoridades espanholas estão a investigar a morte de uma mulher de 46 anos, que almoçou no sábado passado com o seu marido e filho no RiFF, o mais antigo restaurante com uma estrela Michelin …

Brexit pode fazer subir 40% o preço da comida no Reino Unido

A saída não negociada da União Europeia pode trazer consequências no setor da alimentação. O preço da comida pode subir em mais de 40%. A imposição de tarifas comerciais, que aconteceria após uma saída não negociada …

Dentes de lula podem guardar o segredo para combater os plásticos

Uma proteína encontrada em dentes de lula pode ser uma alternativa ao plástico no fabrico de tecidos com aplicação em setores desde a saúde à defesa, segundo um estudo esta quinta-feira publicado. “As proteínas de lula …

Benfica vs Galatasaray | Águia de gestão garante passagem

O Benfica carimbou a passagem aos oitavos-de-final da Liga Europa ao empatar a zero na recepção ao Galatasaray, aproveitando a vantagem de 2-1 trazida do encontro da primeira mão, em Istambul. Os homens de Bruno Lage …

Morreu o jihadista francês que reivindicou os atentados de 2015 em Paris

O ‘jihadista’ francês Fabien Clain, que ficou conhecido por ter reivindicado os atentados de 2015 na sala de espetáculos Bataclan, em Paris, em nome do autoproclamado Estado Islâmico, morreu na quarta-feira na Síria. De acordo com …

Tartaruga gigante "extinta" há 100 anos encontrada nas Ilhas Galápagos

Depois de se acreditar que a espécie estava extinta há um século, uma expedição científica encontrou uma fêmea adulta de tartaruga da espécie Chelonoides phantasticus na Ilha Fernandina. Os cientistas acreditam que esta pode ser a …

Sonda japonesa vai aterrar esta quinta-feira num asteroide para recolher amostras

A sonda japonesa Hayabusa-2 deverá aterrar no asteroide Ryugu na sexta-feira (quinta-feira em Lisboa) para recolher amostras do corpo rochoso, estima a agência espacial japonesa Jaxa. A aterragem está prevista para as 08h15 de sexta-feira em …

Google admite ter microfones "escondidos" nos seus alarmes domésticos

Um alarme doméstico vendido pela Google, desde 2017, contem um microfone que até agora não aparecia mencionado nas especificidades do produto. No início de fevereiro, a empresa dava conta que o produto ia sofrer uma atualização …

Villarreal vs Sporting | Expulsão de Jefferson trama leão

O Sporting esteve perto de dar a volta à eliminatória ante o Villarreal, dos 16 avos-de-final da Liga Europa, mas a expulsão de Jefferson no início da segunda parte comprometeu um jogo que a equipa …