Detetada avaria que levou a aterragem de avião na Caparica

André Kosters / Lusa

Os peritos já conseguiram detetar a avaria que esteve na origem da aterragem de emergência na Praia de São João da Caparica, em agosto, e que matou uma criança de 8 anos e um militar de 56.

A avioneta que, em agosto, teve o motor parado quatro minutos após descolar, obrigando a uma aterragem de emergência na praia de São João da Caparica, que matou uma criança de oito anos e um militar de 56, sofreu uma avaria na boia do carburador.

De acordo com o Correio da Manhã, esta é uma das conclusões da investigação, que ainda está aberta, levada a cabo pelos peritos e terá sido esta avaria que causou a paragem do motor. As perícias já realizadas ao motor apontam para a falha na boia do carburador, descreve o CM, que cita fontes próximas do caso.

Na altura do incidente com a avioneta que seguia em voo de instrução, o piloto instrutor Carlos Conde de Almeida disse que fez “várias tentativas de arranque do motor“, mas todas sem sucesso.

No hangar de Viseu, onde as perícias decorrem, o motor viria a pegar normalmente, causando estranheza aos investigadores. No entanto, de acordo com o mesmo jornal, esta situação pode ser justificada pela referida avaria: a boia pode ter obstruído a passagem do combustível.

Apesar de ainda faltarem exames, o CM sabe que a PJ de Setúbal quer, por exemplo, realizar uma reconstituição ou simulação do voo.

Uma das questões mais colocadas relativamente ao acidente fatal foi e o piloto não poderia ter amarado e poupado aquelas duas pessoas, para além do susto que pregou a muitos outros, mas o piloto instrutor sempre disse não estar arrependido: “Fiz o que devia ser feito”.

No interrogatório, que decorreu na tarde seguinte ao acidente, o piloto acrescentou que mal o motor falhou foi ele quem assumiu o controlo da aeronave, ilibando o aluno que o acompanhava.

Na sequência do acidente, o Ministério Público deixou os arguidos em liberdade, embora sujeitos a termo de identidade e residência como medida de coação. “As investigações prosseguem, estando em causa a eventual prática de crime de homicídio por negligência“, referia uma nota da Procuradoria-Geral da República”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PJ pediu ajuda à Doyen para identificar Rui Pinto. Aníbal Pinto diz-se "chocado"

Em mais uma sessão do julgamento de Rui Pinto, esta quinta-feira, o investigador da Polícia Judiciária (PJ) José Amador admitiu ter contactado um advogado da Doyen para que o fundo de investimento acelerasse uma investigação …

Gareth Bale está de regresso ao Tottenham

O extremo galês Gareth Bale regressa ao Tottenham num empréstimo válido por uma temporada. Os Spurs também compraram Sergio Reguillon ao Real Madrid. Gareth Bale despediu-se na quinta-feira dos companheiros do Real Madrid, avança a imprensa …

Revelados novos petróglifos neolíticos nas cavernas da "Montanha Alienígena"

Um astrobiólogo e geólogo do Sri Lanka descobriu "petróglifos neolíticos únicos" muito diferentes dos até agora descobertos no Sri Lanka. Estas verdadeiras obras de arte foram esculpidas nas paredes das cavernas na lendária “Montanha Alienígena”. Segundo …

Rio questiona significado de saída de políticos da comissão de honra de Vieira

O presidente do PSD, Rui Rio, questionou esta quinta-feira qual o significado da saída de políticos como o primeiro-ministro da comissão de honra do recandidato a presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira. Numa publicação na sua …

Contrariada, Jamila Madeira sai do Governo de "consciência tranquila". Fenprof estranha jurista na Educação

A ex-secretária de Estado Jamila Madeira, que se manifestou "surpreendida" com a sua exoneração do Governo, salientou esta quinta-feira que vai continuar na vida política e que sai do executivo com contas positivas no Serviço …

Encontrado urso das cavernas com 22 mil anos intacto em ilha do Ártico (e ainda tem dentes)

Pastores de renas na remota ilha siberiana de Bolshoy Lyakhovsky descobriram o esqueleto inteiro deum  urso da caverna com tecidos moles ainda preservados após 22 mil anos enterrado no solo congelado. A Ilha Bolshoy Lyakhovsky - …

João Ferreira apresenta-se candidato de Abril (e não a “percentagens eleitorais”)

O eurodeputado João Ferreira apresentou, esta quinta-feira, a sua candidatura a Presidente da República pelo PCP em nome dos “valores de Abril” como um “espaço de convergência” e recusou fixar metas ou percentagens para as …

FC Porto, Aves. Benfica disciplinado. 821 pessoas num jogo... Os números da Liga

Um dia antes do início da I Liga 2020/2021, espreitamos o relatório 'Futebol em números', publicado no final de agosto pela própria Liga Portugal. Há muito para ler sobre a época passada, provavelmente a mais …

Presidente da Bielorrússia fecha fronteiras e coloca exército em alerta

O Presidente da Bielorrússia, alvo de seis semanas de protestos em massa exigindo a sua renúncia, anunciou esta quinta-feira que vai colocar as tropas em alerta máximo e fechar as fronteiras do país com a …

É viciado em sol? Não se preocupe, está-lhe nos genes

De acordo com um estudo realizado por investigadores do King's College London, a busca pelo sol está diretamente ligada aos nossos genes. Isso significa que o comportamento das pessoas em relação ao sol é dominado por …