Detetada avaria que levou a aterragem de avião na Caparica

André Kosters / Lusa

Os peritos já conseguiram detetar a avaria que esteve na origem da aterragem de emergência na Praia de São João da Caparica, em agosto, e que matou uma criança de 8 anos e um militar de 56.

A avioneta que, em agosto, teve o motor parado quatro minutos após descolar, obrigando a uma aterragem de emergência na praia de São João da Caparica, que matou uma criança de oito anos e um militar de 56, sofreu uma avaria na boia do carburador.

De acordo com o Correio da Manhã, esta é uma das conclusões da investigação, que ainda está aberta, levada a cabo pelos peritos e terá sido esta avaria que causou a paragem do motor. As perícias já realizadas ao motor apontam para a falha na boia do carburador, descreve o CM, que cita fontes próximas do caso.

Na altura do incidente com a avioneta que seguia em voo de instrução, o piloto instrutor Carlos Conde de Almeida disse que fez “várias tentativas de arranque do motor“, mas todas sem sucesso.

No hangar de Viseu, onde as perícias decorrem, o motor viria a pegar normalmente, causando estranheza aos investigadores. No entanto, de acordo com o mesmo jornal, esta situação pode ser justificada pela referida avaria: a boia pode ter obstruído a passagem do combustível.

Apesar de ainda faltarem exames, o CM sabe que a PJ de Setúbal quer, por exemplo, realizar uma reconstituição ou simulação do voo.

Uma das questões mais colocadas relativamente ao acidente fatal foi e o piloto não poderia ter amarado e poupado aquelas duas pessoas, para além do susto que pregou a muitos outros, mas o piloto instrutor sempre disse não estar arrependido: “Fiz o que devia ser feito”.

No interrogatório, que decorreu na tarde seguinte ao acidente, o piloto acrescentou que mal o motor falhou foi ele quem assumiu o controlo da aeronave, ilibando o aluno que o acompanhava.

Na sequência do acidente, o Ministério Público deixou os arguidos em liberdade, embora sujeitos a termo de identidade e residência como medida de coação. “As investigações prosseguem, estando em causa a eventual prática de crime de homicídio por negligência“, referia uma nota da Procuradoria-Geral da República”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pedrógão Grande. Associação de Vítimas diz que relatório confirma que nada mudou na floresta

O relatório da comissão eventual de inquérito parlamentar sobre Pedrógão Grande confirma as preocupações da Associação de Vítimas relativamente à falta de ação na floresta da região. “[O relatório] confirma a evidência que já tínhamos de …

Nova Zelândia atingida por sismo de 7,2 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 7,2 na escala de Richter abalou, esta quinta-feira, a costa nordeste da Nova Zelândia. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami, pedindo aos habitantes que se afastassem da costa, que …

Partido de extrema-direita alemão AfD colocado sob vigilância

A Alternativa para a Alemanha (AfD), partido de extrema-direita alemão, foi colocado sob vigilância a 25 de fevereiro pelo serviço de segurança interna do país, revelou na quarta-feira o Süddeutsche Zeitung. De acordo com o Expresso, …

Caso BES está parado há 8 meses (por causa de uma tradução para francês)

O caso BES está parado há oito meses. O atraso deve-se a uma tradução para francês das quatro mil páginas do processo, necessária para notificar três arguidos suíços. De acordo com o Jornal de Notícias, que …

Lopetegui continua interessado em Corona

O treinador dos espanhóis do Sevilha, Julen Lopetegui, continua interessado na contratação de Tecatito Corona, que alinha pelo FC Porto.  De acordo com o jornal La Razón, o treinador espanhol continua interessado na contratação do jogador mexicano …

Tem de haver "solidariedade estratégica" na pervensão de fogos. Costa oferece bonsai a Marcelo

O Presidente da República foi convidado especial do último Conselho de Ministros do seu primeiro mandato, dedicado às florestas, onde se discutiu o Programa Nacional de Ação do Plano de Gestão Integrada de Fogos Rurais. …

Bolsonaro volta a criticar os media. "Para a imprensa o vírus sou eu"

O Presidente brasileiro voltou a criticar a imprensa e, num momento de descontrolo da pandemia no país, afirmou que para os jornalistas o vírus é o próprio chefe de Estado. "Estamos a fazer o dever de …

Miguel Duarte foi ilibado da acusação de auxílio à imigração ilegal, "mas não foi feita justiça"

Miguel Duarte que, juntamente com outros ativistas, estava a ser acusado pela justiça italiana de ajuda à imigração ilegal, foi "ilibado", mas "o caso segue para tribunal com uma acusação aos restantes membros". A revelação foi …

Parque das Nações recebe Comic Con em dezembro

Com o mote "A New Hope", a sétima edição da Comic Con terá lugar no Parque das Nações, em Lisboa, no mês de dezembro. A sétima edição da Comic Con Portugal, um evento dedicado à cultura …

Polícia sueca investiga ataque à faca e aponta para "motivações terroristas"

A polícia sueca fez buscas no apartamento do homem que esfaqueou sete pessoas no país, na quarta-feira, informando que há pormenores na investigação que apontam para motivações terroristas. Segundo avançou esta quinta-feira o Público, a polícia …