Autotestes devem chegar às farmácias esta semana (e podem custar cerca de 10 euros)

Ina Fassbender / AFP

Os autotestes à covid-19 deverão começar a chegar às farmácias e parafarmácias até ao final desta semana. Cada um deverá custar cerca de 10 euros e será isento de IVA.

Na sexta-feira passada o Infarmed autorizou o primeiro autoteste para detetar o SARS-CoV-2, desenvolvido pela empresa sul-coreana SD Biosensor e distribuído pela multinacional suíça Roche. Após a aprovação, segundo o jornal Público, foi necessário imprimir as bulas com as instruções em português.

“Estamos a ultimar a preparação e a adequação de todos os procedimentos e materiais exigidos pela entidade reguladora. Estimamos que ainda durante esta semana seja possível terminar este processo e assim garantir todas as condições para que possamos fornecer os testes rápidos de antigénio nos pontos de venda autorizados (farmácias e parafarmácias) de forma a que seja possível iniciar a sua comercialização”, adiantou a Roche.

Segundo a empresa, o teste vai ser vendido de duas formas: numa embalagem individualizada ou numa caixa de 25 testes.

O kit é composto por uma zaragatoa, instruções em português, uma tira de teste, um tubo com tampão – onde a amostra é misturada com um reagente – e uma tampa doseadora – para retirar quatro gotas que serão colocadas na tira de teste.

Neste exame, a amostra é recolhida com a introdução de cerca de dois centímetros da zaragatoa na zona frontal da narina. O resultado demora entre 15 a 30 minutos a surgir.

O custo, segundo a Roche, “será definido pelo ponto de venda onde o teste será comercializado” e que o “custo não deve ser uma barreira ao acesso”. “Acreditamos que o preço que venha a ser fixado será feito de forma responsável para que haja acesso dos testes a quem deles necessita”.

Segundo o Público, há caixas de 25 testes da Roche à venda na Internet no Reino Unido, França e até em Portugal. Em Portugal, uma caixa de 25 testes custa no site Medline 240 euros – 9,6 euros por cada teste. Assim, segundo uma fonte ligada à comercialização do produto, cada teste deverá rondar os 10 euros.

Por outro lado, sabe-se que os testes vão ficar isentos de IVA, de acordo com uma lei publicada em fevereiro, que transpõe uma diretiva da União Europeia (UE).

Para já, o Governo não esclareceu se vai definir um texto máximo para o custo de cada autoteste nem se já criou os formulários eletrónicos que deverão estar disponíveis na página covid19.min-saude.pt que permitirão reportar os resultados destas análises.

  Maria Campos, ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …