Autor da estratégia brasileira contra a covid-19 demite-se do Ministério da Saúde

José Dias / PR

Wanderson de Oliveira, ex-secretário de Estado de Vigilância em Saúde.

O secretário de Estado de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, demitiu-se do cargo no Ministério da Saúde. O epidemiologista foi o autor da estratégia brasileira contra a covid-19.

Wanderson de Oliveira decidiu abandonar, esta segunda-feira, o cargo de secretário nacional de Vigilância em Saúde. O enfermeiro epidemiologista foi o criador da estratégia brasileira de combate ao novo coronavírus. Num email enviado ao Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira diz que vai continuar a “ajudar o ministro Pazuello nas ações de resposta à pandemia”.

“Somos da mesma instituição, Ministério da Defesa, e connosco é missão dada, missão cumprida”, escreveu, citado pelo jornal brasileiro A Gazeta.

O secretário de Estado abandona o cargo no Ministério da Saúde em discordância com as ordens de Jair Bolsonaro. O Presidente brasileiro mostrou-se várias vezes contra algumas das políticas de Oliveira.

Importante lembrar que Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde, também foi demitido após contrariar a posição de Bolsonaro relativamente ao fim do isolamento social e do uso da hidroxicloroquina como formas de combater o coronavírus, escreve o Correio da Manhã.

Wanderson de Oliveira já tinha anunciado a sua demissão, mas aceitou permanecer temporariamente no cargo para ajudar o então novo ministro, Nelson Teich, que eventualmente também acabou por se demitir.

As política de Wanderson de Oliveira permitiram ao Sistema Único de Saúde (SUS) preparar-se minimamente para receber os milhares de infetados pelo novo coronavírus no Brasil. Numa estratégia baseada no distanciamento social através da quarentena, o epidemiologista tentou conter a propagação da doença no país.

Oliveira era presença constante nas entrevistas diárias em que o Ministério da Saúde apresentava os balanços com os novos casos. “Estarei sempre à disposição do SUS”, escreveu o especialista na mensagem enviada ao Ministério.

Desde que foi detetada a doença no país, já foram registadas 22.013 mortes e 347.398 casos confirmados de contágio pelo novo coronavírus.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Faltou dizer que a estratégia dele falhou miseravelmente e o próprio ex-ministro Teich era contra.

    E por isso esse mesmo jornal fica publicando texto racista dizendo que os negros morrem mais de vírus chinês para não dizer que os pobres foram sacrificados pelos “lockdowns”.

RESPONDER

Portugal é dos 10 países com melhores políticas de integração de migrantes

Portugal está no grupo dos dez países com melhores políticas de integração de migrantes, segundo uma avaliação de 52 estados que destaca o combate à discriminação ou a reunificação familiar como pontos fortes. Segundo o Índice …

Lukashenko classifica grevistas e manifestantes como terroristas. Mais de 600 pessoas foram detidas

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, comparou com terrorismo a atitude de manifestantes e grevistas que participaram na greve nacional convocada pela oposição e nos protestos de cidadãos para exigir a sua renúncia. "Estamos a começar …

"Não acredito que cumpra as nossas leis". Trump diz que voto por correspondência é "inapropriado"

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) disse que é "inapropriado" os estados levarem vários dias a contar os votos por correspondência, defendendo que o vencedor deve ser declarado na noite das eleições. "Seria muito, muito apropriado …

Reservas de sangue O+ e A+ com níveis críticos. Federação apela à dádiva

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou, esta terça-feira, que as reservas nacionais estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+, apelando aos portugueses para darem sangue. Em comunicado, a FEPODABES refere …

Madeira quer visitantes infetados a ajudar nas despesas da estadia. "É aquilo que é justo"

O presidente do Governo madeirense anunciou esta terça-feira que decorrem diligências para encontrar mais uma unidade hoteleira para acolher doentes com covid-19, defendendo que os visitantes infetados devem ajudar a custear as despesas da sua …

Filhos de pais separados não podem circular entre concelhos no fim-de-semana

Os filhos de pais separados não poderão deslocar-se entre concelhos para efetuar trocas de residência entre os progenitores entre 30 de outubro a 3 de novembro, o próximo fim-de-semana que abrange o Dia de Todos …

Receita fiscal cai 2.822,7 milhões arrastada pela quebra do IVA e IRC

A receita fiscal do subsetor Estado registou uma redução de 2.822,7 milhões de euros até setembro, recuando 8,3% face ao mesmo período de 2019, refletindo os efeitos da pandemia, segundo a Síntese de Execução Orçamental. “No …

Novo Banco põe à venda carteiras de malparado (e têm nomes de jogadores de râguebi)

Depois de ter cancelado o projeto “Nata 3”, com crédito malparado no valor de 1,2 mil milhões de euros, o Novo Banco prepara agora a venda de carteiras de dimensões mais reduzidas. A revelação foi feita …

"Racismo cultural". Com França e Turquia em rota de colisão, Charlie Hebdo publica caricatura de Erdogan

Numa altura em que França e Turquia estão em rota de colisão, a publicação satírica Charlie Hebdo colocou o presidente turco Recep Tayyip Erdogan na capa a levantar as vestes de uma mulher. De acordo com …

Rui Pinto responde a Júdice: "Lidou durante décadas com ladrões e nunca se queixou"

O pirata informático respondeu, esta terça-feira, através do Twitter, às críticas do antigo sócio fundador da sociedade de advogados PLMJ que, em tribunal, lhe chamou "ladrão". Esta terça-feira, na 17.ª sessão do julgamento sobre o processo …