O autoagendamento exclusivo para os jovens de 16 e 17 anos, para vagas disponíveis no fim-de-semana de 14 e 15 de agosto, termina esta sexta-feira e no sábado volta a estar disponível para os maiores de 18.
Segundo a informação divulgada pela task force do plano de vacinação contra a covid-19, as segundas doses não são autoagendadas e ocorrem sempre no local onde foi administrada a primeira dose.
A possibilidade de os jovens a partir dos 16 anos poderem autoagendar a toma da primeira dose da vacina arrancou esta terça-feira, uma semana depois de ter sido aberta a vacinação para a faixa etária para os de 18 ou mais anos, que entretanto foi suspensa e será retomada no sábado.
A modalidade do autoagendamento permite que as pessoas selecionem o local e a data em que pretendem ser vacinadas, recebendo depois uma SMS com a confirmação do dia, da hora e do centro de vacinação. A confirmação do agendamento implica que seja enviada resposta ao SMS.
Esta quinta-feira, o jornal Público avançou que Portugal é dos países com menor percentagem de adultos dos 18 aos 24 anos com esquema vacinal concluído. A aposta recaiu em vacinar os mais velhos, o que, consequentemente, foi atrasando a inoculação da população mais jovem.
De acordo com os dados mais recentes, um total de 57% da população residente em Portugal já tem a vacinação completa contra a covid-19 e cerca de 69% já tinha tomado a primeira dose.
ZAP // Lusa
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe