Portugal é dos países mais atrasados na vacinação dos jovens

Numa altura em que cerca de 90% das pessoas nos grupos etários acima dos 60 anos já estão completamente vacinadas contra a covid-19, Portugal é dos países com menor percentagem de adultos dos 18 aos 24 anos com esquema vacinal concluído.

A aposta recaiu em vacinar os mais velhos, o que, consequentemente, foi atrasando a inoculação da população mais jovem.

De acordo com os os dados do Our World in Data (OWiD), consultados pelo Público, pouco mais de 10% da população entre os 18 e os 24 anos já tem a vacinação completa em Portugal. Este valor é dos mais baixos entre cerca de duas dezenas de países europeus que têm acompanhado a administração de primeiras e segundas doses por grupo etário.

Em Portugal, a percentagem baixa é justificada por uma estratégia de vacinação que apostou muito na imunização prioritária dos mais velhos e vulneráveis, sendo que mais de 90% das pessoas nos grupos etários dos 60 aos 69, 70 aos 79 e 80 ou mais anos já está completamente vacinada.

Esta situação faz com que Portugal esteja em 19.º lugar em termos de imunização dos adultos entre os 18 e os 24 anos, com 10,07% (sendo que a lista considera 22 países).

O valor está ao nível da Suécia (10,13%) e de Espanha (10,02%), que também assumiram estratégias de vacinação muito semelhantes à portuguesa.

Em relação à vacinação dos 18 aos 24 anos, a Islândia lidera a classificação, com 80,76% – e é o grupo etário com a percentagem mais baixa do país. É também o país com maior cobertura vacinal total deste lote de países, com 74,56% dos cerca de 360 mil habitantes já imunizados.

Em segundo lugar no grupo etário dos jovens adultos surge a Hungria, bem atrás da Islândia com uma descida para quase metade: 46,1% dos húngaros dos 18 aos 24 anos têm a vacinação completa.

A lista do Our World in Data conta apenas com os 28 países que comunicam as doses administradas como primeira e segunda doses por idade, o que explica a ausência de alguns países europeus como a Alemanha ou o Reino Unido.

Por outro lado, alguns países apresentam percentagens acima de 100% em determinados grupos etários devido à inclusão na cobertura vacinal de pessoas não-residentes (como turistas e trabalhadores estrangeiros).

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Asteroide que dizimou dinossauros permitiu que as cobras evoluíssem (e se espalhassem pelo mundo)

As cobras devem, em parte, o seu sucesso na Terra ao asteroide que atingiu o planeta há 66 milhões de anos e levou à extinção dos dinossauros, aponta um novo estudo. Além da extinção dos dinossauros …

Novo modelo geofísico ajuda a prever furacões com origem no Golfo do México

Ao analisar a temperatura da atmosfera, que se encontra a vários quilómetros acima da Terra, os investigadores descobriram uma forma de prever quantos furacões podem afetar o Golfo do México no verão e no outono. Os …

Requiem. Supernova irá fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037

Uma supernova distante, chamada Requiem, vai fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037. O Hubble captou-a três vezes em 2016, graças a um fenómeno conhecido como lente gravitacional. A Requiem é o resultado de uma explosão estelar …

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …