Numa altura em que cerca de 90% das pessoas nos grupos etários acima dos 60 anos já estão completamente vacinadas contra a covid-19, Portugal é dos países com menor percentagem de adultos dos 18 aos 24 anos com esquema vacinal concluído.
A aposta recaiu em vacinar os mais velhos, o que, consequentemente, foi atrasando a inoculação da população mais jovem.
De acordo com os os dados do Our World in Data (OWiD), consultados pelo Público, pouco mais de 10% da população entre os 18 e os 24 anos já tem a vacinação completa em Portugal. Este valor é dos mais baixos entre cerca de duas dezenas de países europeus que têm acompanhado a administração de primeiras e segundas doses por grupo etário.
Em Portugal, a percentagem baixa é justificada por uma estratégia de vacinação que apostou muito na imunização prioritária dos mais velhos e vulneráveis, sendo que mais de 90% das pessoas nos grupos etários dos 60 aos 69, 70 aos 79 e 80 ou mais anos já está completamente vacinada.
Esta situação faz com que Portugal esteja em 19.º lugar em termos de imunização dos adultos entre os 18 e os 24 anos, com 10,07% (sendo que a lista considera 22 países).
O valor está ao nível da Suécia (10,13%) e de Espanha (10,02%), que também assumiram estratégias de vacinação muito semelhantes à portuguesa.
Em relação à vacinação dos 18 aos 24 anos, a Islândia lidera a classificação, com 80,76% – e é o grupo etário com a percentagem mais baixa do país. É também o país com maior cobertura vacinal total deste lote de países, com 74,56% dos cerca de 360 mil habitantes já imunizados.
Em segundo lugar no grupo etário dos jovens adultos surge a Hungria, bem atrás da Islândia com uma descida para quase metade: 46,1% dos húngaros dos 18 aos 24 anos têm a vacinação completa.
A lista do Our World in Data conta apenas com os 28 países que comunicam as doses administradas como primeira e segunda doses por idade, o que explica a ausência de alguns países europeus como a Alemanha ou o Reino Unido.
Por outro lado, alguns países apresentam percentagens acima de 100% em determinados grupos etários devido à inclusão na cobertura vacinal de pessoas não-residentes (como turistas e trabalhadores estrangeiros).
Portugal é do países mais atrasados?!
Da ultima vez que vi, havia cerca de 200 países no mundo…
Caro leitor,
Os dados do OWiD contemplam apenas os 28 países que comunicam as doses administradas.
Pois, mas isso não está no título (nem no subtítulo)…