Autarquias recusam enterrar terroristas de Paris (8 continuam na morgue)

quentinchevrier / Flickr

Manifestação pelas vítimas do ataque ao Bataclan

Ao cabo de três meses após os atentados terroristas de Paris, só dois dos terroristas envolvidos foram sepultados. As autarquias francesas estão a recusar o enterro a oito dos implicados nos cemitérios públicos.

Segundo a BBC, há oito corpos de terroristas implicados nos ataques de Paris que continuam no Instituto Médico Legal de Paris, à espera de que sejam resolvidas as controvérsias para serem enterrados.

Os autarcas não querem acolher nos seus cemitérios indivíduos envolvidos em ataques tão bárbaros, até por temerem que as sepulturas se tornem locais de peregrinação e veneração para adeptos do Estado Islâmico.

Até agora apenas foram sepultados Samy Amimour e o luso-descendente Omar Ismaïl Mostefaï, dois dos terroristas do Bataclan.

A Lei Francesa determina que o enterro deve ocorrer no local onde o falecido residia, no local onde morreu ou no local onde vive a família.

Omar Ismaïl Mostefaï foi sepultado a 12 de Fevereiro, numa “sepultura anónima do sector dedicado a muçulmanos” num cemitério de Thiais, na periferia de Paris.

O enterro ocorreu depois de os autarcas de Chartres, onde ele vivia, e de Romilly-sur-Seine, onde habitam os pais, se terem recusado a acolher os seus restos mortais nos respectivos cemitérios.

Samy Amimour foi enterrado em Dezembro, também numa sepultura anónima no Cemitério de La Courneuve, arredores de Paris.

No caso dos outros oito terroristas, prosseguem as controvérsias, nomeadamente quanto à prova do local onde viviam de facto. E há até um diferendo com as autoridades marroquinas, no caso da prima do alegado mentor dos atentados.

Na altura do atentado ao Charlie Hebdo, em 2015, o enterro do terrorista Said Kouachi também gerou polémica e só acabou por ser sepultado em Reims porque o autarca local percebeu que não poderia contrariar uma decisão judicial neste âmbito.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Google paga prémios até centenas de milhares de euros para descobrir bugs

A Google aumentou o valor dos prémios que oferece a quem descobrir bugs nos seus produtos e serviços. Alguns dos prémios podem mesmo chegar aos milhares de euros. Ganhar dinheiro ao descobrir bugs é algo desconhecido …

Identificado suspeito do incêndio no estúdio de animação no Japão. Queixa-se de plágio

Esta quinta-feira, um incêndio no estúdio de animação KyoAni provocou 33 mortos e 35 feridos. Confirmadas as suspeitas de que o desastre resultara de fogo posto e que o autor usara gasolina para propagar as …

Nunca ninguém mandou tanto tempo como Benjamin Netanyahu

Benjamin Netanyahu foi o primeiro chefe de Governo de Israel a nascer no país — em Telavive, a 21 de outubro de 1949, um ano após a criação do Estado.  Foi também o primeiro-ministro mais …

Vulcão Etna acordou e entrou de novo em erupção

O Etna voltou a acordar lançando lava de uma das crateras localizadas na área desértica do topo do vulcão siciliano, de acordo com o Instituto Nacional Italiano de Geofísica e Vulcanologia (INGV). A atividade é intermitente …

Agência Europeia para a Segurança da Aviação alerta para limitações dos Airbus 321neo

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) publicou na passada quarta-feira um estudo sobre um problema nos Airbus 321neo que pode dar origem a uma “redução do controle do avião”. O documento alerta todas as …

Carlos Vinícius por 17 milhões no Benfica. É o terceiro reforço mais caro das águias

O Benfica anunciou hoje como reforço o avançado brasileiro Carlos Vinícius, que assina por cinco temporadas, com o clube "encarnado" a pagar 17 milhões de euros ao Nápoles pela transferência. Os encarnados confirmaram a contratação do …

"Acharam que era empregado de mesa". Deputado Hélder Amaral denuncia racismo no Parlamento Europeu

O deputado do CDS-PP Hélder Amaral revela que foi vítima de racismo no Parlamento Europeu. O único deputado afro-descendente com assento parlamentar refere que "acharam que era empregado de mesa". Esta revelação foi feita por Hélder …

Há mais cinco dias para pagar o IVA (e mais mudanças noutros impostos)

Os deputados aprovaram esta sexta-feira, a proposta do Governo que altera diversos códigos fiscais, entre os quais mais cinco dias para o pagamento do IVA e eliminação de garantia para dívidas mais baixas de …

Deputado vai ser testemunha no caso do incêndio de Monchique. Mas não conhece o arguido

O deputado social democrata Cristóvão Norte vai testemunhar em defesa do suspeito do crime de incêndio, que deflagrou em Monchique em 2018, mas não conhece o arguido nem a sua advogada. O deputado foi um dos …

"Sozinhos e perdidos nas contas". O filme da direita segundo Centeno

O tempo das derrapagens e dos orçamentos retificativos pertence ao passado, defendeu, este sábado, o ministro das Finanças, Mário Centeno, considerando que PSD e CDS-PP estiveram na presente legislatura "sozinhos e perdidos nas contas". Estas críticas …