“Expectativas infundadas.” Gouveia e Melo pede que autarcas não abram já centros de vacinação

António Cotrim / Lusa

O vice-almirante Gouveia e Melo, coordenador do grupo de trabalho para o plano de vacinação contra a covid-19, escreveu uma carta a pedir aos autarcas para que os centros de vacinação massiva não sejam ativados para já, devido à escassez de vacinas.

De acordo com o Expresso, a carta de Gouveia e Melo foi enviada na terça-feira aos autarcas. Nela, o coordenador da Task Force salientou que os autarcas são fundamentais para o processo de vacinação e que as autarquias devem ser envolvidas no processo.

A “ação muito relevante” das autarquias para o sucesso do processo de vacinação pode ser sentida designadamente ao nível da coordenação logística aos centros de saúde, transporte de pessoas com dificuldades de mobilidade ou em isolamento e na identificação de pessoas dificilmente contactáveis, escreveu o responsável.

Sublinhando o papel que as autarquias terão no futuro, o vice-almirante recomendou que os centros para vacinação em massa se mantenham encerrados. Pelo menos, para já.

O pedido é justificado pela falta de vacinas que torna os centro de vacinação, nesta fase, desnecessários. Gouveia e Melo alerta que a montagem, por algumas autarquias, de centros de vacinação rápida e massiva, “é passível de criar, na ótica da Task Force e face à referida escassez de vacinas, expectativas infundadas na população”.

“Todos os contributos serão, a seu tempo, bem recebidos”, lê-se na carta, que adianta ainda que o padrão das estruturas de vacinação massiva ainda está a ser “refinado” pela Direção-Geral da Saúde e pela Task Force.

Este tipo de solução será necessário num futuro próximo, mas a edificar num processo coordenado, controlado e gradual à medida das necessidades e envolvendo todas as entidades competentes.

Na passada semana, a Câmara do Porto, em conjunto com os hospitais de São João e Santo António e com a Unilabs, anunciou a instalação de um drive thru, no Queimódromo, com capacidade até 2000 doses de inoculação diária. A Amadora disponibilizou o pavilhão desportivo Rita Borralho e Sintra cinco polos de vacinação. Estas instalações multiplicam-se um pouco de norte a sul do país, escreve o semanário.

Atraso das vacinas. Portugal é um dos castigados

Em conferência de imprensa, João Ferreira, do PCP, considerou que Portugal é um dos países que mais tem sido castigado pelos atrasos na distribuição de vacinas contra a covid-19 por parte das farmacêuticas, devido ao enorme peso detido pela vacina da AstraZeneca nos contratos de aquisição estabelecidos pelo país.

“Portugal é um dos países mais afetados” pelas falhas na capacidade produtiva das farmacêuticas, na medida em que “nas opções de compra que fez” a vacina da Astrazeneca detém uma “grande importância”, justificou, citado pelo ECO.

Como Portugal “não pode ficar prisioneiro dos interesses” económicos destas farmacêuticas, João Ferreira defende que o país deve tentar contornar o problema da falta de vacinas através da “aquisição de vacinas noutros países além do quadro da União Europeia”.

O eurodeputado comunista defende também que deverão ser criadas “condições para que haja futuramente criação nacional neste domínio” de produção.

Idosos e funcionários dos lares e cuidados continuados

O Público avança, esta quarta-feira, que a vacina contra a covid-19 já foi administrada a cerca de 170 mil idosos e funcionários dos lares e das estruturas de cuidados continuados.

“Aqueles que faltam vacinar são entidades que estão ou estiveram com surtos ativos”, esclareceu a Direção-Geral da Saúde (DGS), mantendo a meta de ter a vacinação nos lares completa até ao final de fevereiro, “excetuando os surtos ativos”.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Na Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, ao leme do comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. …

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …

O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço. Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway …

Testes rápidos esgotam na Alemanha no primeiro dia em que são postos à venda

O processo de vacinação na Alemanha continua lento. O Governo está a contar com a realização em massa de testes rápidos de antigénio para iniciar um plano de desconfinamento progressivo. As principais cadeias de supermercados …

Rio avisou autarcas que podem ser postos "para o lado" se se portarem "menos bem"

O líder do PSD diz não entender o mal-estar de alguns autarcas com o anúncio dos candidatos às eleições locais. Este sábado, no discurso de encerramento da 5.ª Academia de Formação Política para Mulheres do …

Movimento “Black Lives Matter” fez diminuir mortes causadas por polícias

Desde que os protestos de Black Lives Matter começaram a ganhar destaque, após a morte de Michael Brown em 2014, no Missouri, o movimento espalhou-se por centenas de cidades em todos os estados dos EUA …