Há pessoas a ser vacinadas que não são prioritárias. Autarca de Reguengos foi uma delas

A Ordem dos Farmacêuticos recebeu várias denúncias sobre casos em que pessoas que não estão na linha da frente estão a ser vacinadas. As denúncias serão enviadas ao coordenador da task force da vacinação contra a covid-19.

“Tivemos notícia de vários casos que foram notificados à Ordem dos Farmacêuticos que ficam pasmados pelo facto de não serem vacinados, quando depois há profissionais que não estão na linha da frente ou que estão em teletrabalho e que são vacinados”, disse a bastonária Ana Paula Martins, na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia, esta quinta-feira, citada pelo jornal Público.

“Esta é uma questão que não conseguimos clarificar. Já falámos com o coordenador da task force e ficámos de fazer chegar os casos que foram entretanto revelados. Penso que tem muito a ver com a organização dos centros hospitalares e das próprias Administrações Regionais de Saúde”, disse ainda a bastonária dos Farmacêuticos.

Numa outra audição, a bastonária dos Enfermeiros também apontou o mesmo problema. “São situações pontuais, mas são importantes, que se estão a agravar com o início da vacinação dos lares, em que estão a vacinar primeiro pessoas que não têm contacto direto com doentes ao invés de enfermeiros, médicos e assistentes operacionais”.

Isto é próprio de um país saloio que tenta vacinar aqueles que conhecem, os amigos da instituição, e alguém tem que ir verificar o que é que se está a passar”, apelou Ana Rita Cavaco.

Segundo a bastonária, esta situação está a passar-se nalgumas instituições, adiantando que a OE já enviou estes relatos para a Assembleia da República e que irá continuar a fazê-lo porque “entende que tem de haver culpados daquilo que acontece”.

Autarca de Reguengos de Monsaraz já foi vacinado

Segundo o semanário Expresso, uma das pessoas que não pertence a nenhum dos grupos prioritários e que já recebeu a primeira dose da vacina foi o presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto.

O jornal escreve que o autarca socialista foi vacinado pelo facto de ser presidente da fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva, que gere o lar onde, em agosto do ano passado, um surto fez 18 mortos.

No Facebook, circulou uma fotografia em que Calixto segurava os comprovativos da administração da primeira dose da vacina. E foi então que um utilizador questionou porque é que tinha sido vacinado.

O presidente da Câmara admitiu que não cumpria os critérios para ter sido vacinado e afirmou que não concorda com essa situação, uma vez que, enquanto “autoridade municipal de Proteção Civil”, tem “responsabilidades diárias na tomada de decisões em focos de problemas”.

Em declarações ao Expresso, João Carlos Silva, diretor de serviços da fundação, saiu em defesa do autarca, afirmando que “foram vacinados todos os elementos do conselho de administração”, pois têm sido “parte ativa e desenvolvido diligências quase diretas junto das instalações do lar”.

O responsável disse ainda que as listagens foram enviadas à Segurança Social e às autoridades de saúde e que os nomes dos administradores foram “considerados elegíveis”.

Lacerda Sales não concorda com a decisão do autarca

Em declarações ao jornal online Observador, o coordenador do Plano Nacional de Vacinação, Francisco Ramos, afirmou que, como autarca, Calixto “não deveria ter sido vacinado” e que “esteve mal” enquanto membro de administração do lar.

Em entrevista ao mesmo semanário, esta sexta-feira, o coordenador da task-force responsável pelo plano de vacinação assumiu que está a ser trabalhada uma proposta para incluir entre os prioritários os titulares de altos cargos de decisão, como os políticos.

Esta manhã, depois de ter doado sangue, para apelar também à participação dos portugueses, o secretário de Estado Adjunto da Saúde, António Lacerda Sales, foi questionado pelos jornalistas sobre este caso.

Para o governante, a “atividade política deverá ser inserida nos serviços críticos” para a definição dos critérios de vacinação, mas, enquanto isso não acontecer, só devem receber a vacina “na fase devida”.

“Sendo que há outras prioridades iniciais, com os profissionais de saúde, os residentes dos ERPIs, os profissionais dos ERPIs. Depois na fase dos serviços críticos, penso que seria razoável. Entendo que todos nós devemos ser vacinados nas nossas fases”, afirmou, também citado pelo Observador.

“Acho que este autarca deveria ter sido vacinado na fase correspondente, que seria a fase dos serviços críticos, se realmente os autarcas, como penso que devem ser inseridos, forem inseridos nessa mesma altura”, acrescentou.

Numa resposta escrita ao jornal digital depois das declarações do secretário de Estado, o ministério disse que “o preenchimento das condições para a vacinação pelo lar da fundação é uma interpretação que cabe àquela instituição“.

Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Só existe um comentário possível: SOCIALISTAS.

    Procurem nas notícias por “Costa escutas hidrogénio verde”.

    Está a acontecer tudo o que aconteceu com o Sócrates.

    Procurem também em videos por: “parlamento europeu Costa procurador”

    À criatura já, no parlamento europeu, ao vivo, a cores e com som, já está a ser exposto o segundo emprego da criatura, além de ser PM de Portugal.

  2. Mais um “burro” que em vez de se calar veio exibir-se para as redes sociais…
    Com jeito já se vacinou amigos e amiginhos dos tachos em detrimento de idosos e trabalhadores de risco.

    Certamente os mais fanaticos das teorias das conspirações vão dizer que o acidente com a carrinha a caminho de Evora/Beja foi intencional para ocultar o gasto de vacinas nos amigos e amiginhos dos nossos governantes…

  3. Os politicos Corruptos no seu sempre melhor! Quem se lixa sempre = Povo. Eles saem sempre a ganhar. Não tem emenda são e serão sempre assim. Não querem saber do povo para Nada, somente para os votos. Até quando o povo vai dar ouvidos a esta gentalha?

  4. Nada que seja anormal, salve-se quem puder.
    De uma fora geral as pessoas são amáveis e atenciosas, mas muito pouco formadas civicamente. Claro que isso se reflecte nos políticos que não conhecem e muito menos praticam o dar o exemplo ( a última excepção foi Ramalho Eanes, um estadista, em contraponto ao péssimo exemplo do Mário Só Ares).
    Este Calixo só tem uma solução: passaporte abreviado para o além …

  5. Portugal vai ser sempre um País de Artolas ignorantes em que conta, tanto para empregos, como neste caso as vacinas são primeiro para os amigos e so depois vão para quem está na linha da frente.
    Por essas expertezas é que hoje uma parente minha que trabalha num Lar, foi convocada para tomar a Vacina e quando lá chegou, disseram que já não havia Vacinas e continua a ter contacto com idosos sem tomar a Vacina.

  6. Este mentecapto é mais um membro da “família” socialista que, aquando do contágio ocorrido no Lar, soube, como Presidente da Fundação detentora do Lar, colocar-se de fora e imputar as responsabilidades para outros, dizendo que a sua ligação ao Lar era apenas por inerência do cargo de Presidente da Câmara e que não tinha quaisquer funções no Lar. Mas, agora, como “chico esperto”, o Lar já lhe serve para antecipar e ao arrepio de outros, a toma da vacina. E de tão “esperto” que é ainda se vem glorificar. Ao que chegamos, portugueses….

  7. Esta criatura reles tem de se demitir. Este bandalho passou à frente das pessoas que estão na linha da frente do combate à COVID assim como de muitas pessoas em grupos de risco!
    DEMITE-TE RELES CRIATURA! DEMITE-TE! TEM VERGONHA!

  8. e ele como presidente da associaçao ate parece que tem muito contacto com os residentes.mais contacto têm os bombeiros e estes estão na lista de espera
    como era de prever, os responsaveis tinham que vior passar a mao pelo pelo e metar agua na fogueira
    É UMA VERGONHA

  9. Há pessoas a ser vacinadas que não são prioritárias!!!!
    CLARO É DO PS e outros são vacinados como familiares e amigos dos politicos do PS.
    Só o Costa tem uma Assembleia Familiar.
    SABEM AMIGOS! DEUS NÃO DORME….

RESPONDER

PSD ignora decisão da concelhia na Guarda e escolhe candidato à revelia

A direção nacional do PSD é acusada de ter ignorado a decisão da concelhia na Guarda e ter escolhido um candidato às eleições autárquicas à revelia. Um grupo de militantes da Guarda apresentou uma queixa ao …

Medina apresenta auditoria sobre manifestações em Lisboa “nos próximos dias”

O Presidente da Câmara de Lisboa revelou que “na sequência da auditoria”, que será conhecida nos próximos dias, irá tomar “as medidas para assegurar que não voltam a acontecer” falhas na proteção de dados de …

As abelhas-operárias reproduzem-se fazendo clones (quase perfeitos) de si mesmas

Uma equipa de investigadores da Universidade de Sydney descobriu que as abelhas-operárias, uma espécie encontrada na África do Sul, se reproduzem fazendo clones quase perfeitos de si mesmas. Algumas pesquisas anteriores indicavam que algumas abelhas-operárias se …

"Quero entender o que aconteceu comigo": Eriksen já reagiu ao colapso em campo

O internacional dinamarquês Christian Eriksen já reagiu à sua queda inanimada dentro do relvado, dizendo que está melhor e que quer entender o que aconteceu. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo …

Segunda tentativa. Ricardo Salgado começa hoje a ser julgado no âmbito da Operação Marquês

O ex-banqueiro Ricardo Salgado, de 76 anos, deverá começar a ser hoje julgado por três crimes de abuso de confiança, devido a transferências de mais de 10 milhões de euros, no âmbito do processo Operação …

Teletrabalho deixa de ser obrigatório a partir de hoje. Exceto em quatro concelhos

O teletrabalho deixa de ser obrigatório a partir de hoje, passando a ser recomendado na generalidade do território de Portugal continental, exceto nos quatro concelhos que apresentam taxas de incidência de covid-19 superiores aos limites …

Variantes do coronavírus podem escapar dos anticorpos espalhando-se através de supercélulas

Variantes do coronavírus, como a britânica e a sul-africana, podem escapar dos anticorpos espalhando-se através de supercélulas, revela um novo estudo. Os anticorpos que criamos depois de sermos infetados com um vírus ou vacinados contra ele …

Estudo apresenta nova visão sobre a forma como os continentes se formaram

Um estudo liderado por geólogos da Monash University apresenta uma nova visão sobre a forma como os primeiros continentes da Terra se formaram. Apesar da Terra se ter formado há mais de 4,5 mil milhões de …

Cientistas descobrem novo exoplaneta semelhante a Neptuno

Uma equipa internacional de colaboradores, incluindo cientistas do JPL da NASA e da Universidade do Novo México, descobriram um novo exoplaneta temperado, do tamanho de Neptuno, com um período orbital de 24 dias orbitando uma …

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …