Há pessoas a ser vacinadas que não são prioritárias. Autarca de Reguengos foi uma delas

A Ordem dos Farmacêuticos recebeu várias denúncias sobre casos em que pessoas que não estão na linha da frente estão a ser vacinadas. As denúncias serão enviadas ao coordenador da task force da vacinação contra a covid-19.

“Tivemos notícia de vários casos que foram notificados à Ordem dos Farmacêuticos que ficam pasmados pelo facto de não serem vacinados, quando depois há profissionais que não estão na linha da frente ou que estão em teletrabalho e que são vacinados”, disse a bastonária Ana Paula Martins, na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia, esta quinta-feira, citada pelo jornal Público.

“Esta é uma questão que não conseguimos clarificar. Já falámos com o coordenador da task force e ficámos de fazer chegar os casos que foram entretanto revelados. Penso que tem muito a ver com a organização dos centros hospitalares e das próprias Administrações Regionais de Saúde”, disse ainda a bastonária dos Farmacêuticos.

Numa outra audição, a bastonária dos Enfermeiros também apontou o mesmo problema. “São situações pontuais, mas são importantes, que se estão a agravar com o início da vacinação dos lares, em que estão a vacinar primeiro pessoas que não têm contacto direto com doentes ao invés de enfermeiros, médicos e assistentes operacionais”.

Isto é próprio de um país saloio que tenta vacinar aqueles que conhecem, os amigos da instituição, e alguém tem que ir verificar o que é que se está a passar”, apelou Ana Rita Cavaco.

Segundo a bastonária, esta situação está a passar-se nalgumas instituições, adiantando que a OE já enviou estes relatos para a Assembleia da República e que irá continuar a fazê-lo porque “entende que tem de haver culpados daquilo que acontece”.

Autarca de Reguengos de Monsaraz já foi vacinado

Segundo o semanário Expresso, uma das pessoas que não pertence a nenhum dos grupos prioritários e que já recebeu a primeira dose da vacina foi o presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto.

O jornal escreve que o autarca socialista foi vacinado pelo facto de ser presidente da fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva, que gere o lar onde, em agosto do ano passado, um surto fez 18 mortos.

No Facebook, circulou uma fotografia em que Calixto segurava os comprovativos da administração da primeira dose da vacina. E foi então que um utilizador questionou porque é que tinha sido vacinado.

O presidente da Câmara admitiu que não cumpria os critérios para ter sido vacinado e afirmou que não concorda com essa situação, uma vez que, enquanto “autoridade municipal de Proteção Civil”, tem “responsabilidades diárias na tomada de decisões em focos de problemas”.

Em declarações ao Expresso, João Carlos Silva, diretor de serviços da fundação, saiu em defesa do autarca, afirmando que “foram vacinados todos os elementos do conselho de administração”, pois têm sido “parte ativa e desenvolvido diligências quase diretas junto das instalações do lar”.

O responsável disse ainda que as listagens foram enviadas à Segurança Social e às autoridades de saúde e que os nomes dos administradores foram “considerados elegíveis”.

Lacerda Sales não concorda com a decisão do autarca

Em declarações ao jornal online Observador, o coordenador do Plano Nacional de Vacinação, Francisco Ramos, afirmou que, como autarca, Calixto “não deveria ter sido vacinado” e que “esteve mal” enquanto membro de administração do lar.

Em entrevista ao mesmo semanário, esta sexta-feira, o coordenador da task-force responsável pelo plano de vacinação assumiu que está a ser trabalhada uma proposta para incluir entre os prioritários os titulares de altos cargos de decisão, como os políticos.

Esta manhã, depois de ter doado sangue, para apelar também à participação dos portugueses, o secretário de Estado Adjunto da Saúde, António Lacerda Sales, foi questionado pelos jornalistas sobre este caso.

Para o governante, a “atividade política deverá ser inserida nos serviços críticos” para a definição dos critérios de vacinação, mas, enquanto isso não acontecer, só devem receber a vacina “na fase devida”.

“Sendo que há outras prioridades iniciais, com os profissionais de saúde, os residentes dos ERPIs, os profissionais dos ERPIs. Depois na fase dos serviços críticos, penso que seria razoável. Entendo que todos nós devemos ser vacinados nas nossas fases”, afirmou, também citado pelo Observador.

“Acho que este autarca deveria ter sido vacinado na fase correspondente, que seria a fase dos serviços críticos, se realmente os autarcas, como penso que devem ser inseridos, forem inseridos nessa mesma altura”, acrescentou.

Numa resposta escrita ao jornal digital depois das declarações do secretário de Estado, o ministério disse que “o preenchimento das condições para a vacinação pelo lar da fundação é uma interpretação que cabe àquela instituição“.

Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Só existe um comentário possível: SOCIALISTAS.

    Procurem nas notícias por “Costa escutas hidrogénio verde”.

    Está a acontecer tudo o que aconteceu com o Sócrates.

    Procurem também em videos por: “parlamento europeu Costa procurador”

    À criatura já, no parlamento europeu, ao vivo, a cores e com som, já está a ser exposto o segundo emprego da criatura, além de ser PM de Portugal.

  2. Mais um “burro” que em vez de se calar veio exibir-se para as redes sociais…
    Com jeito já se vacinou amigos e amiginhos dos tachos em detrimento de idosos e trabalhadores de risco.

    Certamente os mais fanaticos das teorias das conspirações vão dizer que o acidente com a carrinha a caminho de Evora/Beja foi intencional para ocultar o gasto de vacinas nos amigos e amiginhos dos nossos governantes…

  3. Os politicos Corruptos no seu sempre melhor! Quem se lixa sempre = Povo. Eles saem sempre a ganhar. Não tem emenda são e serão sempre assim. Não querem saber do povo para Nada, somente para os votos. Até quando o povo vai dar ouvidos a esta gentalha?

  4. Nada que seja anormal, salve-se quem puder.
    De uma fora geral as pessoas são amáveis e atenciosas, mas muito pouco formadas civicamente. Claro que isso se reflecte nos políticos que não conhecem e muito menos praticam o dar o exemplo ( a última excepção foi Ramalho Eanes, um estadista, em contraponto ao péssimo exemplo do Mário Só Ares).
    Este Calixo só tem uma solução: passaporte abreviado para o além …

  5. Portugal vai ser sempre um País de Artolas ignorantes em que conta, tanto para empregos, como neste caso as vacinas são primeiro para os amigos e so depois vão para quem está na linha da frente.
    Por essas expertezas é que hoje uma parente minha que trabalha num Lar, foi convocada para tomar a Vacina e quando lá chegou, disseram que já não havia Vacinas e continua a ter contacto com idosos sem tomar a Vacina.

  6. Este mentecapto é mais um membro da “família” socialista que, aquando do contágio ocorrido no Lar, soube, como Presidente da Fundação detentora do Lar, colocar-se de fora e imputar as responsabilidades para outros, dizendo que a sua ligação ao Lar era apenas por inerência do cargo de Presidente da Câmara e que não tinha quaisquer funções no Lar. Mas, agora, como “chico esperto”, o Lar já lhe serve para antecipar e ao arrepio de outros, a toma da vacina. E de tão “esperto” que é ainda se vem glorificar. Ao que chegamos, portugueses….

  7. Esta criatura reles tem de se demitir. Este bandalho passou à frente das pessoas que estão na linha da frente do combate à COVID assim como de muitas pessoas em grupos de risco!
    DEMITE-TE RELES CRIATURA! DEMITE-TE! TEM VERGONHA!

  8. e ele como presidente da associaçao ate parece que tem muito contacto com os residentes.mais contacto têm os bombeiros e estes estão na lista de espera
    como era de prever, os responsaveis tinham que vior passar a mao pelo pelo e metar agua na fogueira
    É UMA VERGONHA

  9. Há pessoas a ser vacinadas que não são prioritárias!!!!
    CLARO É DO PS e outros são vacinados como familiares e amigos dos politicos do PS.
    Só o Costa tem uma Assembleia Familiar.
    SABEM AMIGOS! DEUS NÃO DORME….

RESPONDER

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …

Junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, diz especialista da ONU

A junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, incluindo crianças com 20 semanas de idade, segundo o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) destacado para o país, …

Regiões portuguesas entre as que mais colocaram trabalhadores em teletrabalho

  Apesar dos números elevados registados em Portugal, futuro do modelo está ainda em aberto, face à preferência dos patrões em ter os funcionários a trabalhar em ambiente de escritório. De acordo com dados revelados pelo Eurostat, …

Reino Unido em choque. Sabina Nessa pode ter sido assassinada por um estranho ainda em liberdade

Sabina Nessa, de 28 anos, terá sido assassinada enquanto caminhava pelo Cator Park, no sudeste de Londres, na passada sexta-feira. O percurso da sua casa até a um bar ia demorar apenas cinco minutos, mas …

A corrida a secretário-geral da UGT terá dois candidatos

É a primeira vez que a corrida à liderança da UGT conta com dois candidatos: além de José Abraão, atual dirigente da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), Mário Mourão, presidente do Sindicato dos …