Há pessoas a ser vacinadas que não são prioritárias. Autarca de Reguengos foi uma delas

A Ordem dos Farmacêuticos recebeu várias denúncias sobre casos em que pessoas que não estão na linha da frente estão a ser vacinadas. As denúncias serão enviadas ao coordenador da task force da vacinação contra a covid-19.

“Tivemos notícia de vários casos que foram notificados à Ordem dos Farmacêuticos que ficam pasmados pelo facto de não serem vacinados, quando depois há profissionais que não estão na linha da frente ou que estão em teletrabalho e que são vacinados”, disse a bastonária Ana Paula Martins, na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia, esta quinta-feira, citada pelo jornal Público.

“Esta é uma questão que não conseguimos clarificar. Já falámos com o coordenador da task force e ficámos de fazer chegar os casos que foram entretanto revelados. Penso que tem muito a ver com a organização dos centros hospitalares e das próprias Administrações Regionais de Saúde”, disse ainda a bastonária dos Farmacêuticos.

Numa outra audição, a bastonária dos Enfermeiros também apontou o mesmo problema. “São situações pontuais, mas são importantes, que se estão a agravar com o início da vacinação dos lares, em que estão a vacinar primeiro pessoas que não têm contacto direto com doentes ao invés de enfermeiros, médicos e assistentes operacionais”.

Isto é próprio de um país saloio que tenta vacinar aqueles que conhecem, os amigos da instituição, e alguém tem que ir verificar o que é que se está a passar”, apelou Ana Rita Cavaco.

Segundo a bastonária, esta situação está a passar-se nalgumas instituições, adiantando que a OE já enviou estes relatos para a Assembleia da República e que irá continuar a fazê-lo porque “entende que tem de haver culpados daquilo que acontece”.

Autarca de Reguengos de Monsaraz já foi vacinado

Segundo o semanário Expresso, uma das pessoas que não pertence a nenhum dos grupos prioritários e que já recebeu a primeira dose da vacina foi o presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto.

O jornal escreve que o autarca socialista foi vacinado pelo facto de ser presidente da fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva, que gere o lar onde, em agosto do ano passado, um surto fez 18 mortos.

No Facebook, circulou uma fotografia em que Calixto segurava os comprovativos da administração da primeira dose da vacina. E foi então que um utilizador questionou porque é que tinha sido vacinado.

O presidente da Câmara admitiu que não cumpria os critérios para ter sido vacinado e afirmou que não concorda com essa situação, uma vez que, enquanto “autoridade municipal de Proteção Civil”, tem “responsabilidades diárias na tomada de decisões em focos de problemas”.

Em declarações ao Expresso, João Carlos Silva, diretor de serviços da fundação, saiu em defesa do autarca, afirmando que “foram vacinados todos os elementos do conselho de administração”, pois têm sido “parte ativa e desenvolvido diligências quase diretas junto das instalações do lar”.

O responsável disse ainda que as listagens foram enviadas à Segurança Social e às autoridades de saúde e que os nomes dos administradores foram “considerados elegíveis”.

Lacerda Sales não concorda com a decisão do autarca

Em declarações ao jornal online Observador, o coordenador do Plano Nacional de Vacinação, Francisco Ramos, afirmou que, como autarca, Calixto “não deveria ter sido vacinado” e que “esteve mal” enquanto membro de administração do lar.

Em entrevista ao mesmo semanário, esta sexta-feira, o coordenador da task-force responsável pelo plano de vacinação assumiu que está a ser trabalhada uma proposta para incluir entre os prioritários os titulares de altos cargos de decisão, como os políticos.

Esta manhã, depois de ter doado sangue, para apelar também à participação dos portugueses, o secretário de Estado Adjunto da Saúde, António Lacerda Sales, foi questionado pelos jornalistas sobre este caso.

Para o governante, a “atividade política deverá ser inserida nos serviços críticos” para a definição dos critérios de vacinação, mas, enquanto isso não acontecer, só devem receber a vacina “na fase devida”.

“Sendo que há outras prioridades iniciais, com os profissionais de saúde, os residentes dos ERPIs, os profissionais dos ERPIs. Depois na fase dos serviços críticos, penso que seria razoável. Entendo que todos nós devemos ser vacinados nas nossas fases”, afirmou, também citado pelo Observador.

“Acho que este autarca deveria ter sido vacinado na fase correspondente, que seria a fase dos serviços críticos, se realmente os autarcas, como penso que devem ser inseridos, forem inseridos nessa mesma altura”, acrescentou.

Numa resposta escrita ao jornal digital depois das declarações do secretário de Estado, o ministério disse que “o preenchimento das condições para a vacinação pelo lar da fundação é uma interpretação que cabe àquela instituição“.

Filipa Mesquita Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Só existe um comentário possível: SOCIALISTAS.

    Procurem nas notícias por “Costa escutas hidrogénio verde”.

    Está a acontecer tudo o que aconteceu com o Sócrates.

    Procurem também em videos por: “parlamento europeu Costa procurador”

    À criatura já, no parlamento europeu, ao vivo, a cores e com som, já está a ser exposto o segundo emprego da criatura, além de ser PM de Portugal.

  2. Mais um “burro” que em vez de se calar veio exibir-se para as redes sociais…
    Com jeito já se vacinou amigos e amiginhos dos tachos em detrimento de idosos e trabalhadores de risco.

    Certamente os mais fanaticos das teorias das conspirações vão dizer que o acidente com a carrinha a caminho de Evora/Beja foi intencional para ocultar o gasto de vacinas nos amigos e amiginhos dos nossos governantes…

  3. Os politicos Corruptos no seu sempre melhor! Quem se lixa sempre = Povo. Eles saem sempre a ganhar. Não tem emenda são e serão sempre assim. Não querem saber do povo para Nada, somente para os votos. Até quando o povo vai dar ouvidos a esta gentalha?

  4. Nada que seja anormal, salve-se quem puder.
    De uma fora geral as pessoas são amáveis e atenciosas, mas muito pouco formadas civicamente. Claro que isso se reflecte nos políticos que não conhecem e muito menos praticam o dar o exemplo ( a última excepção foi Ramalho Eanes, um estadista, em contraponto ao péssimo exemplo do Mário Só Ares).
    Este Calixo só tem uma solução: passaporte abreviado para o além …

  5. Portugal vai ser sempre um País de Artolas ignorantes em que conta, tanto para empregos, como neste caso as vacinas são primeiro para os amigos e so depois vão para quem está na linha da frente.
    Por essas expertezas é que hoje uma parente minha que trabalha num Lar, foi convocada para tomar a Vacina e quando lá chegou, disseram que já não havia Vacinas e continua a ter contacto com idosos sem tomar a Vacina.

  6. Este mentecapto é mais um membro da “família” socialista que, aquando do contágio ocorrido no Lar, soube, como Presidente da Fundação detentora do Lar, colocar-se de fora e imputar as responsabilidades para outros, dizendo que a sua ligação ao Lar era apenas por inerência do cargo de Presidente da Câmara e que não tinha quaisquer funções no Lar. Mas, agora, como “chico esperto”, o Lar já lhe serve para antecipar e ao arrepio de outros, a toma da vacina. E de tão “esperto” que é ainda se vem glorificar. Ao que chegamos, portugueses….

  7. Esta criatura reles tem de se demitir. Este bandalho passou à frente das pessoas que estão na linha da frente do combate à COVID assim como de muitas pessoas em grupos de risco!
    DEMITE-TE RELES CRIATURA! DEMITE-TE! TEM VERGONHA!

  8. e ele como presidente da associaçao ate parece que tem muito contacto com os residentes.mais contacto têm os bombeiros e estes estão na lista de espera
    como era de prever, os responsaveis tinham que vior passar a mao pelo pelo e metar agua na fogueira
    É UMA VERGONHA

  9. Há pessoas a ser vacinadas que não são prioritárias!!!!
    CLARO É DO PS e outros são vacinados como familiares e amigos dos politicos do PS.
    Só o Costa tem uma Assembleia Familiar.
    SABEM AMIGOS! DEUS NÃO DORME….

RESPONDER

Como surgiu a vida na Terra? Cientistas acreditam ter descoberto o "elemento-chave"

Uma equipa de investigadores da Ludwig-Maximilians-Universitaet, na Alemanha, mostrou que pequenas alterações nas moléculas de transferência de ARN (tARNs) permitem que se auto-agrupem numa unidade funcional que consegue replicar informações exponencialmente. Uma equipa de biólogos alemães …

Telescópio FAST detetou três misteriosos sinais rádio do ainda jovem Universo

O gigante telescópio chinês FAST (Five Hundred Metre Aperture Spherical Telescope) detetou três misteriosas rajadas rápidas de rádio (FRB) que ocorreram quando o Universo era ainda jovem. As rajadas rápidas de rádio são um dos …

Áustria reitera rejeição de acordo comercial UE-Mercosul

O Governo austríaco, numa carta enviada ao primeiro-ministro, António Costa, reiterou a sua rejeição do acordo comercial UE-Mercosul e apelou a que Portugal, enquanto presidência da União Europeia (UE), “assegure” que a sua votação seja …

Em Málaga, pode comer-se o pão mais caro do mundo. É feito com ouro e prata

É na padaria espanhola Pan Piña que se confeciona aquele que é, de momento, o pão mais caro de todo o mundo. Este é vendido por uma quantia que pode chegar até aos 3.700 euros …

Novas evidências apontam eventual localização dos destroços do MH370. Jornalista sugere que foi abatido

O chefe da busca fracassada pelo voo MH370 da Malaysia Airlines está a pedir um novo inquérito com base em novas evidências que podem finalmente resolver o mistério do desaparecimento da aeronave há sete anos. De …

Cidade nos EUA testou o rendimento básico universal. "Os números foram incríveis"

Além de a percentagem de pessoas que tinham um emprego a tempo inteiro ter subido, os participantes da iniciativa também relataram sentir-se menos ansiosos. De acordo com o estudo publicado esta quarta-feira, citado pela agência …

Belenenses 0-3 Benfica | Vendaval suíço após o descanso

O Benfica venceu o dérbi com a Belenenses SAD, em jogo a contar para 22ª jornada da Liga NOS, por 3-0. Uma partida que teve uma primeira parte mal jogada e com muitas dificuldades para as …

Investigador apresenta nova geração de drones minúsculos e ágeis. São inspirados em mosquitos

Os mosquitos são insetos incrivelmente acrobáticos e resistentes durante o voo, o que os ajuda a navegar entre rajadas de vento, obstáculos e incertezas. Agora, uma equipa de investigadores construiu um sistema que se aproxima …

OMS considera que a pandemia podia ter sido evitada se alguns países não tivessem sido lentos a reagir

O diretor-geral da OMS afirmou esta segunda-feira que alguns países reagiram lentamente à declaração de emergência sanitária global em janeiro de 2020, desperdiçando-se uma "janela de oportunidade" para evitar a pandemia de covid-19. "A 30 de …

Louvre recupera armadura do século XVI roubada há quase 40 anos

O peitoral e o capacete elaboradamente decorados, que estavam desaparecidos desde 1983, datam do século XVI e voltaram finalmente ao museu do Louvre, em França. Quase quatro décadas depois, um peitoral e um capacete do século …