Austrália está a transformar uma ilha turística numa zona de quarentena

A Austrália está a transformar a Ilha Rottnest, um destino turístico conhecido por abrigar alguns dos únicos quokkas do mundo, numa zona de quarentena.

De acordo com a cadeia televisiva ABC News, a Ilha Rottnest prepara-se para receber 800 cidadãos australianos que seguem a bordo do cruzeiro australiano Vasco da Gama que, ao todo, transporta 950 passageiros e 550 tripulantes.

Este destino tem disponíveis 699 quatros, oferta que deverá chegar para os 800 australianos, uma vez que grande parte destes viajavam com os respetivos companheiros.

“Todos os australianos, incluindo os ocidentais, serão transferidos imediatamente a Ilha Rottnest para um período de isolamento voluntário de 14 dias (…) Nos últimos dias, retiramos os visitantes das ilha e fizemos os arranjos necessários para o alojamento, alimentação e segurança”, disse o primeiro-ministro da Austrália Ocidental, Mark McGowan.

Os restantes passageiros do Vasco da Gama, isto é, aqueles que não têm nacionalidade australiana, vão continuar no interior do navio, aguardando que as autoridades nacionais decidam como vão enviá-los para os seus países.

Outros dois cruzeiros que navegam em águas próximas – o Artania e o Magnifica – não foram autorizados a atracar na ilha, tendo sido ordenados a ancorar no mar. “Esses dois navios precisam de voltar para casa”, disse o líder do Executivo.

“Os funcionários do Departamento de Saúde estão agora a bordo [destes cruzeiros] a fornecer testes e exames médicos (…) [Os seus passageiros] não poderão desembarcar a qualquer momento, a menos que viajem sob rigorosa supervisão e diretamente para o aeroporto ou caso necessitem cuidados médicos urgentes para sobreviver”.

O Artania e o Magnifica não têm a bordo cidadãos australianos.

Até às 17 horas desta quarta-feira, a Austrália tinha 2364 casos positivos de covid-19, havendo registo de oito mortes e 119 pessoas recuperadas.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Pescador encontra destroços de navio que terá naufragado há mais de 200 anos

Arqueólogos mexicanos localizaram os destroços de um navio na costa do estado de Quintana Roo, no México, e acreditam que o mesmo terá naufragado há mais de 200 anos. De acordo com a BBC, o naufrágio …

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …