Aumentos salariais generalizados? Esquerda desconfia

Tiago Petinga / Lusa

António Costa e Mário Centeno

A esquerda desconfia de que os 200 milhões de euros, que Centeno já tinha indicado durante a campanha eleitoral, sejam utilizados num aumento de todos os salários da Função Pública.

O Governo indicou aos partidos que a margem para aumentos salariais é a que já estaria prevista no Programa de Estabilidade – cerca de 200 milhões de euros. Contudo, avança o ECO esta terça-feira, há desconfiança à esquerda de que estes 200 milhões sejam todos utilizados num aumento de todos os salários da Função Pública.

No ano passado, Centeno referiu-se a um valor global de aumento das despesas com pessoal na ordem dos 800 milhões, mas, deste valor, só 50 milhões de euros estavam previstos para um aumento generalizado dos salários.

Os restantes 759 milhões de euros diziam respeito a medidas que aumentavam as despesas com pessoal, mas não a atualizações de salários para a generalidade da Função Pública. Segundo o diário económico, estavam incluídos os custos do descongelamento de carreiras e negociações com setores específicos.

Este ano, os partidos receiam que os 200 milhões de euros que Mário Centeno anunciou sejam consumidos por medidas já tomadas – promoções e avanços na carreira, por exemplo.

Os aumentos salariais previstos de forma generalizada já não acontecem desde 2009. Este receio significa que estes voltariam a não acontecer – e, a acontecerem, o valor poderia ser pouco mais do que simbólico no vencimento anual dos funcionários públicos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …

Fauci fala de "sentimento libertador" após saída de Trump da Casa Branca

O infeciologista Anthony Fauci, o principal rosto da Casa Branca no combate à pandemia de covid-19, admitiu um sentimento "libertador" após a saída da administração de Donald Trump e afirmou que poderá agora falar sobre …

Parlamento Europeu pede lei que reconheça como "fundamental" direito a desligar

O Parlamento Europeu (PE) pediu na quinta-feira à Comissão Europeia que proponha uma lei que reconheça o "direito a desligar" como sendo "fundamental", permitindo assim que "quem trabalhe por meios digitais desligue os aparelhos fora …

Portugal entra na lista da Alemanha de países de "alta incidência"

A Alemanha incluiu Portugal no grupo de mais de 20 países e territórios considerados de “alta incidência” da pandemia de covid-19. Neste grupo, além de Portugal, estão Albânia, Andorra, Bolívia, Bósnia, Egito, Espanha, Emirados Árabes Unidos, …

Hungria compra vacina russa apesar de não estar autorizada na UE

O Governo húngaro anunciou esta sexta-feira que chegou a acordo para comprar "grandes quantidades" da vacina russa contra a covid-19 Sputnik V, embora esta ainda não tenha sido autorizada pelas autoridades de saúde europeias. O ministro …

Governo prepara apoio extraordinário para o desporto devido à covid-19

O Governo está a preparar um fundo de apoio extraordinário para ajudar o desporto a ultrapassar a crise provocada pela pandemia de Covid-19, revelou o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo …

Líderes europeus defendem que fronteiras devem continuar abertas

Os chefes dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE) reuniram-se em videoconferência, na quinta-feira, na qual concordaram que as fronteiras não devem ser fechadas, devendo evitar-se medidas que possam comprometer o mercado único e o …