/

Aumento de vagas permite aos alunos mudar candidatura ao Ensino Superior

Este ano, haverá mais 4.737 vagas para serem preenchidas no concurso nacional de acesso ao Ensino Superior. Por essa razão, os estudantes que se candidataram podem “mudar as opções” que inicialmente assinalaram.

O Ministério decidiu criar mais de 4.700 vagas de acesso ao Ensino Superior para reforçar o número de lugares disponíveis face ao aumento das candidaturas. Esse aumento vai permitir aos estudantes alterarem a sua candidatura, avança este sábado o jornal Público.

Os alunos que se candidataram podem “mudar de opções” face às que inicialmente apresentaram, adiantou o ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor. As alterações poderão ser feitas entre 9 e 11 de setembro, através da plataforma de candidaturas online disponível no site da Direção-geral do Ensino Superior.

O aumento de vagas foi uma decisão tomada depois da 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior, como resposta ao aumento do número de candidaturas.

O diário refere ainda que os cursos de Gestão e Economia da Universidade Nova de Lisboa, o de Gestão e o de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico de Lisboa são alguns do que poderão abrir mais vagas suplementares.

O reforço alberga, em particular, os 17 cursos mais procurados pelos estudantes portugueses, mas há um que é exceção: o de Medicina. Ainda assim, em declarações à TSF, Manuel Heitor diz que é importante que os alunos tenham acesso aos cursos que desejam.

“Para um jovem de 18 ou 19 anos é importante ser colocado na sua primeira opção, naqueles que são os seus desejo e atitudes para aprender novas matérias e ter acesso ao conhecimento.” O objetivo do Governo é “incentivar” essa atitude, enquanto promove um “espírito republicano de democratização de acesso ao ensino”.

A primeira fase de candidaturas ao Ensino Superior para os alunos que integrem o ano letivo 2020/21 terminou a 23 de agosto.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.