Governo acrescenta 4 mil vagas no ensino superior

Rodrigo Antunes / Lusa

As instituições de ensino superior vão poder destinar ao regime geral de ingresso as vagas que não forem usadas nos concursos especiais, permitindo um aumento de cerca de 4 mil vagas.

As universidades e institutos politécnicos vão poder atribuir vagas destinadas aos alunos internacionais a candidatos através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, anunciou hoje a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa.

A medida, anunciada durante a conferência de imprensa sobre a reunião de hoje do Conselho de Ministros, foi justificada pelo elevado número de candidatos no concurso nacional e, por outro lado, pela expectável diminuição de estudantes internacionais.

“Tivemos no concurso nacional de acesso o maior número de candidatos desde há muitos anos e, por isso, o Governo resolveu que as instituições de ensino superior podem usar essas vagas para o concurso geral de acesso”, explicou a ministra Mariana Vieira da Silva.

De acordo com o jornal Público, são cerca de 4.000 novos lugares que podem ser ocupados no concurso que está a decorrer.

A primeira fase do concurso ao ensino superior terminou no domingo com 62.675 candidatos, o valor mais alto desde 1996. O número de candidatos supera as 51.408 vagas disponíveis para o ensino superior público. Assim, cerca de 11 mil estudantes correm o risco de não entrar em nenhuma instituição.

No comunicado divulgado após o Conselho de Ministros lê-se que serão adotadas medidas excecionais durante a pandemia para reforçar “o número de vagas no regime geral de acesso ao ensino superior”.

Assim, as instituições de ensino superior vão poder destinar aos alunos nacionais que se candidataram ao concurso de acesso as vagas que habitualmente estão destinadas ao concurso especial para os estudantes internacionais.

As quebras de procura dos alunos estrangeiros chegam, em algumas instituições, aos 50%. O Governo procura que estas vagas que não tenham sido ocupadas em todos os concursos especiais sejam usadas por cerca de 4 mil dos quase 63 mil que se candidataram este ano. As colocações são divulgadas a 28 de setembro.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Falta agora arranjar maneira de esses 62.000 alunos lá chegarem conseguindo redigir uma frase sem erros ortográficos e/ou gramaticais. Já não peço que tenham a capacidade de organizar ideias e serem capazes de articulá-las de molde a produzirem um texto coerente, com princípio, meio e fim. E nem tenho a ousadia de pedir que venham munidos das mais elementares competências em matéria de juízo e interpretação crítica, não apenas do que é leccionado, mas também do mundo que os rodeia.
    Um exemplo: No ano lectivo de 2018/2019, tendo-me apercebido numa turma que os alunos desconheciam o nome do Ministro das Finanças, que já o era desde há 3 anos, resolvi fazer um inquérito a todos os demais. Resultado? 3 respostas certas em 220 alunos… E desabafei, manifestando a minha surpresa e desagrado pela falta de interesse sobre as coisas que nos rodeiam, que não estava a pedir os nomes dos presidentes dos conselhos de administração dos cinco maiores bancos a operar em Portugal ou das empresas que integram o PSI20. Resultado? Tive de explicar o que é o PSI20, indicar quais os referidos bancos e respectivos presidentes dos CA, explicar que com excepção da CGD que é do Estado, todos os outros são de capitais estrangeiros, etc., etc., etc.
    Palavra que não sei o que é que se passa no Ensino Secundário. Mas que a PGA faz falta, lá isso faz… E, parafraseando o outro com igual indignação: “e esta gente vota!!!”

RESPONDER

China não está a conseguir macacos de laboratório suficientes para responder à procura da comunidade científica

A proibição do comércio de animais selvagens e o crescimento da investigação científica estão a causar uma escassez de macacos de laboratório na China. A oferta cada vez menor de macacos de laboratório, amplamente usados em …

Câmara do Porto recusa hastear bandeira LGBT no dia contra a homofobia

A Câmara Municipal do Porto recusou hastear a bandeira LGBTI+ na próxima segunda-feira, dia 17 de Maio, data em que se assinala o Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. Segundo o Público, a autarquia …

E se fosse possível passar um mês no Palácio de Buckingham? O preço não seria para qualquer bolso

Viver num palácio pode ser o sonho de muitos, mas não é para a carteira de qualquer um. Agora, já se sabe quanto custaria alugar, durante um mês, uma das casas reais mais conhecidas da …

Cavaco Silva considera que seria "chocante" PSD aprovar reforma das Forças Armadas

O ex-Presidente da República defende que é "um erro grave" a reforma das Forças Armadas que o ministro da Defesa pretende fazer, afirmando que seria para si "chocante" ver o PSD aprová-la. "Considero um erro grave …

Risco de ser hospitalizado ou morrer de covid diminui 90% após vacinação

O risco de um adulto ser hospitalizado ou morrer por covid-19 diminui 90% a 95% passados 35 dias sobre o início da vacinação, conclui um estudo divulgado este sábado pelo Instituto Nacional de Saúde de …

No Japão, combater a pandemia implica pedir ajuda a um grande gato cor-de-rosa

Um super-herói mascarado patrulha dois dos distritos mais movimentados de Tóquio para ajudar os cidadãos japoneses a derrotar o coronavírus. O seu nome é Koronon e é um gato cor-de-rosa. O cruzado é um mascote com …

Portugal regista mais uma morte e 334 novos casos. Internamentos voltam a subir

Nas últimas 24 horas, foram confirmados 334 novos casos e registou-se mais um óbito. O boletim deste domingo dá ainda conta de mais 229 recuperados. Segundo o boletim epidemiológico deste domingo, dia 16 de maio, atualmente …

Romualda Fernandes - PS

"Senti alguma dor". Romualda Fernandes fala sobre a atitude racista da qual foi vítima

Romualda Fernandes pronuncia-se pela primeira vez sobre a notícia da Lusa para dizer que aquilo que a define não é a cor da pele, mas os seus valores. Em causa está uma notícia da Agência Lusa, …

Elefantes encontrados mortos numa reserva florestal. Envenenamento pode ser a causa

As autoridades estão a tentar perceber de que forma é que os 18 elefantes selvagens asiáticos morreram no nordeste da Índia. Os elefantes, que incluíam cinco filhotes, foram encontrados mortos na reserva florestal protegida de Kondali, …

"Máxima segurança". Porto de Lisboa com protocolo de segurança para receber cruzeiros

A administração do Porto de Lisboa assinalou este domingo o regresso do movimento de passageiros de cruzeiros a partir desta segunda-feira, com o levantamento das restrições ao desembarque de passageiros em viagens não essenciais, sublinhando …