Governo acrescenta 4 mil vagas no ensino superior

Rodrigo Antunes / Lusa

As instituições de ensino superior vão poder destinar ao regime geral de ingresso as vagas que não forem usadas nos concursos especiais, permitindo um aumento de cerca de 4 mil vagas.

As universidades e institutos politécnicos vão poder atribuir vagas destinadas aos alunos internacionais a candidatos através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, anunciou hoje a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa.

A medida, anunciada durante a conferência de imprensa sobre a reunião de hoje do Conselho de Ministros, foi justificada pelo elevado número de candidatos no concurso nacional e, por outro lado, pela expectável diminuição de estudantes internacionais.

“Tivemos no concurso nacional de acesso o maior número de candidatos desde há muitos anos e, por isso, o Governo resolveu que as instituições de ensino superior podem usar essas vagas para o concurso geral de acesso”, explicou a ministra Mariana Vieira da Silva.

De acordo com o jornal Público, são cerca de 4.000 novos lugares que podem ser ocupados no concurso que está a decorrer.

A primeira fase do concurso ao ensino superior terminou no domingo com 62.675 candidatos, o valor mais alto desde 1996. O número de candidatos supera as 51.408 vagas disponíveis para o ensino superior público. Assim, cerca de 11 mil estudantes correm o risco de não entrar em nenhuma instituição.

No comunicado divulgado após o Conselho de Ministros lê-se que serão adotadas medidas excecionais durante a pandemia para reforçar “o número de vagas no regime geral de acesso ao ensino superior”.

Assim, as instituições de ensino superior vão poder destinar aos alunos nacionais que se candidataram ao concurso de acesso as vagas que habitualmente estão destinadas ao concurso especial para os estudantes internacionais.

As quebras de procura dos alunos estrangeiros chegam, em algumas instituições, aos 50%. O Governo procura que estas vagas que não tenham sido ocupadas em todos os concursos especiais sejam usadas por cerca de 4 mil dos quase 63 mil que se candidataram este ano. As colocações são divulgadas a 28 de setembro.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Falta agora arranjar maneira de esses 62.000 alunos lá chegarem conseguindo redigir uma frase sem erros ortográficos e/ou gramaticais. Já não peço que tenham a capacidade de organizar ideias e serem capazes de articulá-las de molde a produzirem um texto coerente, com princípio, meio e fim. E nem tenho a ousadia de pedir que venham munidos das mais elementares competências em matéria de juízo e interpretação crítica, não apenas do que é leccionado, mas também do mundo que os rodeia.
    Um exemplo: No ano lectivo de 2018/2019, tendo-me apercebido numa turma que os alunos desconheciam o nome do Ministro das Finanças, que já o era desde há 3 anos, resolvi fazer um inquérito a todos os demais. Resultado? 3 respostas certas em 220 alunos… E desabafei, manifestando a minha surpresa e desagrado pela falta de interesse sobre as coisas que nos rodeiam, que não estava a pedir os nomes dos presidentes dos conselhos de administração dos cinco maiores bancos a operar em Portugal ou das empresas que integram o PSI20. Resultado? Tive de explicar o que é o PSI20, indicar quais os referidos bancos e respectivos presidentes dos CA, explicar que com excepção da CGD que é do Estado, todos os outros são de capitais estrangeiros, etc., etc., etc.
    Palavra que não sei o que é que se passa no Ensino Secundário. Mas que a PGA faz falta, lá isso faz… E, parafraseando o outro com igual indignação: “e esta gente vota!!!”

RESPONDER

Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil. Os …

Quando um tigre vale mais morto do que vivo: A sórdida realidade das quintas de procriação

Em alguns países asiáticos, quintas de procriação de tigres exploram até ao tutano o valor económico do animal, submetendo-o a condições de vida degradantes. Tigres já foram puderam ser encontrados em grande parte da Ásia, do …

Ana Estrada Ugarte. Em decisão histórica, Peru abre as portas à eutanásia

Numa decisão histórica esta quinta-feira, o 11.º Tribunal Constitucional do Superior Tribunal de Justiça de Lima, no Peru, ordenou ao Ministério da Saúde do país que respeitasse a vontade de Ana Estrada Ugarte de acabar …

Árbitros estrangeiros na próxima época? APAF recusa "atestado de incompetência"

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) tem a certeza de que o Conselho de Arbitragem (CA) não irá passar um "atestado de incompetência" aos árbitros portugueses, chamando estrangeiros para encontros de Ligas nacionais. Segundo …

Depois do desconforto que a série causou na Família Real, Harry defende "The Crown"

Durante uma entrevista a James Corden, para o programa americano The Late Late Show, o príncipe Harry defendeu a série The Crown da Netflix, explicando que embora não seja “estritamente precisa”, retrata a pressão da …

Benfica vai apresentar queixa por ameaças de morte a Vieira e vandalismo

O Benfica vai avançar com queixas devido às ameaças de morte ao presidente do clube em tarjas colocadas nas imediações do Estádio da Luz, mas também pela vandalização de várias casas benfiquistas. Segundo o jornal online …

Submarino civil transparente pode levá-lo ao local do naufrágio do Titanic

A Triton, uma empresa com sede na Florida, fabrica submarinos civis de última geração há mais de uma década. Agora, vai fazer nascer o Triton 13000/2 Titanic Explorer, que para além de oferecer aos passageiros …

Catorze detidos nos novos protestos em Barcelona a favor de Pablo Hasél

Pelo menos 14 pessoas foram detidas pela polícia catalã, este sábado, durante os distúrbios que se seguiram a mais uma manifestação em Barcelona a reclamar a libertação do rapper Pablo Hasél. Segundo o jornal Público, pelo …

Procuradores avançam para tribunal contra nomeações de chefias

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está envolvido numa nova polémica, depois do concurso que culminou na indigitação de José Guerra para a Procuradoria Europeia. Segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo, um concurso para …

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …