Aumento extra de dez euros nas pensões mais baixas já está fechado

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, disse que o aumento extra de dez euros nas pensões até 658,2 euros já está fechado, faltando agora acertar o mês a partir do qual este valor será pago.

Em entrevista ao jornal Eco, que será publicada na integra esta sexta-feira, Duarte Cordeiro afirma que o Orçamento do Estado para 2020 vai contemplar um aumento extraordinário de dez euros para as pensões até 658,2 euros.

O Governo já transmitiu aos partidos que utilizará em 2020 o modelo adotado em anos anteriores. “Sinalizámos que iria haver um aumento extraordinário de pensões, em termos semelhantes ao que ocorreu no passado. Ficámos de fechar os detalhes, nomeadamente a partir de que momento esse aumento acontecia”.

Duarte Cordeiro explica que o valor já está fechado, mas que faltam ver detalhes, que devem ser acertados no debate do OE2020 na especialidade. “São os dez euros. Mas ainda a fechar o período a partir do qual ocorria. Não foi igual todos os anos. Houve variações. Ficámos de concretizar a forma como ela poderia ser efetuada neste Orçamento”.

Deste aumento extra, recorda o Eco, beneficiarão as pensões até 1,5 IAS (Indexante de Apoios Sociais), o que corresponde este ano a 658,2 euros.

Os antigos parceiros do Governo – Bloco e PCP – entregaram propostas de alteração ao OE2020 que visavam o aumento extra de dez euros nas pensões. Os comunistas pedem um aumento de dez euros para todas as pensões.

“As pensões mais baixas (até 877,6 euros) têm este ano um aumento automático de 0,7%. As que se encontram entre 877,6 euros e 2.632,8 euros têm uma atualização de 0,2% e as restantes ficam estagnadas”, escreve ainda o jornal de economia.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A VIGARICE DAS REFORMAS
    Anuncia-se aumentos, mas esconde-se os “desaumentos”.
    Há muito que venho constatando que as reformas mais baixas são mais elevadas do que o que deveriam ser. Isso acontece porque são as que vão tendo aumentos, o que não tem acontecido com outras, traduzindo-se numa injustiça para muitos reformados.
    Muitas dessas reformas beneficiadas com aumentos são de trabalhadores que, enquanto no activo, descontaram o mínimo ou mesmo fugiram ao desconto que a lei impunha. Agora continuam a beneficiar de aumentos porque a reforma é baixa.
    Na Função Pública não se escapava à fuga aos descontos para a C. G. A., mas os reformados não sentem a devida compensação por isso. Há gente na F. P. que descontou muito mais que trabalhadores privados descontaram, mas tem reformas equivalentes. Há casos aberrantes que os Governos não querem ver.
    Há muitos casos de F. P. que se devotaram com empenho e responsabilidade durante uma vida inteira de trabalho ininterrupto, às vezes sabia Deus com que sacrifício, doentes, mas sem poderem faltar, porque estavam à frente de organismos que tinham de funcionar a 100%. E no entanto têm reformas líquidas de SETECENTOS E QUARENTA E TRÊS euros.
    Vivemos num país em que não vale a pena grande esforço. O que conta é “saber-se viver”.

  2. O Sr nao devia falar assim porque a maioria dos privados pagam o salario minimo e as reformas sao de 400 e poucos euros e antigamente avia os agricultores que ainda descontavam menos que era pela casa do povo e tem reformas de 300 euros

    • Caro Carlos Simões,
      Se está a tentar rebater o meu comentário terá de arranjar outros argumentos porque o que aqui escreveu não contraria o que eu escrevi.
      Depois seria bom que soubesse para que é que os trabalhadores privados descontam e como fogem aos descontos.
      E quanto aos agricultores, saiba também para que descontavam eles e verificará que se é ou foi trabalhador, descontando como devia, esteve ou está a descontar também para eles, alguns bem riquinhos, com património que nem conhecem.

RESPONDER

"Solidariedade não é dar dinheiro." Holanda finca o pé e até critica Itália por "internar os mais velhos"

Há um novo braço-de-ferro na União Europeia (UE) entre os países do Norte e do Sul. Tudo por causa dos famigerados "coronabonds", instrumentos de dívida comum que países como Portugal, Espanha e Itália defendem para …

Vaga de doentes graves nas urgências poderá deixar SNS "inacessível"

Uma vaga de doentes graves às urgências, a juntar a cirurgias e consultas reagendadas, pode vir a deixar o SNS "inacessível" no futuro, alerta o presidente da Associação de Administradores Hospitalares. As idas à urgência nas …

CDS quer cheque de emergência para empresas encerradas

Uma das medidas, apresentadas por Francisco Rodrigues dos Santos, é a atribuição, às pequenas e médias empresas “encerradas ou com a actividade suspensa, um cheque de emergência no valor máximo de 15 mil euros”. O CDS …

Espanha regista 832 mortos nas últimas 24 horas. É o dia mais mortífero no país

A Espanha registou, nas últimas 24 horas, 832 mortos com o novo coronavírus, o maior número de vítimas mortais num só dia, elevando o balanço total para 5.690, de acordo com a última atualização das …

"O Brasil não pode parar". Bolsonaro compra campanha contra o isolamento social

Jair Bolsonaro gastou cerca de 800 mil euros numa campanha contra o isolamento social com o mote "O Brasil Não Pode Parar". O presidente brasileiro tem desvalorizado a pandemia de covid-19. Face à pandemia de covid-19, …

Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar. Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do …

Descoberta criatura que pode ser o antepassado de quase todos os animais

Cientistas podem ter descoberto um dos primeiros ancestrais da árvore genealógica: uma criatura semelhante a um verme chamado Ikaria wariootia. Segundo a revista Newsweek, a minúscula criatura, parecida com um verme, é o exemplar mais antigo …

Bombardeamento israelita em Gaza em plena crise do novo coronavírus

O exército israelita bombardeou hoje postos do movimento radical Hamas em Gaza, em represália contra o disparo de um míssil, no primeiro confronto registado no enclave palestiniano em pleno surto do novo coronavírus, noticiou a …

Avião com material médico vindo da China chegou sem ventiladores e reagentes

O avião da Hi Fly que aterrou esta sexta-feira em Lisboa com material médico para ajudar Portugal a mitigar a pandemia de covid-19 chegou apenas com 24 das 35 toneladas previstas, faltando os reagentes para …

Cientistas "reiniciam" idade de células estaminais de uma mulher de 114 anos

As pessoas vivem mais de 110 anos, as supercentenárias, são notáveis não só pela sua idade, mas também por causa da sua incrível saúde. Agora, pela primeira vez, os cientistas reprogramaram células de uma mulher …