Aumento extra de dez euros nas pensões mais baixas já está fechado

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, disse que o aumento extra de dez euros nas pensões até 658,2 euros já está fechado, faltando agora acertar o mês a partir do qual este valor será pago.

Em entrevista ao jornal Eco, que será publicada na integra esta sexta-feira, Duarte Cordeiro afirma que o Orçamento do Estado para 2020 vai contemplar um aumento extraordinário de dez euros para as pensões até 658,2 euros.

O Governo já transmitiu aos partidos que utilizará em 2020 o modelo adotado em anos anteriores. “Sinalizámos que iria haver um aumento extraordinário de pensões, em termos semelhantes ao que ocorreu no passado. Ficámos de fechar os detalhes, nomeadamente a partir de que momento esse aumento acontecia”.



Duarte Cordeiro explica que o valor já está fechado, mas que faltam ver detalhes, que devem ser acertados no debate do OE2020 na especialidade. “São os dez euros. Mas ainda a fechar o período a partir do qual ocorria. Não foi igual todos os anos. Houve variações. Ficámos de concretizar a forma como ela poderia ser efetuada neste Orçamento”.

Deste aumento extra, recorda o Eco, beneficiarão as pensões até 1,5 IAS (Indexante de Apoios Sociais), o que corresponde este ano a 658,2 euros.

Os antigos parceiros do Governo – Bloco e PCP – entregaram propostas de alteração ao OE2020 que visavam o aumento extra de dez euros nas pensões. Os comunistas pedem um aumento de dez euros para todas as pensões.

“As pensões mais baixas (até 877,6 euros) têm este ano um aumento automático de 0,7%. As que se encontram entre 877,6 euros e 2.632,8 euros têm uma atualização de 0,2% e as restantes ficam estagnadas”, escreve ainda o jornal de economia.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. A VIGARICE DAS REFORMAS
    Anuncia-se aumentos, mas esconde-se os “desaumentos”.
    Há muito que venho constatando que as reformas mais baixas são mais elevadas do que o que deveriam ser. Isso acontece porque são as que vão tendo aumentos, o que não tem acontecido com outras, traduzindo-se numa injustiça para muitos reformados.
    Muitas dessas reformas beneficiadas com aumentos são de trabalhadores que, enquanto no activo, descontaram o mínimo ou mesmo fugiram ao desconto que a lei impunha. Agora continuam a beneficiar de aumentos porque a reforma é baixa.
    Na Função Pública não se escapava à fuga aos descontos para a C. G. A., mas os reformados não sentem a devida compensação por isso. Há gente na F. P. que descontou muito mais que trabalhadores privados descontaram, mas tem reformas equivalentes. Há casos aberrantes que os Governos não querem ver.
    Há muitos casos de F. P. que se devotaram com empenho e responsabilidade durante uma vida inteira de trabalho ininterrupto, às vezes sabia Deus com que sacrifício, doentes, mas sem poderem faltar, porque estavam à frente de organismos que tinham de funcionar a 100%. E no entanto têm reformas líquidas de SETECENTOS E QUARENTA E TRÊS euros.
    Vivemos num país em que não vale a pena grande esforço. O que conta é “saber-se viver”.

  2. O Sr nao devia falar assim porque a maioria dos privados pagam o salario minimo e as reformas sao de 400 e poucos euros e antigamente avia os agricultores que ainda descontavam menos que era pela casa do povo e tem reformas de 300 euros

    • Caro Carlos Simões,
      Se está a tentar rebater o meu comentário terá de arranjar outros argumentos porque o que aqui escreveu não contraria o que eu escrevi.
      Depois seria bom que soubesse para que é que os trabalhadores privados descontam e como fogem aos descontos.
      E quanto aos agricultores, saiba também para que descontavam eles e verificará que se é ou foi trabalhador, descontando como devia, esteve ou está a descontar também para eles, alguns bem riquinhos, com património que nem conhecem.

RESPONDER

Proporção divina. Antiga fórmula grega pode ser responsável pelo sucesso dos musicais

Desde 1972, quando "Jesus Christ Superstar" estreou na Broadway, os mais populares musicais quase unanimemente empregaram uma fórmula centenária conhecida como “a proporção divina” - e, surpreendentemente, parecem tê-lo feito acidentalmente. A proporção divina é um …

Egito já iniciou obras de alargamento do Canal do Suez

A Autoridade do Canal do Suez iniciou este sábado obras para ampliar dez quilómetros do troço sul, onde o navio Ever Given encalhou em março passado, causando o bloqueio de uma das vias de navegação …

Museu do Prado descobre erro de 500 anos numa das suas esculturas

O Museu do Prado, em Madrid, descobriu que uma das suas esculturas, que se pensava ser do século XV, é afinal uma obra do século XX. Em comunicado, o museu espanhol explicou que a escultura – …

Costa entrou em “modo avestruz” e Cabrita é uma “mancha”. Líder do CSD não poupa nas críticas

Francisco Rodrigues dos Santos fez duras críticas ao primeiro-ministro, António Costa, e ao ministro da Administração Interna, Eduarda Cabrita. O presidente do CDS-PP disse que o primeiro-ministro entrou "em modo avestruz no caso João Galamba" referindo-se …

Morreu o prefeito de São Paulo que venceu a covid-19, mas que perdeu a batalha para o cancro

O prefeito da cidade brasileira de São Paulo, Bruno Covas, morreu este domingo, aos 41 anos, vítima de cancro, segundo a imprensa brasileira e várias personalidades que nas redes sociais têm lamentado a sua morte. Bruno …

China não está a conseguir macacos de laboratório suficientes para responder à procura da comunidade científica

A proibição do comércio de animais selvagens e o crescimento da investigação científica estão a causar uma escassez de macacos de laboratório na China. A oferta cada vez menor de macacos de laboratório, amplamente usados em …

Câmara do Porto recusa hastear bandeira LGBT no dia contra a homofobia

A Câmara Municipal do Porto recusou hastear a bandeira LGBTI+ na próxima segunda-feira, dia 17 de Maio, data em que se assinala o Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. Segundo o Público, a autarquia …

E se fosse possível passar um mês no Palácio de Buckingham? O preço não seria para qualquer bolso

Viver num palácio pode ser o sonho de muitos, mas não é para a carteira de qualquer um. Agora, já se sabe quanto custaria alugar, durante um mês, uma das casas reais mais conhecidas da …

Cavaco Silva considera que seria "chocante" PSD aprovar reforma das Forças Armadas

O ex-Presidente da República defende que é "um erro grave" a reforma das Forças Armadas que o ministro da Defesa pretende fazer, afirmando que seria para si "chocante" ver o PSD aprová-la. "Considero um erro grave …

Risco de ser hospitalizado ou morrer de covid diminui 90% após vacinação

O risco de um adulto ser hospitalizado ou morrer por covid-19 diminui 90% a 95% passados 35 dias sobre o início da vacinação, conclui um estudo divulgado este sábado pelo Instituto Nacional de Saúde de …