Aumento extra de dez euros nas pensões mais baixas já está fechado

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, disse que o aumento extra de dez euros nas pensões até 658,2 euros já está fechado, faltando agora acertar o mês a partir do qual este valor será pago.

Em entrevista ao jornal Eco, que será publicada na integra esta sexta-feira, Duarte Cordeiro afirma que o Orçamento do Estado para 2020 vai contemplar um aumento extraordinário de dez euros para as pensões até 658,2 euros.

O Governo já transmitiu aos partidos que utilizará em 2020 o modelo adotado em anos anteriores. “Sinalizámos que iria haver um aumento extraordinário de pensões, em termos semelhantes ao que ocorreu no passado. Ficámos de fechar os detalhes, nomeadamente a partir de que momento esse aumento acontecia”.

Duarte Cordeiro explica que o valor já está fechado, mas que faltam ver detalhes, que devem ser acertados no debate do OE2020 na especialidade. “São os dez euros. Mas ainda a fechar o período a partir do qual ocorria. Não foi igual todos os anos. Houve variações. Ficámos de concretizar a forma como ela poderia ser efetuada neste Orçamento”.

Deste aumento extra, recorda o Eco, beneficiarão as pensões até 1,5 IAS (Indexante de Apoios Sociais), o que corresponde este ano a 658,2 euros.

Os antigos parceiros do Governo – Bloco e PCP – entregaram propostas de alteração ao OE2020 que visavam o aumento extra de dez euros nas pensões. Os comunistas pedem um aumento de dez euros para todas as pensões.

“As pensões mais baixas (até 877,6 euros) têm este ano um aumento automático de 0,7%. As que se encontram entre 877,6 euros e 2.632,8 euros têm uma atualização de 0,2% e as restantes ficam estagnadas”, escreve ainda o jornal de economia.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. A VIGARICE DAS REFORMAS
    Anuncia-se aumentos, mas esconde-se os “desaumentos”.
    Há muito que venho constatando que as reformas mais baixas são mais elevadas do que o que deveriam ser. Isso acontece porque são as que vão tendo aumentos, o que não tem acontecido com outras, traduzindo-se numa injustiça para muitos reformados.
    Muitas dessas reformas beneficiadas com aumentos são de trabalhadores que, enquanto no activo, descontaram o mínimo ou mesmo fugiram ao desconto que a lei impunha. Agora continuam a beneficiar de aumentos porque a reforma é baixa.
    Na Função Pública não se escapava à fuga aos descontos para a C. G. A., mas os reformados não sentem a devida compensação por isso. Há gente na F. P. que descontou muito mais que trabalhadores privados descontaram, mas tem reformas equivalentes. Há casos aberrantes que os Governos não querem ver.
    Há muitos casos de F. P. que se devotaram com empenho e responsabilidade durante uma vida inteira de trabalho ininterrupto, às vezes sabia Deus com que sacrifício, doentes, mas sem poderem faltar, porque estavam à frente de organismos que tinham de funcionar a 100%. E no entanto têm reformas líquidas de SETECENTOS E QUARENTA E TRÊS euros.
    Vivemos num país em que não vale a pena grande esforço. O que conta é “saber-se viver”.

  2. O Sr nao devia falar assim porque a maioria dos privados pagam o salario minimo e as reformas sao de 400 e poucos euros e antigamente avia os agricultores que ainda descontavam menos que era pela casa do povo e tem reformas de 300 euros

    • Caro Carlos Simões,
      Se está a tentar rebater o meu comentário terá de arranjar outros argumentos porque o que aqui escreveu não contraria o que eu escrevi.
      Depois seria bom que soubesse para que é que os trabalhadores privados descontam e como fogem aos descontos.
      E quanto aos agricultores, saiba também para que descontavam eles e verificará que se é ou foi trabalhador, descontando como devia, esteve ou está a descontar também para eles, alguns bem riquinhos, com património que nem conhecem.

RESPONDER

As origens dos antigos Etruscos foram finalmente reveladas

Vestígios de ADN encerraram, finalmente, o debate sobre a origem dos Etruscos,  uma antiga civilização cujos restos mortais foram encontrados em Itália. De acordo com quase dois mil anos de dados genómicos, recolhidos de 12 locais …

Rússia acusa Navalny e aliados de extremismo em novo processo

A Rússia intensificou a campanha contra o opositor do governo Alexei Navalny, abrindo esta terça-feira um novo processo judicial, que poderá levá-lo a cumprir uma pena de prisão de mais uma década. Navalny cumpre dois anos …

Governo demite Chefe do Estado-Maior da Armada. Gouveia e Melo provável sucessor

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, vai propor ao Presidente da República a demissão do Chefe do Estado-Maior da Armada, confirmaram hoje à Lusa fontes ligadas à Defesa. O Governo propôs ao Presidente da …

Borussia Dortmund 1-0 Sporting | Um Mal(en) que veio só… e foi suficiente

O “bicho papão Haaland não jogou, mas nem assim os “leões” conseguiram contrariar o maior poderio germânico. O Sporting saiu de Dortmund com uma derrota, apesar da excelente réplica no Signal Iduna Park, e muito por …

FC Porto 1-5 Liverpool | Dragão atropelado em casa

O Liverpool é uma espécie de “besta” em tons de “red” para o FC Porto. Em nove jogos oficiais, os “azuis-e-brancos” nunca venceram, somando 3 empates e 6 derrotas, a mais recente foi pesadíssima e …

China desenvolve arma invisível capaz de destruir redes de comunicação em dez segundos

Uma equipa de cientistas chineses está a desenvolver uma arma sónica, que gera um intenso pulso eletromagnético, capaz de destruir redes de comunicação e de fornecimento de energia elétrica. A arma poderá ter um alcance …

Dezenas de mulheres abusadas por funcionários da OMS na República Democrática do Congo

Dezenas de mulheres e meninas foram abusadas sexualmente por voluntários da Organização Mundial de Saúde (OMS) destacados para enfrentar o Ébola na República Democrática do Congo (RDC), entre 2018 e 2020, concluiu um inquérito independente …

Evolução de parasita está a tornar mais difícil detetar e tratar a malária

Uma mutação do parasita que causa a malária está a "camuflar" as proteínas que são identificadas nos testes rápidos, tornando mais difícil detetar e tratar a doença. De forma semelhante aos testes à covid-19, baratos e …

Banguecoque em alerta. Mais de 70.000 casas inundadas na Tailândia

As autoridades tailandesas têm feito esforços para proteger partes de Banguecoque das cheias, que já inundaram 70.000 casas e mataram seis pessoas nas províncias no norte e centro do país. A tempestade tropical Dianmu causou cheias …

Exilados sírios obrigados a pagar taxas para evitar o alistamento obrigatório

No início deste ano, Yousef, um sírio de 32 anos que vive na Suécia, teve que pagar as taxas que lhe isentavam da obrigatoriedade de se alistar no exército da Síria, caso contrário a família …