Auditoria à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa denuncia indícios de crime

Numa auditoria à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, concluída em maio de 2016, mas homologada apenas em janeiro de 2018, constam irregularidades na contratação de bens e serviços, indícios criminais e até acusações de condicionamento do trabalho dos inspetores da Inspeção-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

De acordo com o Público, a auditoria que revelou irregularidades demorou 20 meses a ser aprovada pelo atual ministro da Solidariedade, Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, desde que foi pedida pelo seu antecessor, Pedro Mota Soares.

Os inspetores que a realizaram denunciaram que só tiveram acesso a uma pequena parte dos contratos e acesso dificultado e incompleto aos documentos.

Nas conclusões da auditoria, estão irregularidades na contratação de bens e serviços e indícios criminais na administração de Santana Lopes.

Em declarações ao Público, Vieira da Silva desvaloriza os 20 meses que o seu ministério demorou a aprovar o relatório, período que coincidiu em quatro dias após a derrota de Santana Lopes nas eleições para a liderança do PSD, respondendo que: “Não se destaca da média do tempo gasto na análise em processos de igual complexidade”.

No entanto, de acordo com o mesmo jornal, a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, ao fim de um mês já tinha aprovado o relatório da Inspeção-Geral dos Serviços de Justiça referente a 2016.

“Despachado” foi também Mário Centeno, que demorou dois meses a dar andamento ao relatório de 2015 da Inspeção-Geral de Finanças. Ainda que no ano passado tenha levado os mesmos oito meses que Vieira da Silva a aprovar o de 2016.

O Público aponta também que o Ministério de Vieira da Silva, ao contrário dos outros, não divulga os relatórios das auditorias realizadas pela sua inspeção-geral, tendo por isso, quem os quiser conhecer, de requerer a sua consulta nas instalações da inspeção-geral.

No final de janeiro, o relatório elaborado pela Inspeção-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social foi entregue à Misericórdia para que se fizessem cumprir as recomendações e ao Tribunal de Contas para apreciação das infrações financeiras.

Caso o tribunal confirme as infrações, os responsáveis terão de repor nos cofres da Misericórdia os valores pagos indevidamente. Ainda a decorrer está uma investigação do Ministério Público aos contratos celebrados entre a SCML e alguns dos fornecedores, entre 2012 e 2014.

Os serviços de fiscalização do Instituto de Segurança Social fizeram 61 participações ao Ministério Público, entre 2015 e 2017, motivadas por indícios criminais. Neste período, o instituto entregou ao Ministério Público 19 propostas para destituição de dirigentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social e 62 propostas de suspensão de financiamento de IPSS.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Há que investigar e responsabiliza-los pelos seus actos. Responder criminalmente, se for caso disso. Ninguém deve estar acima da Lei, ninguém.

  2. tenho medo de quando começam a falar dos políticos é sinal que querem esconder coisa grande de gente grauda, para os pequenos ficarem mais pequenos.

  3. Há que investigar o quê ?
    Eles protegem-se uns aos outros. Não dá para ver?
    Se for um pé rapado que deva ao fisco 30 euros e não pagar penhoram-lhe a casa ou que tiver para
    penhorar, nem que sejam as cuecas.
    Este país não é um país. É um viveiro de corruptos e ladrões. Como é possível quererem que não haja
    fuga ao fisco? O exemplo vem de cima!

  4. Se o presidente era o Santana (com a experiência e o excelente historial de gestão que se lhe conhece!); estavam à espera de quê?!
    Competência e “regularidade” não seria certamente!…
    E ele ainda queria ser presidente do PSD (e pior, novamente PM)!…
    Já o nome do Vieira da Silva vem novamente à baila por maus motivos… já devia ter “largado o tacho” quando se conheceu o caso Raríssimas!..

  5. Podem dormir tranquilos, não vai acontecer nada mais que esta notícia…ainda se lembram da raríssimas??? e dos tropeções do ministro?? Está tudo sob controle !!!!

  6. A seguir ao Sócrates está Santana, só falta saber o terceiro do pódio. Aguardemos!!! A corrida dos tachos e pouca vergonha, gamanço á força toda. Realmente já não existe decência na administração politica…

RESPONDER

China. Cientistas testam vacina contra a SIDA em seres humanos

Um grupo de cientistas chineses vai testar uma vacina "duradoura" contra o vírus da sida, em 160 voluntários, na primeira vez que uma vacina deste género atinge a segunda fase de testes, segundo a imprensa …

Empresa de Sérgio Ramos multada em 250 mil euros por cortar dezenas de árvores ilegalmente

A cidade de Alcobendas, em Espanha, decidiu em sessão plenária extraordinária multar a empresa Aguileña de Inversiones SA, veiculada ao futebolista Sérgio Ramos, em 250.000 euros devido ao abate ilegal de dezenas de árvores. Segundo escreve a …

Postal enviado de Hong Kong em 1993 chegou aos Estados Unidos esta semana

Uma norte-americano recebeu, esta semana, um postal oriundo de Hong Kong e datado de 1993 em perfeitas condições de preservação. Agora, falta encontrar os verdadeiros destinatários. Tal como conta a emissora norte-americana CNN, a mulher, Kim …

Além de programas e subscritores, Netflix está a perder (sobretudo) confiança

A Netflix apresentou, neste segundo semestre do ano, um crescimento global aquém das expectativas e, pela primeira vez, assistiu a uma perda de subscritores naquele que é o seu principal mercado. Estes resultados não agradaram …

Criança descobre fóssil de crocodilo gigante pré-histórico que habitou Amazónia

O rapaz de onze anos estava a pescar com o pai, nas margens brasileiras do rio Acre, quando descobriu a mandíbula de um crocodilo gigante pré-histórico que habitou a Amazónia há oito milhões de anos. Uma …

Protestos, detidos e estado de emergência. Um super-telescópio está a agitar o Havai

Centenas de manifestantes estão reunidos, na base da montanha Mauna Kea, no Havai, para contestar a construção no seu pico de um super-telescópio, avaliado em mil milhões de dólares. Segundo o Washington Post, os anciãos havaianos, conhecidos …

A Brienne de A Guerra dos Tronos propôs-se a um Emmy. E conseguiu a nomeação

A atriz Gwendoline Christie, que interpreta a cavaleira Brienne of Tarth em A Guerra dos Tronos, propôs-se a um Emmy depois de a produtora HBO não a ter indicado para os maiores prémios da televisão. Christie …

Espiões nos recreios das escolas para ver se as crianças falavam Catalão

O Governo regional da Catalunha autorizou que elementos de uma organização não governamental se introduzissem nos recreios das escolas para aferirem se as crianças e os professores falavam Catalão ou Espanhol. A iniciativa foi levada a …

Bill Gates já não é o segundo homem mais rico do mundo

O fundador da Microsoft, Bill Gates, já não é o segundo homem mais rico do mundo. Segundo o ranking elaborado pela Bloomberg, o empresário foi destronado pelo francês Bernard Arnaut, dono da empresa de artigos …

Passageira tenta abrir porta do avião em pleno voo e obriga piloto a aterrar de emergência

Uma passageira que se comportou de forma agressiva e descontrolada durante um voo que seguia de Londres para a Turquia obrigou o piloto a regressar ao aeroporto de Stansted, escoltado por dois jatos militares. O incidente …