Atrasos no Cartão de Cidadão. Governo culpa quem vai para a porta antes de abrir

João Relvas / Lusa

A secretária de Estado da Justiça fala no “fenómeno” dos cidadãos que vão aos “mesmos serviços, à mesma hora” para pedir ou renovar o Cartão de Cidadão.

Os problemas de atendimento nos registos para tratar do Cartão de Cidadão são bem conhecidos. A secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, justificou-os com o aumento da procura por causa das noras regras da lei da nacionalidade e do Brexit, mas também culpa os utentes por irem para a porta antes de os serviços estarem abertos.

Em resposta a uma pergunta de Heloísa Apolónia e José Luís Ferreira, deputados dos Verdes, sobre os atrasos no pedido e renovação do Cartão de Cidadão, Anabela Pedroso apontou o dedo ao comportamento de quem precisa de recorrer aos serviços.

“Não se pode deixar de dar nota que os atrasos também são o resultado de um fenómeno próprio e específico da procura que tem a ver com o facto de a generalidade dos cidadãos optar, sistematicamente, por se dirigir aos mesmos serviços, à mesma hora – antes da abertura do atendimento ao público”, lê-se na carta remetida ao Parlamento na semana passada.

“Este fenómeno é mais notório” nos serviços mais procurados, todos localizados em Lisboa: Campus da Justiça (Parque das Nações), Conservatória do Registo Civil de Lisboa (Picoas) e lojas do cidadão das Laranjeiras e Marvila.

De acordo com o Público, Anabela Pedroso deu como exemplo o balcão do Campus da Justiça para dizer que se tem registado diariamente cerca de 200 cidadãos só para pedido de CC “muito antes do início do horário de atendimento ao público, o que encerra imediatamente a entrega de senhas aquando da abertura de portas”.

É “um fenómeno que não ocorria no ano transato”, acrescentou a responsável.

Os números divulgados esta segunda-feira pelo Ministério da Justiça mostram que a possibilidade de renovar a identificação através da Internet parece ter tido muita adesão: desde dia 20 de junho, cerca de 1400 pessoas já se inscreveram para renovar online os seus CC.

A secretária de Estado afirmou que só nos primeiros quatro meses deste ano a procura geral pelos serviços de CC aumentou 24% face a igual período do ano passado, com especial incidência na região da Grande Lisboa.

Para isso contribuíram as alterações à lei da nacionalidade (entre 2017 e 2018 houve um aumento de mais 36.422 novos cidadãos que requereram o primeiro CC, o equivalente a mais 36%), o aumento em 20% da procura do passaporte eletrónico e o crescimento da procura de cidadãos portugueses com morada no Reino Unido que querem renovar a sua documentação por causa do Brexit.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A Secretária de Estado tem razão! A culpa do atrazo é dos cidadãos, que se deslocam às Lojas do Cidadão para renovar os seus CC. Se os cidadãos não se deslocassem ás lojas (ainda que por antecipação da hora de abertura), simplesmente não haveria, nem filas de espera de muitas horas, nem atrazos na emissão. Simplesmente brilhante!!

  2. Esta tipa não se enxerga mesmo !
    Se ela faltar no ministério de certeza que não lhe vão descontar no salário mas as pessoas vão cedo para
    arranjar lugar e perder o menos tempo possivel e vem esta tapar o sol com a peneira !
    Que veja bem como se trabalha no sector público, o quanto degredado o sistema está com a lentidão dos serviços, a má educação dos médicos, enfermeiros, balcão, serviços em geral que demonstram que são os maiores e que os utentes são uma m!!!!! !
    Pagamos os salários dessa gente, somos clientes, exigimos respeito e educação.
    Se em toda a minha vida vi um sector onde as tecnologias de informação, os computadores são tão mal aproveitados, com pessoas a digitar 10 letras em 20 segundos e a mexer o rato 30x para acertar o click é o sector publico onde a palavra “é para se ir fazendo” é regra e não o temos que fazer.
    E é nestas pessoas que podemos ir a qualquer hora depois da abertura das portas tratar do que se precisa.

  3. Degradação quase completa dos serviços do estado à custa da magnifica “redução do défice” para termos hoje um superavit. E como a manta é curta, tapa de um lado e destapa do outro. Governo de ilusionistas é o que esta gente é e esta história do cartão de cidadão é mais uma das muitas mas será que o problema é só em Lisboa e Porto ? Eu por acaso renovei na loja de cidadão do Porto o meu CC sem demoras mas tive de para lá ir às 7,45 da manhã (abre às 8,30) para ser o nº 1 e passados poucos dias recebi a indicação para o ir levantar e a coisa até correu bem. É capaz de ser a exceção mas por vezes na Loja do Cidadão nem sistema há para ser renovar o CC e o zé pagante que espere.

RESPONDER

FC Porto vai defrontar Krasnodar na terceira pré-eliminatória da Champions

O FC Porto vai defrontar com os russos do Krasnodar o acesso aos playoffs da Liga dos Campeões, ditou o sorteio realizado, esta segunda-feira, na Suíça. O sorteio realizado esta manhã em Nyon, na Suíça, ditou uma …

PSOE e Podemos em contrarrelógio para coligação em dia de tomada de posse

O tempo para as negociações entre PSOE e Podemos para uma coligação está a esgotar-se. Em dia de tomada de posse, os dois partidos tentam os últimos esforços. Começou hoje às 11h de Lisboa a cerimónia …

Assange vai ser extraditado para os Estados Unidos, diz Mike Pompeo

O Reino Unido vai extraditar para os Estados Unidos o fundador do WikiLeaks Julian Assange para ser julgado por espionagem, afirmou o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, segundo o jornal equatoriano El Universo. “Já fizemos …

Shinzo Abe vence legislativas no Japão mas sem votos suficientes para reforma constitucional

A coligação política do primeiro-ministro japonês venceu as eleições parciais de domingo, mas sem conseguir os dois terços necessários na câmara alta do parlamento para levar avante uma reforma constitucional. Dos 124 lugares que foram a …

Índia lança missão lunar Chandrayaan-2

A Organização de Investigação Espacial da Índia (ISRO) lançou hoje a nave não tripulada 'Chandrayaan-2', que deverá alunar a 6 ou 7 de setembro, depois de permanecer na órbita da Lua. A 'Chandrayaan-2' "permanecerá em órbita …

Nova baixa no Governo britânico em protesto contra Boris Johnson como líder

O Secretário de Estado para a Europa e Américas britânico, Alan Duncan, demitiu-se esta segunda-feira em protesto pela possível vitória de Boris Johnson na corrida para a liderança do Partido Conservador e Governo Britânico. A notícia …

PS já vale o dobro do PSD. Se as legislativas fossem hoje, venceria com 43% dos votos

O PS com 43,2% dos votos obteria o dobro dos do PSD, 21,6%, caso as eleições legislativas fossem agora, de acordo com uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e a TSF publicada …

Encontrada em Israel cidade com dez mil anos da Idade da Pedra

Uma enorme metrópole que remonta à Idade da Pedra foi descoberta perto de Jerusalém, em Israel. Os investigadores dizem que não é apenas a maior deste tipo já encontrada no país, mas uma das mais …

Frentes de Vila de Rei e Mação estão dominadas a 90%. Teme-se "reacendimentos graves"

Pedro Nunes, comandante do Agrupamento Distrital do Centro Norte da Proteção Civil, fez esta manhã o ponto da situação a partir da Sertã. O "incêndio está estabilizado", os meios foram redistribuídos e "90% do …

Fisco proibido de usar inspeções para incriminar contribuintes. Centenas de processos podem cair por terra

O Tribunal Constitucional (TC) considerou inconstitucionais as normas que permitem às autoridades avançar ou concluir processos-crime com declarações fiscais obtidas voluntariamente pelo contribuinte ou arguido, conforme o caso. Esta prática, de acordo com o TC, viola …