Atrasos no Cartão de Cidadão. Governo culpa quem vai para a porta antes de abrir

João Relvas / Lusa

A secretária de Estado da Justiça fala no “fenómeno” dos cidadãos que vão aos “mesmos serviços, à mesma hora” para pedir ou renovar o Cartão de Cidadão.

Os problemas de atendimento nos registos para tratar do Cartão de Cidadão são bem conhecidos. A secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, justificou-os com o aumento da procura por causa das noras regras da lei da nacionalidade e do Brexit, mas também culpa os utentes por irem para a porta antes de os serviços estarem abertos.

Em resposta a uma pergunta de Heloísa Apolónia e José Luís Ferreira, deputados dos Verdes, sobre os atrasos no pedido e renovação do Cartão de Cidadão, Anabela Pedroso apontou o dedo ao comportamento de quem precisa de recorrer aos serviços.

“Não se pode deixar de dar nota que os atrasos também são o resultado de um fenómeno próprio e específico da procura que tem a ver com o facto de a generalidade dos cidadãos optar, sistematicamente, por se dirigir aos mesmos serviços, à mesma hora – antes da abertura do atendimento ao público”, lê-se na carta remetida ao Parlamento na semana passada.

“Este fenómeno é mais notório” nos serviços mais procurados, todos localizados em Lisboa: Campus da Justiça (Parque das Nações), Conservatória do Registo Civil de Lisboa (Picoas) e lojas do cidadão das Laranjeiras e Marvila.

De acordo com o Público, Anabela Pedroso deu como exemplo o balcão do Campus da Justiça para dizer que se tem registado diariamente cerca de 200 cidadãos só para pedido de CC “muito antes do início do horário de atendimento ao público, o que encerra imediatamente a entrega de senhas aquando da abertura de portas”.

É “um fenómeno que não ocorria no ano transato”, acrescentou a responsável.

Os números divulgados esta segunda-feira pelo Ministério da Justiça mostram que a possibilidade de renovar a identificação através da Internet parece ter tido muita adesão: desde dia 20 de junho, cerca de 1400 pessoas já se inscreveram para renovar online os seus CC.

A secretária de Estado afirmou que só nos primeiros quatro meses deste ano a procura geral pelos serviços de CC aumentou 24% face a igual período do ano passado, com especial incidência na região da Grande Lisboa.

Para isso contribuíram as alterações à lei da nacionalidade (entre 2017 e 2018 houve um aumento de mais 36.422 novos cidadãos que requereram o primeiro CC, o equivalente a mais 36%), o aumento em 20% da procura do passaporte eletrónico e o crescimento da procura de cidadãos portugueses com morada no Reino Unido que querem renovar a sua documentação por causa do Brexit.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A Secretária de Estado tem razão! A culpa do atrazo é dos cidadãos, que se deslocam às Lojas do Cidadão para renovar os seus CC. Se os cidadãos não se deslocassem ás lojas (ainda que por antecipação da hora de abertura), simplesmente não haveria, nem filas de espera de muitas horas, nem atrazos na emissão. Simplesmente brilhante!!

  2. Esta tipa não se enxerga mesmo !
    Se ela faltar no ministério de certeza que não lhe vão descontar no salário mas as pessoas vão cedo para
    arranjar lugar e perder o menos tempo possivel e vem esta tapar o sol com a peneira !
    Que veja bem como se trabalha no sector público, o quanto degredado o sistema está com a lentidão dos serviços, a má educação dos médicos, enfermeiros, balcão, serviços em geral que demonstram que são os maiores e que os utentes são uma m!!!!! !
    Pagamos os salários dessa gente, somos clientes, exigimos respeito e educação.
    Se em toda a minha vida vi um sector onde as tecnologias de informação, os computadores são tão mal aproveitados, com pessoas a digitar 10 letras em 20 segundos e a mexer o rato 30x para acertar o click é o sector publico onde a palavra “é para se ir fazendo” é regra e não o temos que fazer.
    E é nestas pessoas que podemos ir a qualquer hora depois da abertura das portas tratar do que se precisa.

  3. Degradação quase completa dos serviços do estado à custa da magnifica “redução do défice” para termos hoje um superavit. E como a manta é curta, tapa de um lado e destapa do outro. Governo de ilusionistas é o que esta gente é e esta história do cartão de cidadão é mais uma das muitas mas será que o problema é só em Lisboa e Porto ? Eu por acaso renovei na loja de cidadão do Porto o meu CC sem demoras mas tive de para lá ir às 7,45 da manhã (abre às 8,30) para ser o nº 1 e passados poucos dias recebi a indicação para o ir levantar e a coisa até correu bem. É capaz de ser a exceção mas por vezes na Loja do Cidadão nem sistema há para ser renovar o CC e o zé pagante que espere.

RESPONDER

Roubo de dinheiro pode ser deduzido no IRC em casos excepcionais

O roubo de valores em dinheiro pode ser usado pela empresa afetada como uma dedução ao lucro tributável desde que este tenha ocorrido em condições muito excecionais, como o envolvimento de armas de fogo, esclarece …

Baleias usam "redes de bolhas" para caçar as suas presas (e um vídeo raro prova-o)

https://vimeo.com/367029392 Alguns cetáceos, como as baleias jubarte, usam "redes" para caçar as suas presas. Os animais mergulham e nadam em forma de anel em redor das suas presas, soprando bolhas à medida que avançam. O anel ascendente …

Assunção Cristas vai deixar o Parlamento

A líder demissionária do CDS-PP, Assunção Cristas, vai renunciar ao mandato de deputada, mas ficará na Assembleia da República até ao próximo congresso, em 25 e 26 de janeiro de 2020. O anúncio foi feito esta …

Carles Puigdemont apresenta-se às autoridades belgas, mas recusa entregar-se a Espanha

O ex-presidente da Generalitat Carles Puigdemont, fugido na Bélgica e perseguido pela justiça espanhola desde 2017 apresentou-se esta sexta-feira voluntariamente às autoridades belgas, mas recusa entregar-se. Carles Puigdemont, acusado de delitos de sedição e má gestão …

O muco tem a capacidade secreta de dominar germes

https://vimeo.com/366782239 O nosso corpo está repleto de muco, e isto não se explica apenas pela chegada do outono. Um estudo recente demonstrou uma das inesperadas propriedades benéficas do muco: contém açúcares que controlam os germes potencialmente …

Cientistas desenvolvem "corda de guitarra" que toca sozinha

Cientistas da Universidade de Lancaster e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveram um circuito nanoeletrónico que vibra sem nenhuma força externa. Usando um pequeno cabo suspenso, muito semelhante a uma corda de guitarra, a …

Hubble capta a imagem mais nítida do primeiro cometa interestelar confirmado

O Hubble conseguiu captar uma fotografia de 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar até agora detetado, avançou a NASA, que opera o telescópio espacial. De acordo com a nota divulgada pela agência espacial norte-americana, a fotografia …

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …