/

Costa anuncia renovação online do cartão do cidadão a partir dos 25 anos

Manuel de Almeida / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

No debate quinzenal desta quinta-feira, António Costa anunciou uma nova medida sobre a renovação do Cartão do Cidadão: “os cidadãos com mais de 25 anos vão poder renovar o Cartão de Cidadão online”. 

Até agora, a renovação online do Cartão do Cidadão era possível, mas com algumas limitações: apenas para os cidadãos com mais de 60 anos ou portugueses com mais de 25 anos cujo documento tivesse sido “perdido, destruído, roubado ou furtado”.

Agora, a nova medida vem excluir qualquer limitação e entra em vigor já na segunda quinzena deste mês. Além desta medida, o primeiro-ministro anunciou a abertura de três novas Lojas do Cidadão: no Saldanha, “que vai finalmente substituir a dos Restauradores”, e a reutilização dos espaços do Areeiro e de Entrecampos”.

Em Lisboa, as marcações têm demorado meses e as horas de espera se alongado, face à falta de recursos humanos, na opinião da Associação Sindical dos Conservadores dos Registos.

Além disso, avança o Observador, a partir de junho, o SMS que é enviado para a renovação do Cartão do Cidadão passará a contar com uma data indicativa para a renovação do documento de identificação.

“No próximo mês de junho vão entrar em vigor duas medidas muito importantes. Uma com o SMS que as pessoas recebem a alertá-las com dois meses de antecedência para a necessidade de renovação [do cartão do cidadão] vai ser acompanhado com a proposta imediata de uma data e hora para atendimento para tratar da renovação de forma a que as pessoas saibam com segurança e atempadamente quando o podem fazer”, disse António Costa no debate quinzenal.

Esta medida vem colmatar os longos tempos de espera que se têm verificado na renovação deste documento.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.