Em Lisboa, só se pode renovar Cartão de Cidadão em agosto. Listas de espera chegam aos 3 meses

Para antes de 6 de agosto já não é possível marcar a renovação do Cartão de Cidadão, pelo menos em Lisboa. O tempo de espera por uma marcação mais do que duplica em relação às restantes capitais de distrito do país. 

Em média, é apenas possível agendar o pedido de renovação do documento para o mês seguinte. Estão já registados para os próximos tempos 25.246 pedidos de renovação do cartão em todo o país, de acordo com dados do Ministério da Justiça. O número total de emissões é 210 mil.

Apesar do esforço do governo, apenas uma pequena parte da população opta por agendar o pedido de renovação do Cartão de Cidadão, muitas vezes por já ter o documento caducado e não poder esperar pela data proposta pelos serviços do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN).

O cenário é idêntico nos 18 municípios que compõem a Área Metropolitana de Lisboa. Os tempos de espera rondam os três meses, sendo Arruda dos Vinhos o sítio onde é possível marcar mais cedo e a Loja do Cidadão de Odivelas onde o pedido leva mais tempo, só sendo possível agendar para 30 de novembro.

No resto do país, em média, é necessário esperar cerca de um mês pela marcação. Segundo o site do Instituto dos Registos e do Notariado, o próximo agendamento disponível no Porto é para 14 de junho e em Faro para 26 de junho, por exemplo. Em Braga, Bragança, Guarda, Chaves, Viseu, Portalegre e Madeira os tempos de espera diminuem, sendo por norma possível conseguir uma marcação três dias após o registo.

O Diário de Notícias falou com Estela Alves, que estão na loja do Cidadão das Laranjeiras, em Lisboa. Foram ao site do IRN, onde é possível registar os pedidos de marcação, e procuraram em Lisboa o balcão onde pudessem ser atendidos mais rapidamente. Como nenhum tinha vagas disponíveis para este mês, começaram a ver nos municípios à volta, uma vez que ambos têm já o Cartão de Cidadão caducado.

Chegaram à repartição às 8h00, 30 minutos antes da abertura das portas. Era a segunda tentativa que fazem para renovar o documento. Da última vez chegaram à mesma hora, mas tiveram de desistir por volta das 12h00. Desta vez conseguiram a senha n.º 98 e foram atendidos seis horas depois de o serviço ter iniciado a atividade. “Apesar de haver mais sítios onde se pode fazer, não se nota uma evolução. Isto continua a ser uma dor de cabeça”, referiu Estela.

A Loja do Cidadão das Laranjeiras é um dos 19 locais em Lisboa onde é possível fazer o Cartão de Cidadão. A 20 de maio passam a estar disponíveis mais 28 espaços. Há ainda a opção de renovar o documento a partir de casa, pela Internet, desde dezembro de 2017. Mas a alternativa não se revelou atrativa.

Na linha de espera há quem confesse ouvir pela primeira vez que é possível renovar o cartão online a partir dos 25 anos com direito a 10% de desconto. Há outros ainda que conhecem a medida mas que não se dão “muito bem com essas coisas da Internet”.

O Ministério da Justiça indica que os longos tempos de espera para as marcações “são restritos à Área Metropolitana de Lisboa” e devem-se “à opção sistemática dos cidadãos pela procura dos mesmos locais de atendimento e no mesmo período”. A estratégia passa por um aumento das marcações para que as pessoas não tenham de esperar em filas.

A partir do dia 1 de junho, o alerta por sms do prazo de caducidade do Cartão de Cidadão passa a ser enviado mais cedo e este “passará a incluir imediatamente a data e o local de marcação para o serviço”, refere o ministério. Além disto, “foi feita uma alteração do sistema de atendimento presencial que suportará o novo fluxo de atendimento e que o torna mais rápido porque permite renovar o cartão com aproveitamento dos dados anteriormente recolhidos para o seu anterior documento de identificação”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal de Contas critica modelo de financiamento do Ensino Superior (e diz que Governo não cumpriu lei de bases)

No seguimento de uma auditoria ao método de financiamento do ensino superior, para o Tribunal de Contas (TdC), entre 2016 e 2018, o modelo de financiamento concretizado pelo governo não cumpriu o estipulado na Lei …

Cientistas encontram no Ébola um aliado inesperado contra os tumores cerebrais

Cientistas encontraram um gene do vírus do Ébola que mostrou ser útil no combate contra os glioblastomas, que são tumores cerebrais que reaparecem após serem eliminados. O gliobastoma é um tumor que cresce e espalha-se depressa …

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …