Em Lisboa, só se pode renovar Cartão de Cidadão em agosto. Listas de espera chegam aos 3 meses

Para antes de 6 de agosto já não é possível marcar a renovação do Cartão de Cidadão, pelo menos em Lisboa. O tempo de espera por uma marcação mais do que duplica em relação às restantes capitais de distrito do país. 

Em média, é apenas possível agendar o pedido de renovação do documento para o mês seguinte. Estão já registados para os próximos tempos 25.246 pedidos de renovação do cartão em todo o país, de acordo com dados do Ministério da Justiça. O número total de emissões é 210 mil.

Apesar do esforço do governo, apenas uma pequena parte da população opta por agendar o pedido de renovação do Cartão de Cidadão, muitas vezes por já ter o documento caducado e não poder esperar pela data proposta pelos serviços do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN).

O cenário é idêntico nos 18 municípios que compõem a Área Metropolitana de Lisboa. Os tempos de espera rondam os três meses, sendo Arruda dos Vinhos o sítio onde é possível marcar mais cedo e a Loja do Cidadão de Odivelas onde o pedido leva mais tempo, só sendo possível agendar para 30 de novembro.

No resto do país, em média, é necessário esperar cerca de um mês pela marcação. Segundo o site do Instituto dos Registos e do Notariado, o próximo agendamento disponível no Porto é para 14 de junho e em Faro para 26 de junho, por exemplo. Em Braga, Bragança, Guarda, Chaves, Viseu, Portalegre e Madeira os tempos de espera diminuem, sendo por norma possível conseguir uma marcação três dias após o registo.

O Diário de Notícias falou com Estela Alves, que estão na loja do Cidadão das Laranjeiras, em Lisboa. Foram ao site do IRN, onde é possível registar os pedidos de marcação, e procuraram em Lisboa o balcão onde pudessem ser atendidos mais rapidamente. Como nenhum tinha vagas disponíveis para este mês, começaram a ver nos municípios à volta, uma vez que ambos têm já o Cartão de Cidadão caducado.

Chegaram à repartição às 8h00, 30 minutos antes da abertura das portas. Era a segunda tentativa que fazem para renovar o documento. Da última vez chegaram à mesma hora, mas tiveram de desistir por volta das 12h00. Desta vez conseguiram a senha n.º 98 e foram atendidos seis horas depois de o serviço ter iniciado a atividade. “Apesar de haver mais sítios onde se pode fazer, não se nota uma evolução. Isto continua a ser uma dor de cabeça”, referiu Estela.

A Loja do Cidadão das Laranjeiras é um dos 19 locais em Lisboa onde é possível fazer o Cartão de Cidadão. A 20 de maio passam a estar disponíveis mais 28 espaços. Há ainda a opção de renovar o documento a partir de casa, pela Internet, desde dezembro de 2017. Mas a alternativa não se revelou atrativa.

Na linha de espera há quem confesse ouvir pela primeira vez que é possível renovar o cartão online a partir dos 25 anos com direito a 10% de desconto. Há outros ainda que conhecem a medida mas que não se dão “muito bem com essas coisas da Internet”.

O Ministério da Justiça indica que os longos tempos de espera para as marcações “são restritos à Área Metropolitana de Lisboa” e devem-se “à opção sistemática dos cidadãos pela procura dos mesmos locais de atendimento e no mesmo período”. A estratégia passa por um aumento das marcações para que as pessoas não tenham de esperar em filas.

A partir do dia 1 de junho, o alerta por sms do prazo de caducidade do Cartão de Cidadão passa a ser enviado mais cedo e este “passará a incluir imediatamente a data e o local de marcação para o serviço”, refere o ministério. Além disto, “foi feita uma alteração do sistema de atendimento presencial que suportará o novo fluxo de atendimento e que o torna mais rápido porque permite renovar o cartão com aproveitamento dos dados anteriormente recolhidos para o seu anterior documento de identificação”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …