O ventilador português foi chumbado por peritos. Infarmed “aprovou-o”

CEiiA / Facebook

Ventilador Atena

Embora o ventilador Atena tenha sido chumbado pelo grupo de peritos, o Infarmed concedeu uma “autorização excecional” para o seu uso em casos extremos.

O ventilador Atena, desenvolvido pelo CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, em Matosinhos foi unanimemente chumbado na avaliação pelo grupo de peritos criado especificamente para avaliar ventiladores pulmonares no âmbito da covid-19. Mesmo assim, o Infarmed deu uma “autorização excecional” para o seu uso, escreve o Público.

O conselho diretivo do Infarmed teve como informação de apoio os pareceres técnicos e científicos dos peritos, mas apesar da recomendação negativa do grupo de trabalho por si criado, decidiu “aprová-lo” de qualquer forma.

Os especialistas consideraram que o ventilador Atena – Modelo V1 ainda precisava de ser melhorado, concluindo que não se encontrava em condições de ir para o mercado. Em causa estava a incapacidade de regulação exata e precisa da “pressão positiva no final da expiração” (ou PEEP) na via área.

De acordo com o Público, a “autorização excecional condicionada” do Infarmed tem tantas condicionantes que acaba quase por impossibilitar a aplicação do ventilador a algum doente.

Assim sendo, o ventilador só pode ser utilizado no tratamento de doentes adultos infetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A condicionante mais importante acaba por ser que o ventilador só pode ser usado caso o paciente não necessite de “uma pressão constante durante todo o tempo respiratório e uma ventilação em pressão assistida”.

Ora, o problema é que se o doente não precisa, durante todo o tempo respiratório, nem de pressão constante nem de pressão assistida, significa que não precisa de um ventilador.

“As autorizações excecionais estão previstas na legislação para proteção da saúde e têm um período de tempo definido, e normalmente são emitidas sob condições específicas”, explicou o Infarmed ao diário.

“As condições determinadas no âmbito da autorização excecional condicionada do ventilador CEiiA tiveram por base a informação resultante do processo de avaliação, sendo que a sua utilização no SNS apenas pode acontecer quando não estiver disponível outro ventilador com marcação C.E. Esta autorização é uma forma de colmatar eventuais situações absolutamente excecionais de falta de ventiladores com marcação C.E”, acrescentou a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.

Resumidamente, o ventilador Atena só pode ser usado em casos extremos de urgência, quando mais nenhum ventilador com marcação C.E estiver disponível.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Título sensacionalista e maledicente.
    O ventilador precisa apenas de uns retoques como qualquer produto concebido e produzido sob enorme pressão de tempo. As marcas automóveis, que levam anos a conceber um novo veículo e gastam muitos mais milhões, frequentemente têm que fazer “recall” a modelos vendidos porque descobriram um problema.

    Homens do CEiiA: continuem a trabalhar e aperfeiçoar o aparelho!

  2. Se ventilador não está em conformidade com os requisitos necessários expliquem a razão porque o aprovaram?? Alguém está e vai ganhar dinheiro não há duvidas nenhumas. MAFIA…

  3. É um dos casos tipo que merecia uma averiguação da Justiça quer no tocante à aprovação, quer no tocante à Reprovação.

  4. também escolher quem tem direito a ventilador e quem não tem, é crime, e conhecemos países, onde médicos tiveram que tomar essa decisão este ano, que provavelmente terão pesadelos para o resto das suas vidas.
    A certificação de equipamentos hoje em dia tem critérios muito rígidos, impossibilitando a certificação de um equipamento por unidades que na década passada eram admissíveis e os ventiladores utilizados, e que salvaram muitas vidas.
    Esta “meia certificação”, é bastante compreensível.

RESPONDER

Deputada da Coreia do Sul debaixo de fogo. Usou um vestido no Parlamento

Na semana passada, a deputada sul-coreana Ryu Ho-jeong usou um vestido numa assembleia legislativa, sendo bombardeada com críticas que gerou um debate sobre sexismo e a cultura patriacal do país. De acordo com a CNN, na …

SC Braga oficializa "top gun" Gaitán por duas temporadas

O internacional argentino Nicolas Gaitán assinou um contrato com o Sporting de Braga válido por uma época, com outra de opção, informou esta terça-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Formado no Boca Juniors, …

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …

Quase cem mil crianças contraíram a covid-19 em apenas duas semanas nos Estados Unidos

Noventa e sete mil crianças norte-americanas foram identificadas como infetadas com o novo coronavírus (covid-19) nas últimas semanas de julho. Os números relativos a estas duas semanas são avançados pela empresa norte-americana, que cita um relatório …

A1 terá novo acesso em Grijó no sentido sul/norte em 2021

A autoestrada A1 terá em 2021 um novo acesso em Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, no sentido sul/norte, revelou esta segunda-feira o presidente da autarquia que acredita que, com este projeto, o nó …

Tiros em frente à Casa Branca levam à retirada de Trump de conferência de imprensa

Um agente do Serviço Secreto retirou, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano da sala na Casa Banca na qual estava a começar uma conferência de imprensa. O período em que Donald Trump esteve fora da sala foi …