Secretário de Estado defendia que atas do estado de emergência não deviam ser públicas

Portugal.gov.

O secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Mário Belo Morgado.

Mário Belo Morgado, secretário de Estado adjunto da Justiça, defendia que as atas do estado de emergência não deviam ser públicas.

O secretário de Estado adjunto da Justiça, Mário Belo Morgado, defendia que as atas da Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência (EMEE) não deveriam ser tornadas públicas, avança a revista Sábado. “Opinião: atas da EMEE deviam ser reservadas e não constar como anexo do relatório do estado de emergência”, lê-se na ata da reunião de 18 de abril.

Não se sabe se algum dos presentes na reunião se manifestou contra ou a favor da posição do governante. As atas do estado de emergência permitem, de forma simplificada, perceber quais as estratégias debatidas no combate à pandemia de covid-19.

As atas mostram que o contágio do novo coroanvírus em lares de idosos é uma das principais preocupações. A “escassez de recursos humanos” é um dos problemas detetados no relatório.

“A EMEE continuou a prestar particular atenção à problemática da disseminação do contágio nos estabelecimentos residenciais para idosos (ERPI). Esta revelou-se, aliás, uma das mais recorrentes preocupações manifestadas nas reuniões da EMEE, em grande medida devido ao impacto diferido da disseminação da doença em ambiente de lares de idosos”, refere o relatório sobre a segunda declaração do estado de emergência.

“Para além dos problemas estruturais prévios, o facto de um significativo número de funcionários dessas instituições estarem, eles próprios, infetados ou doentes, dificulta a prestação do apoio pessoal e social aos idosos“, lê-se ainda no relatório citado pela Sábado.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Sendo secretário de estado da justiça deve estar habituado ao segredo dos deuses. Também deve ser um bocadinho defensor da suspensão da democracia. Há verdades que é melhor que o povo não as saiba…

  2. Este aprendeu com o Passos Coelho, só que o Passos em vez de dizer o que pensava fez a lei à medida quando fez a lei em que as nomeações e os vencimentos passaram a ser confidenciais, não vejo diferença entre o PS o PPD e o CDS só na bandeira no resto são ditadores, bem podem os apaniguados políticos defenderem as suas damas que me estou CAGANDO para toda a classe política actual.

  3. Se convém “ficar no escuro” é porque a “luz do dia” pode ferir.
    – E eu, inocente, a pensar que as “trevas” eram passado…

RESPONDER

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …