Secretário de Estado defendia que atas do estado de emergência não deviam ser públicas

Portugal.gov.

O secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Mário Belo Morgado.

Mário Belo Morgado, secretário de Estado adjunto da Justiça, defendia que as atas do estado de emergência não deviam ser públicas.

O secretário de Estado adjunto da Justiça, Mário Belo Morgado, defendia que as atas da Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência (EMEE) não deveriam ser tornadas públicas, avança a revista Sábado. “Opinião: atas da EMEE deviam ser reservadas e não constar como anexo do relatório do estado de emergência”, lê-se na ata da reunião de 18 de abril.

Não se sabe se algum dos presentes na reunião se manifestou contra ou a favor da posição do governante. As atas do estado de emergência permitem, de forma simplificada, perceber quais as estratégias debatidas no combate à pandemia de covid-19.

As atas mostram que o contágio do novo coroanvírus em lares de idosos é uma das principais preocupações. A “escassez de recursos humanos” é um dos problemas detetados no relatório.

“A EMEE continuou a prestar particular atenção à problemática da disseminação do contágio nos estabelecimentos residenciais para idosos (ERPI). Esta revelou-se, aliás, uma das mais recorrentes preocupações manifestadas nas reuniões da EMEE, em grande medida devido ao impacto diferido da disseminação da doença em ambiente de lares de idosos”, refere o relatório sobre a segunda declaração do estado de emergência.

“Para além dos problemas estruturais prévios, o facto de um significativo número de funcionários dessas instituições estarem, eles próprios, infetados ou doentes, dificulta a prestação do apoio pessoal e social aos idosos“, lê-se ainda no relatório citado pela Sábado.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Sendo secretário de estado da justiça deve estar habituado ao segredo dos deuses. Também deve ser um bocadinho defensor da suspensão da democracia. Há verdades que é melhor que o povo não as saiba…

  2. Este aprendeu com o Passos Coelho, só que o Passos em vez de dizer o que pensava fez a lei à medida quando fez a lei em que as nomeações e os vencimentos passaram a ser confidenciais, não vejo diferença entre o PS o PPD e o CDS só na bandeira no resto são ditadores, bem podem os apaniguados políticos defenderem as suas damas que me estou CAGANDO para toda a classe política actual.

  3. Se convém “ficar no escuro” é porque a “luz do dia” pode ferir.
    – E eu, inocente, a pensar que as “trevas” eram passado…

RESPONDER

Médicos de família admitem que recuperados podem passar a grupo de risco

A área das sequelas da infeção pelo vírus SARS-CoV-2 "é uma zona muito cinzenta", sobre a qual Portugal “não tem ainda orientações totalmente definidas”. Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), …

Muito mais do que só um divórcio milionário. "Perseguições a mulheres" e má fama ameaçam legado de Bill Gates

O mediático e multimilionário divórcio de Bill Gates é muito mais do que apenas a separação de um casal ao cabo de 27 anos de vida em comum. A ruptura com Melinda está a colocar …

Marcelo na Guiné Bissau

Banho de multidão e "pedras" do PAIGC e de Ana Gomes. Marcelo em visita histórica à Guiné Bissau

Marcelo Rebelo de Sousa está na Guiné-Bissau na primeira visita de um chefe de Estado português ao país em mais de 30 anos. A população recebeu Marcelo em delírio, mas a visita está a causar …

Reservas nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicam"

As reservas de passageiros nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicaram" desde que Portugal entrou na lista verde de destinos de Inglaterra, adiantou a transportadora em comunicado. "De 7 a …

Diego Costa outra vez na rota do Benfica

O avançado brasileiro, naturalizado espanhol, estará outra vez na rota dos encarnados, segundo avança a imprensa brasileira. Segundo o portal brasileiro Yahoo Esportes, o Atlético Mineiro terá abordado Diego Costa, que está livre para assinar por …

"A perceção da opinião pública é que a decisão da Operação Marquês colocou em causa o prestígio do sistema judicial"

A ex-procuradora-geral da República (PGR) deu uma entrevista, publicada esta segunda-feira, na qual abordou temas como a Operação Marquês e as novas propostas anti-corrupção. Na entrevista ao jornal online Observador, Joana Marques Vidal considerou que a …

United e City preparam guerra de licitações por Nuno Mendes

Manchester United e Manchester City estão interessados na contratação de Nuno Mendes e preparam-se para entrar numa guerra de licitações. Está cada vez mais difícil a tarefa do Sporting de manter Nuno Mendes em Alvalade. O …

Secretário de Estado confirma: final da Taça não vai ter público

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto confirmou, esta segunda-feira, que a final da Taça de Portugal entre Sporting de Braga e Benfica, que será disputada este domingo em Coimbra, não terá público. João …

Número de funcionários públicos cresceu 3%. É o maior aumento em quase uma década

No primeiro trimestre deste ano, em comparação com o período homólogo, há mais 21 mil funcionários públicos. É o maior aumento em nove anos, atingindo um total de 725.775 trabalhadores. O número de funcionários públicos aumentou …

Rúben Dias eleito o melhor do ano da Premier League pelo The Athletic

Rúben Dias foi escolhido pelo The Athletic como o melhor jogador do ano da Premier League. O central português foi campeão ao serviço do Manchester City. A qualidade de Rúben Dias não tem passado despercebida em …