Rádios anunciaram ataque aéreo à Russia. Discurso de Putin: verdade ou mentira?

1

Nova recordação de A guerra dos mundos. Putin falou durante quase duas horas: análise ao que é verdadeiro e falso no seu discurso anual.

Poderia ter sido Herbert George Wells mas esta “guerra dos mundos” foi anunciada num país que está realmente em guerra: na Rússia.

Nesta quarta-feira de manhã, quatro rádios de 10 cidades russas anunciaram que estava iminente um ataque com mísseis.

Foi anunciado um alerta aéreo no (suposto) microfone “Atenção: anúncio de um ataque aéreo. Abriguem-se imediatamente. Atenção, atenção: ameaça de ataque de míssil”.

O Ministério de Situações de Emergência da Rússia explicou que estes alertas foram consequência de um ataque de piratas informáticos. Eram informações falsas.

Este episódio fez obviamente recordar A guerra dos mundos, livro de ficção científica escrito por Wells em 1898 que se baseou numa invasão de marcianos numa zona de Inglaterra.

Em Portugal, 60 anos depois, Matos Maia decidiu reproduzir algo semelhante na rádio Renascença, com “fenómenos estranhos no planeta Marte” que deixaram milhares de portugueses em pânico: pessoas a fugir de casa, telefonemas para os bombeiros, histeria no país. A polícia invadiu os estúdios da Renascença e interrompeu o programa. Matos Maia foi detido pela PIDE.

Putin: verdadeiro ou falso

Vladimir Putin fez o seu discurso do Estado da Nação, na terça-feira passada. Foram quase duas horas a atacar o Ocidente e a reforçar que a “operação” Ucrânia deve continuar, porque há motivos para isso.

O canal Euronews analisou três assuntos para verificar se Putin disse verdades ou mentiras sobre esses tópicos.

O primeiro: a economia russa resistiu às sanções, repetiu o presidente da Rússia. Putin disse que o Produto Interno Bruto da Rússia recuou 2,2% no ano passado – e estimativas internacionais previam queda de 12%. Os números do PIB estão certos, mas os dados levantam dúvidas. O Governo atrasou a divulgação e economistas acham que o Kremlin está a enganar os russos e o mercado para mostrar uma visão muito positiva do que está a acontecer na economia russa.

O segundo foco: o líder da Rússia disse que os países do Ocidente gastaram 150 mil milhões de euros no apoio à Ucrânia, enquanto os países do G7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) gastaram 60 mil milhões em ajuda aos países mais pobres do planeta. A primeira parte é verdade, a segunda é falsa: os países gastaram 128 mil milhões de euros em ajuda aos países mais pobres; mais do dobro.

Por fim, a acusação do presidente da Rússia: há uma brigada das Forças Armadas da Ucrânia que se chama Edelweiss – Piratas de Edelweiss era o nome de um grupo de jovens alemães nazis, no final de década 1930. É verdade. Mas a Guarda Nacional da Rússia também teve a sua unidade Edelweiss, que mudou de nome em 2016; e as Forças Especiais da Rússia também tiveram unidade Edelweiss até 2018, na Sibéria do Sul.

ZAP //

1 Comment

  1. Edelweiss ou edelvais (ou pé-de-leão) é uma flor característica dos Alpes. Não admira que o seu nome e a sua imagem seja muito usada de várias formas não só nos paíse alpinos como até noutros. Pretender que o seu uso tenha um significado nazi é mesmo de ignorante ou de farsante.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.