Assassinado cientista que estudava covid-19. Estava perto de “alcançar descobertas importantes”

Narendra Shrestha / EPA

O investigador da Universidade de Pittsburgh, Bing Liu, foi morto a tiro dentro de casa, num crime que, segundo as autoridades, teve contornos pessoais.

Bing Liu, professor e investigador chinês da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, foi morto a tiro no seu apartamento no último sábado. Segundo a CNN, as autoridades suspeitam já ter encontrado o homicida, que se terá suicidado após o crime.

Ao diário, alguns colegas do cientista, que trabalhavam com ele no Departamento de Biologia e Sistemas Computacionais, revelaram que Liu “estava perto de conseguir fazer descobertas muito significativas sobre os mecanismos celulares subjacentes à infeção por SARS-CoV-2 e sobre a base celular das complicações que daí advêm”.

Ainda assim, as autoridades de Pittsburgh consideram que não há indicações de que o investigador “tenha sido morto devido ao facto de ser chinês”. Por esse motivo, adiantou o detetive Brian Kohlhepp, o homicídio não deverá estar relacionado com a pandemia de covid-19.

A polícia suspeita que o homicida será um homem que foi encontrado morto dentro do seu automóvel. O Observador refere que a teoria das autoridades é que este homem, que conheceria o investigador, terá morto Liu no seu apartamento e depois ter-se-á suicidado dentro do carro.

A Universidade de Pittsburgh emitiu uma nota de pesar, adiantando que Bing Liu era um investigador “profundamente admirado” pelos colegas. O cientista estava a trabalhar numa investigação sobre as sequelas deixadas pelo vírus, após a infeção.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Pois, pois…. que coincidência! O assassino suicida-se! Onde já vimos esse filme! Claro que foi um assassinato encomendado de bem alto. Essa história está tudo menos resolvida. E quem a der como concluída, é corrupto ou conivente.

  2. Sabendo que covid-19 é mudança molecular a partir do laboratório por objetivo de salvar a economia dos países desenvolvidos e diminuição da população mundial . A China conhece as
    razões do ressurgimento da covid-19 . Economicamente neste momento a economia da vai estar no topo. Covid-19 uma arma biológica e para que os governos ou políticos salvar seus planos econômicos eliminando os idosos e jovens são menos empregos e menos pensão para reforma

  3. É extraordinário. Aqui na santa terrinha vamos resolver a questão do COVID e até o assassinato do Kennedy. É espantoso como a partir de uma notícia com meia dúzia de linhas, os nossos génios já perceberam tudo. São muito espertos, a eles está para nascer quem lhes dê a volta!!!

  4. Nos states , o cientista , aparece morto em casa ! Suicidaram-no ??!!
    O assassino , aparece morto no carro , suicidaram-no !!??
    Na china , os médicos que referiram , o vírus , adoecem e morrem ou desaparecem !!
    Na russía , os médicos , atiram-se das janelas !! Tudo muito conveniente !!!???
    Está , tudo por resolver , e saber-se !! ???? Estamos todos incrédulos !!
    Quem pode saber melhor da história , ou foi …. Morreu !! ou se contar a verdade , além de ser , um
    ex-vivo , ainda tem de declarar , que tudo aquilo , que disse era mentira , tinha sido acometido , por um
    ataque de verdade, mas era tudo mentira !!! mas mesmo assim , não se livra do castigo máximo .!!

  5. E não é o único…………….muita gente relacionada com os Clinton, Obama e outros da mesma esfera……….tudo gente ligada ás grandes farmaceuticas………..vão morrendo misteriosamente, já se contam ás muitas dezenas……………e a “festa” ainda não acabou.

    • O Obama também deveria contar porque motivo bebeu o copo de água em Flint. Isto de andar aqui a mandar postas de pescada sem saber do que se fala, tem muito que se lhe diga.
      Por que razão o Obama nunca defendeu a população da cidade de Flint? Que interesses estavam por trás?

RESPONDER

O futebol português está de volta. Uma corrida de dois cavalos e a montra para Amorim

A bola volta hoje a rolar em Portugal após a interrupção devido à pandemia de covid-19. Regresso o futebol que tão bem conhecemos, mas de uma forma como nunca vimos antes. Estádios desertos e jogos quase …

Cientistas identificam fóssil do inseto mais antigo do mundo

Um fóssil de um milípede descoberto em 1899 é o inseto mais antigo do mundo, concluiu um novo estudo. O espécime em causa tem 425 milhões de anos. Uma equipa de investigadores da Universidade do Texas …

Jorge Jesus renova com o Flamengo por mais uma época

O treinador português anunciou, esta quarta-feira, que vai ficar mais uma época nos brasileiros do Flamengo, até junho de 2021. "Digam à nação que fico!". É esta a frase que acompanha a fotografia publicada, esta quarta-feira, …

Governo deixa cair lay-off simplificado. Novo apoio vai variar em função da quebra de faturação

O apoio às empresas em lay-off que retomarem a atividade será diferenciado em função da quebra de faturação, com vista a direcionar as ajudas públicas “a quem mais precisa”, afirmou esta terça-feira a ministra do …

Grupo de precários da Casa da Música dispensado de serviço via e-mail "meia hora depois" de uma vigília de protesto

Cerca de 13 trabalhadores "precários" da Casa da Música, no Porto, foram dispensados dos concertos que tinham alocados para o mês de junho. Em declarações à Lusa, Hugo Veludo, um dos 13 assistentes de sala …

Sete detidos em operação na Quinta da Fonte ficam em prisão preventiva

Os sete homens que foram detidos numa operação policial no bairro da Quinta da Fonte, em Loures, na segunda-feira, ficaram em prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, revelou à agência Lusa a Polícia …

O parasita da malária tem o seu próprio relógio interno

Um novo estudo acaba de revelar que, mesmo quando cultivados fora do corpo, os parasitas da malária conseguem manter o seu ritmo. Quando uma pessoa contrai malária, acontece uma dança rítmica dentro do corpo. Os sinais …

Maduro e Guaidó juntam-se na luta contra a pandemia. EUA acusam país de impedir voos humanitários

O governo do Presidente venezuelano e o líder da oposição Juan Guaidó acordaram procurar conjuntamente fundos para combater a pandemia da covid-19 na Venezuela, de acordo com um documento divulgado esta terça-feira na televisão oficial. No …

Marítimo "aplaude" Costa no espectáculo de Bruno Nogueira e pede adeptos nos Estádios

Com recurso a fotografias de António Costa no Campo Pequeno, a assistir ao espectáculo "Deixem o pimba em paz" de Bruno Nogueira, o Marítimo "aplaude" o gesto do primeiro-ministro e apela a que o futebol …

Sexta extinção em massa cada vez mais próxima. Mais de 500 vertebrados estão em risco

Uma sexta extinção em massa está cada vez mais perto, alertam os cientistas. Mais de 500 espécies de vertebrados estão sob ameaça de extinção devido aos seres humanos. Em 2015, o biólogo da Universidade de Stanford …