Presidente do Equador acusa Assange de divulgar fotografias privadas da sua família

New Media Days / Flickr

Julian Assange, fundador da WikiLeaks

O presidente do Equador, Lenin Moreno, acusou Julian Assange de violar os termos do seu asilo e divulgar fotografias privadas de familiares e amigos de Moreno online.

Falando à Associação de Emissoras de Rádio do Equador, Moreno sugeriu que Assange terá intercetado as mensagens privadas do presidente e publicado “fotografias do meu quarto, o que como, e como a minha esposa, filhas e amigas dançam”. Lenin Moreno não terá apresentado provas.

Assange está escondido na embaixada do Equador em Londres desde que foi preso por acusações de agressão sexual da Suécia em 2012. As acusações foram abandonadas por causa de um problema técnico, mas Assange ainda se considera um prisioneiro na embaixada apesar de poder sair a qualquer momento. Assange tem dito que teme ser extraditado para os EUA, onde os promotores prepararam uma acusação criminal.

Assange também afirma que está a ser silenciado porque o seu acesso à Internet na embaixada foi abruptamente interrompido há um ano. Autoridades do Equador acusaram Assange de se intrometer na política internacional antes de o acesso à Internet ter sido bloqueado.

“Assange violou o acordo que fizemos com ele e com o advogado muitas vezes”, disse Moreno. “Não é que ele não possa falar e expressar-se livremente, mas não pode mentir, nem muito menos hackear contas privadas ou telefones.”

Em janeiro de 2018, Moreno referiu-se a Assange como um “incómodo” e um “problema herdado”. O presidente anterior do Equador, Rafael Correa, foi o primeiro a conceder asilo a Assange e Moreno parecia muito menos tolerante com o comportamento de Assange.

O WikiLeaks sugeriu que o verdadeiro problema de Moreno será que a alegada corrupção do Equador foi exposta através dos chamados Documentos da INA. Moreno está a enfrentar uma investigação de corrupção trazida por um legislador rival que sugere que recebeu dinheiro de uma empresa chinesa para um projeto de barragem hidroelétrica. O dinheiro terá sido lavado através de uma empresa-fantasma no Panamá.

Assange, um cidadão australiano, recebeu a cidadania equatoriana em janeiro de 2018, durante uma tentativa de imunidade diplomática. O Equador esperava que a medida permitisse a Assange deixar a embaixada de Londres e encontrar refúgio noutro país, mas o plano fracassou.

Assange disse que deixaria a embaixada em Londres se Chelsea Manning fosse libertada da prisão. O presidente Barack Obama comutou a sentença de Manning pouco antes de deixar o cargo em 2017, mas Assange voltou atrás na sua promessa e disse que Obama só o fez para fazer com que Assange parecesse um mentiroso.

ZAP // Gizmodo

PARTILHAR

RESPONDER

Novo estudo adensa mistério sobre "Lago dos Esqueletos" nos Himalaias

Esqueletos humanos encontrados no lago Roopkund, na Índia, pertenceram a pessoas de origens várias, algumas do Mediterrâneo, que morreram em eventos separados por mil anos. O lago Roopkund, na Índia, é famoso por terem sido descobertos …

Livro que pertencia à biblioteca particular de Fernando Pessoa vai a leilão

Um livro que pertenceu à biblioteca particular de Fernando Pessoa foi colocado à venda na leiloeira BestNet Leilões, que funciona apenas online. O leilão n.º 2291 só termina na segunda semana de setembro, mas o valor …

Buraco negro apanhado a engolir uma estrela de neutrões

Um buraco negro que engole uma estrela de neutrões terá sido detetado pela primeira vez devido a ondas gravitacionais, anunciaram esta segunda-feira cientistas. Segundo a investigadora Susan Scott, da Universidade Nacional da Austrália, que participou no …

O novo Bugatti Centodieci é mais caro do que um caça F-16

https://vimeo.com/354910872 Fica mais barato comprar um caça Lockheed F-16 de 1980 usado, do que comprar o novo Bugatti Centodieci. O exclusivo veículo da marca italiana custa 8 milhões de dólares O Centodieci, o novo modelo da Bugatti, …

Mergulhador encontra GoPro que mostra últimos momentos de vida do dono

Um mergulhador encontrou uma GoPro com os momentos finais de um jovem que se tinha afogado numa cascata no Tenessee. O achado acontece dois anos depois da sua morte, e veio dar resposta a algumas …

Vá de férias para uma ilha paradisíaca (e volte com um cão adotado)

Na ilha de Providenciales, no arquipélago das Ilhas Turcas e Caicos, nas Caraíbas, há cães a brincar pelo areal, prontos para serem adotados por turistas. A iniciativa pretende combater o abandono destes animais. São os turistas …

"TONY" é o documentário português mais visto de sempre

O filme documental "TONY", de Jorge Pelicano, que conta a vida do cantor Tony Carreira, é o documentário português mais visto de sempre em Portugal, de acordo com números do Instituto do Cinema e do …

Há milhões de abelhas a morrer no Brasil (e isso é um aviso)

A morte em massa de abelhas devido aos químicos agrícolas já é há muito tempo uma preocupação no Brasil, onde, entre 1990 e 2016, o uso de pesticidas aumentou 770%, de acordo com a FAO, …

Brexit. Holandeses preparam festa na praia para se despedirem do Reino Unido

Milhares de holandeses pretendem despedir-se do Reino Unido na praia, degustando pratos europeus, uma ideia criada nas redes sociais este fim de semana e que tem conquistado o interesse generalizado. De acordo com a agência Lusa, …

Bolsonaro usa vídeo de caça a baleias na Dinamarca para criticar Noruega

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, usou um vídeo de caça à baleia para atacar a Noruega, país que suspendeu os apoios à preservação da Amazónia, mas as imagens utilizadas são das Ilhas Faroé, da Dinamarca. "Vejam …