Presidente do Equador acusa Assange de divulgar fotografias privadas da sua família

New Media Days / Flickr

Julian Assange, fundador da WikiLeaks

O presidente do Equador, Lenin Moreno, acusou Julian Assange de violar os termos do seu asilo e divulgar fotografias privadas de familiares e amigos de Moreno online.

Falando à Associação de Emissoras de Rádio do Equador, Moreno sugeriu que Assange terá intercetado as mensagens privadas do presidente e publicado “fotografias do meu quarto, o que como, e como a minha esposa, filhas e amigas dançam”. Lenin Moreno não terá apresentado provas.

Assange está escondido na embaixada do Equador em Londres desde que foi preso por acusações de agressão sexual da Suécia em 2012. As acusações foram abandonadas por causa de um problema técnico, mas Assange ainda se considera um prisioneiro na embaixada apesar de poder sair a qualquer momento. Assange tem dito que teme ser extraditado para os EUA, onde os promotores prepararam uma acusação criminal.

Assange também afirma que está a ser silenciado porque o seu acesso à Internet na embaixada foi abruptamente interrompido há um ano. Autoridades do Equador acusaram Assange de se intrometer na política internacional antes de o acesso à Internet ter sido bloqueado.

“Assange violou o acordo que fizemos com ele e com o advogado muitas vezes”, disse Moreno. “Não é que ele não possa falar e expressar-se livremente, mas não pode mentir, nem muito menos hackear contas privadas ou telefones.”

Em janeiro de 2018, Moreno referiu-se a Assange como um “incómodo” e um “problema herdado”. O presidente anterior do Equador, Rafael Correa, foi o primeiro a conceder asilo a Assange e Moreno parecia muito menos tolerante com o comportamento de Assange.

O WikiLeaks sugeriu que o verdadeiro problema de Moreno será que a alegada corrupção do Equador foi exposta através dos chamados Documentos da INA. Moreno está a enfrentar uma investigação de corrupção trazida por um legislador rival que sugere que recebeu dinheiro de uma empresa chinesa para um projeto de barragem hidroelétrica. O dinheiro terá sido lavado através de uma empresa-fantasma no Panamá.

Assange, um cidadão australiano, recebeu a cidadania equatoriana em janeiro de 2018, durante uma tentativa de imunidade diplomática. O Equador esperava que a medida permitisse a Assange deixar a embaixada de Londres e encontrar refúgio noutro país, mas o plano fracassou.

Assange disse que deixaria a embaixada em Londres se Chelsea Manning fosse libertada da prisão. O presidente Barack Obama comutou a sentença de Manning pouco antes de deixar o cargo em 2017, mas Assange voltou atrás na sua promessa e disse que Obama só o fez para fazer com que Assange parecesse um mentiroso.

ZAP // Gizmodo

PARTILHAR

RESPONDER

Fernando Santos anuncia convocados para a Liga das Nações

O selecionador Fernando Santos anunciou hoje a lista de convocados de Portugal para a fase final da Liga das Nações. João Félix é o destaque nos convocados. As escolhas de Fernando Santos foram reveladas na Cidade …

Notre Dame. Vento pode fazer desabar paredes

Notre Dame está altamente instável. Um perito da Universidade de Versalhes defende que o restauro tem de atender à estrutura geral da catedral gótica.  Notre Dame, na capital francesa, está altamente instável e ventos superiores a …

Boicote dos EUA à Huawei causa prejuízo às empresas americanas

Depois de os Estados Unidos terem proibido negociações com a Huawei, empresas americanas estão agora a sentir na pele as consequências da perda da firma chinesa como cliente. Os Estados Unidos concederam 90 dias às empresas …

Renda acessível pode pôr casas a 650 euros em Lisboa e 500 no Porto

Numa altura em que o mercado imobiliário está ao rubro, com os preços em máximos, as rendas estão em níveis cada vez mais incomportáveis para a maioria das famílias que poderão encontrar neste programa uma …

Governo deverá anunciar medidas para bloquear coleção Berardo após as eleições

Num momento em que se tornou público que a Fundação Berardo corre risco de falência, três ministérios estudam as medidas para preservar a coleção do empresário e mantê-la aberta ao público. "Será em breve", garantiram os …

Europeias: PS com candidatos "escondidos", CDU só observa e Rangel já faz rimas ao primeiro-ministro

A dias do escrutínio para o Parlamento Europeu, PS acusou o BE de ser ambíguo, CDS critica respostas de Costa sobre Tancos e PSD quer ver "candidatos escondidos" do PS. Até já há rimas para …

Na corrida às Europeias, o PS está à frente do PSD (e o BE está perto do terceiro eurodeputado)

O PS e a Esquerda crescem, o PSD e a Direita perdem. Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF, os socialistas somam 32,4% da intenção de voto, enquanto o PSD …

CGD ainda é dos bancos que têm mais crédito para investir em ações

Os bancos cortaram nos empréstimos para a compra de ações desde a crise. Mas têm ainda um valor elevado de financiamentos deste tipo. Este crédito é visto com cautela pelos supervisores e levaram a que bancos …

Partido de Modi a caminho de resultado histórico na Índia

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o seu partido nacionalista hindu lideram a contagem de votos nas legislativas do país. Às 10h05 (05h35 em Lisboa), o Partido Bharatiya Janata (BJP, ou Partido do Povo Indiano, no …

Hells Angels saem em liberdade (mas com várias proibições)

Os 17 elementos do grupo Hells Angels detidos pela Polícia Judiciária na terça-feira saíram todos em liberdade, após primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, disseram à agência Lusa advogados no …