Assange diz que se entrega aos EUA se Chelsea Manning for perdoada

wheelzwheeler / Flickr

Julian Assange, fundador do WikiLeaks

Julian Assange, fundador do WikiLeaks

O fundador do WikiLeaks colocou a hipótese de se entregar às autoridades norte-americanas mas com uma condição: Obama tem de perdoar Chelsea Manning.

A viver desde 2012 na embaixada do Equador em Londres, Julian Assange admitiu esta quinta-feira a possibilidade de se entregar às autoridades norte-americanas.

Através do Twitter, o Wikileaks garantiu que o seu fundador está pronto para cumprir pena nos Estados Unidos mas com uma única condição.

Para isso, Barack Obama deverá amnistiar Chelsea Manning, a militar transexual que divulgou 700 mil documentos confidenciais ao site de Assange que deram origem ao “Cablegate”.

Manning, que anteriormente tinha Bradley como primeiro nome, foi condenada a 35 anos de prisão por violar a lei da espionagem.

A cumprir pena, desde julho de 2013, na prisão militar de Fort Leavenworth, no Kansas, o exército norte-americano aprovou em fevereiro de 2015 a sua mudança de sexo.

Segundo o site The Verge, Manning foi hospitalizada em julho passado por uma alegada tentativa de suicídio e este mês entrou em greve de fome para que lhe fizessem o tratamento.

O tweet do WikiLeaks vem acompanhado de um link para uma carta assinada pelo advogado de Assange, Barry Pollack, que pede à Justiça dos EUA para ser mais transparente relativamente às investigações que conduz contra o site.

Ao que tudo indica, esta será uma das últimas cartadas de Assange, que se vê cada vez mais encurralado e sem nenhuma possibilidade de vir a ser libertado.

Num relatório recente, o WikiLeaks afirmou que o estado mental do australiano está a deteriorar-se de dia para dia devido a esta situação.

Esta sexta-feira, a justiça sueca manteve também o mandato de detenção, emitido em 2010, no âmbito de um processo por alegada violação.

O Tribunal da Relação de Estocolmo “rejeita o pedido de levantamento do mandato de detenção”, considerando que Assange “se mantém como suspeito de violação” e que “existe um risco de fuga à justiça ou a uma condenação”, precisou um comunicado emitido pela instituição, citado pela agência France Presse.

Ainda não se sabe se o governo norte-americano está a levar esta proposta a sério. Questionado pela CNN, o Departamento de Justiça alegou que não estava a par de nenhuma oferta.

ZAP / Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …