Assange diz que se entrega aos EUA se Chelsea Manning for perdoada

wheelzwheeler / Flickr

Julian Assange, fundador do WikiLeaks

Julian Assange, fundador do WikiLeaks

O fundador do WikiLeaks colocou a hipótese de se entregar às autoridades norte-americanas mas com uma condição: Obama tem de perdoar Chelsea Manning.

A viver desde 2012 na embaixada do Equador em Londres, Julian Assange admitiu esta quinta-feira a possibilidade de se entregar às autoridades norte-americanas.

Através do Twitter, o Wikileaks garantiu que o seu fundador está pronto para cumprir pena nos Estados Unidos mas com uma única condição.

Para isso, Barack Obama deverá amnistiar Chelsea Manning, a militar transexual que divulgou 700 mil documentos confidenciais ao site de Assange que deram origem ao “Cablegate”.

Manning, que anteriormente tinha Bradley como primeiro nome, foi condenada a 35 anos de prisão por violar a lei da espionagem.

A cumprir pena, desde julho de 2013, na prisão militar de Fort Leavenworth, no Kansas, o exército norte-americano aprovou em fevereiro de 2015 a sua mudança de sexo.

Segundo o site The Verge, Manning foi hospitalizada em julho passado por uma alegada tentativa de suicídio e este mês entrou em greve de fome para que lhe fizessem o tratamento.

O tweet do WikiLeaks vem acompanhado de um link para uma carta assinada pelo advogado de Assange, Barry Pollack, que pede à Justiça dos EUA para ser mais transparente relativamente às investigações que conduz contra o site.

Ao que tudo indica, esta será uma das últimas cartadas de Assange, que se vê cada vez mais encurralado e sem nenhuma possibilidade de vir a ser libertado.

Num relatório recente, o WikiLeaks afirmou que o estado mental do australiano está a deteriorar-se de dia para dia devido a esta situação.

Esta sexta-feira, a justiça sueca manteve também o mandato de detenção, emitido em 2010, no âmbito de um processo por alegada violação.

O Tribunal da Relação de Estocolmo “rejeita o pedido de levantamento do mandato de detenção”, considerando que Assange “se mantém como suspeito de violação” e que “existe um risco de fuga à justiça ou a uma condenação”, precisou um comunicado emitido pela instituição, citado pela agência France Presse.

Ainda não se sabe se o governo norte-americano está a levar esta proposta a sério. Questionado pela CNN, o Departamento de Justiça alegou que não estava a par de nenhuma oferta.

ZAP / Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Uma morte e 377 novos casos nas últimas 24 horas. Rt e incidência recuam

O boletim da DGS desta sexta-feira dá conta de mais 377 novos casos em Portugal. Registou-se ainda mais um óbito. Nesta sexta-feira, dia 7 de maio, o país tem 22.421 casos ativos, menos 114 do que …

MP investiga morte de bebé que terá sido esquecido no carro em Lisboa

O Ministério Público instaurou um inquérito para averiguar as circunstâncias da morte de uma criança de dois anos que terá ficado esquecida no interior de um carro, em Lisboa. A mãe ter-se-á esquecido do bebé …

Governo está a preparar contestação de providência cautelar sobre Zmar

O ministro da Administração Interna afirmou hoje que já está a ser preparada a contestação à providência cautelar que suspende a requisição civil das casas do complexo Zmar, adiantando que o Ministério não foi ainda …

Subsídio europeu de 150 euros mensais para tirar 5 milhões de crianças da pobreza severa

Arrancou nesta sexta-feira, no Porto, a Cimeira Social promovida pela presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Um momento que o ex-ministro Pedro Marques aproveita para lançar a ideia de um novo apoio social de …

Banca empresta 475 milhões para Fundo de Resolução pagar ao Novo Banco

O sindicato bancário, composto por sete bancos, vai proceder ao financiamento do Fundo de Resolução para este cumprir a injeção de capital no Novo Banco já na próxima semana. O Jornal Económico avança, esta sexta-feira, que …

China suspende "diálogo económico" com a Austrália e denuncia "mentalidade de Guerra Fria"

Esta quinta-feira, o Governo chinês anunciou a suspensão "por tempo indefinido" de todas as atividades realizadas no âmbito da iniciativa "Diálogo Económico Estratégico China-Austrália". As relações entra a China e o ocidente estão cada vez mais …

Bolsonaro diz ter tido sintomas de reinfeção. China acusa-o de "politizar" novo coronavírus

O Presidente do Brasil admitiu na quinta-feira que teve sintomas de reinfeção pelo novo coronavírus "há poucos dias" e afirmou que tomou ivermectina, fármaco sem comprovação científica contra a covid-19. As declarações de Jair Bolsonaro foram …

"É fácil despedir". PCP quer mudar regime de despedimento coletivo e extinção de postos de trabalho

O PCP vai entregar na Assembleia da República esta sexta-feira um projeto de lei que visa limitar os despedimentos coletivos e a extinção de postos de trabalho, eliminando o despedimento por inadaptação. O objetivo do partido …

Páginas ocultas do PRR revelam "reedição da troika" na reforma aos hospitais

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê uma concentração das urgências da Grande Lisboa e Grande Porto, cortes nos gastos e uma gestão dos hospitais mais vigiada com imposição de objetivos financeiros. O jornal Expresso …

Já há uma explicação científica para as "dunas" do céu do Norte

Um ano depois da sua observação, as auroras de dunas, ou auroras boreais em forma de duna, já possuem confirmação e explicação científica. A aurora boreal nasce quando as partículas carregadas expelidas pelo Sol, como eletrões, …