Procuradores dos EUA revelam por engano que Julian Assange está a ser acusado

wheelzwheeler / Flickr

Julian Assange, fundador da WikiLeaks

O Departamento da Justiça norte-americano terá preparada uma acusação contra o ativista e fundador da organização WikiLeaks, Julian Assange.

A informação foi tornada pública por um “erro” num tribunal, com um documento de um caso não relacionado que menciona a acusação ao ativista, que é classificada como informação “confidencial”.  Não se conhecem os crimes de que Assange estará acusado, mas os EUA pretenderiam tornar o caso público apenas quando o ativista fosse detido.

A informação surgiu esta sexta-feira, quando foi detetada por um especialista norte-americano em terrorismo, Seamus Hughes, da Universidade George Washington.

Hughes, que costuma analisar documentação de processos judiciais, encontrou um documento num caso não-relacionado com Assange onde se podia ler que “devido à sofisticação do acusado e à publicidade relacionada com o caso, não é provável que outro procedimento mantenha confidencial o facto de que Assange foi acusado”.

No mesmo documento, o procurador Kellen Dwyer escreve ainda que as acusações contra o fundador da WikiLeaks devem “permanecer sob sigilo até que Assange seja detido”.

Contactado por vários meios de comunicação norte-americanos, um porta-voz da Procuradoria-Geral dos EUA confirmou que “a informação divulgada no documento do tribunal foi um erro”.

Ao Washington Post, várias fontes relacionadas com o caso confirmaram que a informação sobre a acusação a Assange é verdadeira, mas que a divulgação do facto foi acidental.

Julian Assange está retido na embaixada do Equador em Londres desde 2012, altura em que pediu asilo. Na época, Assange estava a ser acusado de crimes sexuais na Suécia e temia que o país escandinavo o extraditasse para os EUA, onde poderia ser acusado pela divulgação de informação confidencial.

Em causa estava a publicação de correspondência diplomática e outra documentação sigilosa do Governo norte-americano que foi divulgada pela WikiLeaks.

Não é segredo que o Departamento de Estado norte-americano tem vindo a investigar há vários anos Julian Assange e a WikiLeaks. Os crimes de que pode ser acusado são conspiração, roubo de propriedade estatal ou espionagem.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Conceição critica arbitragem, mas em Espanha fala-se de penálti de Pepe "que roça o escândalo"

Os 'dragões' perderam no primeiro jogo após a retoma do campeonato. Sérgio Conceição deixou críticas à arbitragem, mas em Espanha fala-se de um penálti escandaloso... de Pepe. O FC Porto ficou com a liderança da I …

Redução do IVA, abono para crianças e incentivos para comprar elétricos. O plano de 130 mil milhões de Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou esta quinta-feira um pacote de estímulo de 130 mil milhões de euros para este ano e 2021, para impulsionar a economia do país, duramente atingida pela pandemia de covid-19. Entre …

De Jorge Jesus a Bruno de Carvalho. Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades

O português Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades, acusa o Tribunal da Relação de Lisboa. A defesa do denunciante criticou a manutenção da prisão preventiva. De acordo com o acórdão do Tribunal da Relação …

Empresas podem manter lay-off até ao fim de setembro. Trabalhadores podem receber 85% do salário

Os traços gerais do plano do Governo para a retoma da economia e para tentar travar a escalada do desemprego foram apresentados aos parceiros sociais, esta terça-feira, por Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade …

O próximo Wolves? Charlton pode tornar-se "português"

O consórcio português Corporate Football Organisation Portugal (CFO), liderado por Fernando Côrte-Real, está a estudar a compra do Charlton, clube que milita no Championship, o segundo escalão inglês. "A CFO Portugal já existe há pelo menos …

PJ prossegue investigação e confirma envolvimento de alemão no desaparecimento de Maddie

A Polícia Judiciária adiantou esta quarta-feira que prosseguem em Portugal diligências no âmbito da investigação ao desaparecimento da criança inglesa Madeleine McCann, no Algarve, em 2007, confirmando as suspeitas de envolvimento de um cidadão alemão …

Benfica critica presença de Rui Moreira na lista de Pinto da Costa

O diretor de comunicação do SL Benfica, Luís Bernardo, criticou, esta quarta-feira, a presença de Rui Moreira na lista de Pinto da Costa às eleições para a presidência do FC Porto. "Já não bastava o nível …

Costa e Silva prevê recuperação económica lenta e defende "pacto entre Estado e empresas"

Em entrevista à agência Lusa, António Costa Silva, responsável no plano de relançamento da economia, prevê uma recuperação lenta e sugere um pacto entre Estado e empresas. António Costa Silva, gestor nomeado pelo primeiro-ministro para coordenar …

Ver o "Joker" não nos torna mais empáticos com os doentes mentais – pelo contrário

Um novo estudo encontro uma associação entre ver o filme "Joker" e um aumento no preconceito em relação a pessoas com doenças mentais. O filme "Joker" (2019), realizado por Todd Phillips, foi um verdadeiro sucesso de …

Polícia que pressionou pescoço de George Floyd acusado de homicídio intencional. Todos os agentes acusados

O Ministério Público norte-americano agravou esta quarta-feira para homicídio em segundo grau a acusação do agente da polícia que pressionou o pescoço de George Floyd durante minutos e, pela primeira vez, acusou formalmente os três …