Assalto a Tancos deixa secretas e militares de candeias às avessas

Paulo Novais / Lusa

Militares à entrada dos Paióis Nacionais do Polígono Militar de Tancos

As secretas e os militares estão “em choque” no âmbito do assalto aos Paióis Nacionais de Tancos, tudo porque o chefe dos espiões disse no Parlamento que só soube do roubo pelos jornais. Uma versão que é contrariada por fontes militares.

O Expresso e o Observador avançam, neste sábado, que a Polícia Judiciária Militar (PJM) assegura ter havido uma reunião do Centro de Informações e Segurança Militares em que o caso foi abordado com as secretas e com as forças de segurança, antes de a informação ter sido divulgada à comunicação social.

O secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), Júlio Pereira, disse no Parlamento que só soube do assalto a Tancos através do Serviço de Informações de Segurança (SIS), notando que este só teve conhecimento do roubo pelos jornais.

A PJM garante porém, conforme citam o Observador e o Expresso, que no dia a seguir à confirmação do roubo, houve uma reunião dos militares com elementos do SIRP, do SIS, da GNR e dos serviços de informações do Exército. O Observador afiança que só a PSP não marcou presença.

Estas duas versões contraditórias estão a gerar “mal-estar” entre as secretas e os militares, frisa o Expresso.

Entretanto, o jornal Sol adianta que o ministro da Defesa, José de Azeredo Lopes, só teve conhecimento do assalto no dia em que este foi anunciado à comunicação social pelo Exército. “E tardou em comunicá-lo à ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e à ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa”, aponta o semanário.

O Correio da Manhã vinca também que a secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, Helena Fazenda, não foi informada do assalto pela GNR e que também só conheceu o caso pelos jornais.

Esta descoordenação de comunicações fez com que “o sistema que coordena os serviços de segurança com as forças policiais” demorasse “dois dias (mais de 48 horas) a entrar em acção”, conforme conclui o Sol.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Chegamos a um ponto em que não se pode confiar em nada nem ninguém e ninguém se entende, dá para perguntar qual a responsabilidade das pessoas à frente destes organismos e quem vigia o seu funcionamento, estamos à deriva como um barco sem comandante!.

  2. As tranferências bancárias às vezes demoram alguns dias. Só fizeram barulho quando perceberam que não tinham recebido a sua parte do negócio…

  3. Se a situação não fosse tão grave tudo isto dava vontade de rir. Tudo isto significa que se não fosse a Comunicação Social, hoje ainda nada se sabia. É evidente que os militares já sabiam da situação há muito tempo (especialmente aqueles que foram “exonerados”, depois readmitidos nos seus postos de comando, e qualquer dia louvados pelos bons serviços prestados à Pátria e depois, naturalmente, promovidos-esperem e verão se não vai ser assim) se o comunicaram ao Chefe do EME, ao Chefe do EMGFA e ao respectivo Ministro isso seguramente que não o fizeram.
    Mas então onde estão as consequências disso?
    O Rei vai Nu.

RESPONDER

Bruno Fernandes assina pelo Manchester United. Sporting pode encaixar 80 milhões de euros

Bruno Fernandes assinou pelo Manchester United e viaja para Inglaterra esta quarta-feira. O Sporting recebe 55 milhões de euros a pronto, com o negócio a poder atingir os 80 milhões mediante o cumprimento de certos …

China ultrapassa a Rússia e torna-se o segundo maior vendedor de armas do mundo

A China tornou-se, em 2017, o segundo maior exportador mundial de armas, de acordo com um novo relatório do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI), publicado na segunda-feira. O país ultrapassou …

Antero Henrique perto de se mudar para o Manchester United

Depois de passar pelo FC Porto e pelo Paris Saint-Germain, Antero Henrique está perto de assumir um cargo na direção desportiva do Manchester United. Antero Henrique, antigo diretor desportivo do Paris Saint-Germain, pode estar perto de …

Moedas de um e de dois cêntimos podem vir a acabar

A Comissão Europeia pretende pôr fim às moedas de um e dois cêntimos. A proposta vai ser apresentada e adotada pela comissão de Ursula von der Leyen esta quarta-feira. Esta é uma das medidas de …

PSD pretende que os próximos serviços públicos sejam criados no interior do país

O PSD pretende que o Governo localize no interior todos os serviços públicos que venha a criar, segundo uma proposta de aditamento ao Orçamento do Estado de 2020 (OE2020) entregue na segunda-feira na Assembleia da …

Ventura propõe que "Joacine seja devolvida ao seu país de origem"

Ventura não apreciou a proposta do Livre de devolver o património das ex-colónias. Numa publicação nas redes sociais sugeriu que Joacine "seja devolvida ao seu país de origem". André Ventura partilhou uma publicação nas redes sociais …

Alberto II da Bélgica assume filha de uma relação extraconjugal

O antigo Rei da Bélgica assumiu ser pai de uma mulher de 51 anos, que nasceu de uma relação extraconjugal, depois de um processo que se arrastou na justiça belga durante sete anos. Uma ordem de …

Luanda Leaks. Plataforma confirma que recebeu os dados de Rui Pinto

A Plataforma de Proteção de Denunciantes na África (PPLAAF) confirmou que recebeu do 'hacker' português Rui Pinto os dados relacionados com as recentes revelações sobre a fortuna da empresária angolana Isabel dos Santos. “Muitos meios de …

Príncipe André ofereceu "zero cooperação" no caso Epstein, diz procurador

O Príncipe André ofereceu "zero cooperação" na investigação sobre os crimes do falecido investidor Jeffrey Epstein, embora o FBI e o Ministério Público de Nova Iorque tenham pedido para interrogá-lo. Segundo afirmou o procurador do distrito …

Conceição queixou-se das condições, mas a realidade é bem diferente

No fim do jogo da final da Taça da Liga, Sérgio Conceição desabafou sobre as condições em que trabalha. No entanto, a realidade mostra algo bem diferente daquilo que o treinador dá a entender. Após a …