ASAE alerta para inspetores falsos no Norte do país

Mário Cruz / Lusa

-

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) alerta para uma “burla” que está a ser feita por falsos inspetores daquela entidade em restaurantes e bares dos concelhos de Guimarães, Braga, Famalicão e Póvoa de Varzim.

Em comunicado, a ASAE esclarece que “o contacto dos falsos inspetores é, por norma, feito, via telefónica”, em estabelecimentos de restauração e bebidas, com vista a marcar uma “vistoria prévia” que previne “eventuais autuações” em caso de inspeção – ao mesmo tempo que pede o pagamento de supostas “coimas em atraso”.

A ASAE garante que, “em nenhuma situação, os inspetores efetuam qualquer contacto direto com os operadores económicos para pagamento de coimas in loco (no local)”.

De acordo com a ASAE, os tais falsos inspetores contactam operadores económicos “no sentido de procederem à marcação de uma vistoria prévia a efetuar por um suposto inspetor da ASAE com o objetivo de prevenir eventuais autuações em consequência de inspeção da ASAE”.

Nesse contacto, o falso inspetor alerta, ainda, que a vistoria “terá lugar num curto prazo de tempo” e solicita uma transferência bancária ou, em alternativa, o levantamento de quantias de dinheiro, supostamente para o pagamento de coimas em atraso.

A ASAE assegura que todos os seus procedimentos são feitos “pelas vias formais e legais” e que contactos deste género devem ser denunciados às autoridades.

Segundo as autoridades, os operadores económicos não devem atender a qualquer pedido por parte de qualquer suposto inspetor que efetue as solicitações descritas.

“Devem contactar a força policial da zona no sentido de viabilizar a detenção em flagrante daqueles que indevidamente se façam passar por agentes da autoridade usurpando as suas funções”, destacam.

A ASAE esclarece que teve conhecimento da prática desta burla nos concelhos de Guimarães, Braga, Vila Nova de Famalicão e Póvoa de Varzim.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam algoritmo para identificar covid-19 a partir do som da tosse

Investigadores de vários países criaram um algoritmo que afirmam poder identificar se uma pessoa tem covid-19 a partir do som da sua tosse. Cientistas do México, Estados Unidos, Espanha e Itália, liderados por uma equipa do …

Para proteger o fundo do mar, novo sistema permite atracar vários barcos com uma só "âncora"

Quando vários barcos se amontoam numa enseada durante a noite, cada um deles lança uma âncora que pode potencialmente danificar os corais e a vida marinha no fundo do mar. O sistema Seafloat foi criado …

Japão e Estados Unidos assinam acordo de cooperação para exploração da Lua

O Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão e a agência espacial dos Estados Unidos (NASA) assinaram um acordo de colaboração entre os dois países no programa Artemis, para a exploração da …

Washington Redskins mudam de nome por ser considerado racista

A equipa de futebol americano, até aqui denominada de Washington Redskins, vai abandonar essa designação, considerada de teor racista, para designar nativos da América do Norte. Em comunicado, a equipa de Washington explicou que, depois de uma …

Flores precisaram de cerca de 50 milhões de anos para se tornarem o que são hoje

As plantas com flor evoluíram há cerca de 100 milhões de anos, mas precisaram de outros 50 milhões de anos para diversificar e tornarem-se aquilo que são hoje, sugere uma equipa de investigadores. Os cientistas documentaram …

Estudo sugere que imunidade à covid-19 pode desaparecer em poucos meses

A imunidade adquirida por anticorpos após a cura da covid-19 pode desaparecer em alguns meses, o que poderá complicar o desenvolvimento de uma vacina eficaz a longo prazo, sugere um estudo britânico divulgado esta segunda-feira. "Este …

60 anos depois, já se sabe o que aconteceu aos 9 russos que desapareceram na Montanha da Morte

Passados 61 anos, o mistério da morte de nove esquiadores russos que faziam uma caminhada pelos Montes Urais, perto da chamada Montanha da Morte, foi finalmente resolvido. Em 1959, nove viajantes russos que faziam uma caminhada …

Médicos Sem Fronteiras é "institucionalmente racista", acusam atuais e ex-colaboradores

Uma declaração assinada por mil atuais e ex-funcionários revela que a Organização Não Governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) é "institucionalmente racista" e reforça o colonialismo e a supremacia branca no trabalho humanitário que pratica. Na …

Empresa culpada pela crise de opioides fez contribuições políticas após declarar falência

A Purdue Pharma, empresa culpada pela crise de opioides nos Estados Unidos, fez contribuições políticas após ter sido processada e declarado falência. Os opioides são usados para aliviar a dor, mas também provocam uma sensação exagerada …

Norte-americano morre após ir a festa para provar que a covid-19 é uma farsa

Um norte-americano de 30 anos, de San Antonio, no estado do Texas, morreu de covid-19 depois de ir a uma festa para provar que a doença era uma farsa, informou a media local. O homem foi …