Tiros de artilharia do exército ucraniano destruíram grande parte de uma caravana de veículos blindados de transporte de tropas, que entrou, de acordo com Kiev, no leste da Ucrânia, anunciou a presidência ucraniana.
Os veículos entraram no leste da Ucrânia, a partir da Rússia, na noite de quinta-feira, acrescentou a presidência.
O Presidente da Ucrânia, Petro Porochenko, debateu esta incursão num telefonema com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e indicou que “uma grande parte deste material foi destruída durante a noite pela artilharia ucraniana”, de acordo com um comunicado.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico (Foreign Office) chamou o embaixador da Rússia em Londres “para esclarecer as informações” sobre uma incursão russa na Ucrânia.
O porta-voz militar ucraniano Andriy Lysenko revelou entretanto que as forças da Ucrânia identificaram e vigiaram uma coluna russa de blindados, assim que esta entrou em solo ucraniano.
“Ações apropriadas foram tomadas e parte dela (coluna de blindados) não existe mais”, disse o porta-voz.
Lysenko afirmou que a situação na zona de conflito está cada vez mais tensa, e que as forças ucranianas, que enfrentam separatistas pró-Rússia na região, também sofreram disparos de artilharia a partir do território russo.
Esta manhã o presidente da câmara de Donetsk tinha anunciado que onze civis foram mortos nas últimas 24 horas naquela que é a capital dos separatistas pró-russos do leste da Ucrânia, em confrontos que provocaram também oito feridos.
ZAP / Lusa
Crise na Ucrânia
-
5 Novembro, 2024 Tropas norte-coreanas bombardeadas pela Ucrânia pela primeira vez
-
27 Janeiro, 2015 Alerta máximo declarado na Ucrânia devido a avanço dos separatistas
-
22 Janeiro, 2015 EUA acusam Rússia de ter plano para ocupar Ucrânia
-
20 Novembro, 2014 Ucrânia: quase mil pessoas mortas desde o cessar-fogo em setembro