/

Artilharia ucraniana destrói veículos russos que entraram no leste do país

MATEUS_27:24&25 / Flickr

Tanques blindados T-90 do Exército da Rússia

Tanques blindados T-90 do Exército da Rússia

Tiros de artilharia do exército ucraniano destruíram grande parte de uma caravana de veículos blindados de transporte de tropas, que entrou, de acordo com Kiev, no leste da Ucrânia, anunciou a presidência ucraniana.

Os veículos entraram no leste da Ucrânia, a partir da Rússia, na noite de quinta-feira, acrescentou a presidência.

O Presidente da Ucrânia, Petro Porochenko, debateu esta incursão num telefonema com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e indicou que “uma grande parte deste material foi destruída durante a noite pela artilharia ucraniana”, de acordo com um comunicado.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico (Foreign Office) chamou o embaixador da Rússia em Londres “para esclarecer as informações” sobre uma incursão russa na Ucrânia.

O porta-voz militar ucraniano Andriy Lysenko revelou entretanto que as forças da Ucrânia identificaram e vigiaram uma coluna russa de blindados, assim que esta entrou em solo ucraniano.

“Ações apropriadas foram tomadas e parte dela (coluna de blindados) não existe mais”, disse o porta-voz.

Lysenko afirmou que a situação na zona de conflito está cada vez mais tensa, e que as forças ucranianas, que enfrentam separatistas pró-Rússia na região, também sofreram disparos de artilharia a partir do território russo.

Esta manhã o presidente da câmara de Donetsk tinha anunciado que onze civis foram mortos nas últimas 24 horas naquela que é a capital dos separatistas pró-russos do leste da Ucrânia, em confrontos que provocaram também oito feridos.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.