“Ele nunca foi imparcial”. Armando Vara acusa Carlos Alexandre de “vingança”

Paulo Novais / Lusa

O ex-ministro Armando Vara

Armando Vara, ex-ministro socialista condenado a cinco anos de prisão efetiva no âmbito do processo Face Oculta, acusou Carlos Alexandre de agir “com uma lógica de vingança”.

O ex-ministro foi condenado a cinco anos de prisão efetiva no âmbito do processo Face Oculta por três crimes de tráfico de influência.

Em entrevista à TVI, Armando Vara reiterou a sua inocência, criticando erros de justiça, a pressão mediática exercida sobre o processo e o papel do juiz Carlos Alexandre, acusando o magistrado de agir “com uma lógica de vingança”.

“Como é que teria sido a minha vida durante estes dez anos se tivesse aceitado ajudar o juiz Carlos Alexandre como me foi solicitado?”, questionou o antigo ministro-adjunto e ex-secretário da Administração Interna, aludindo a uma pergunta feita pela jornalista Judite de Sousa a Marcelo Rebelo de Sousa, então comentador na TVI, sobre um alegado interesse por parte do juiz no cargo de diretor do SIS (Serviços de Informação de Segurança).

Vara defende que toda a acusação de que foi alvo “é absurda desde o primeiro momento”, prosseguindo o ataque a Carlos Alexandre. “Sempre quis ir mais longe. Se um diz mata, outro diz esfola. Ele não é e nunca foi imparcial“, disse, acusando ainda o juiz de se ter atribuído “manualmente a si próprio” os processos Face Oculta e Operação Marquês.

“Fui condenado sem provas, uma aberração, provas zero. Não há uma prova que recebi 25 mil euros e prendas. A polícia foi a minha casa e não encontrou nada em lado nenhum”, afirmou sobre as acusações de que foi dado culpado, afirmando ter exercido mas não traficado influências: “Tráfico de influências? Ligar para uma pessoa que eu conheço?”

Vara afirmou que os juízes do processo “deixaram-se influenciar pela máquina de propaganda do Ministério Público e por toda a pressão dos órgãos de comunicação social”, acusando o “grupo que tomou o poder no Ministério Público” de ter “uma agenda política que, no limite, põe em causa a democracia”.

O antigo ministro deixou ainda críticas às instâncias de recurso, e em concreto ao Tribunal da Relação, acusando-as de “fazer copy-paste” das sentenças originais.

Também sobre o processo Operação Marquês, o antigo ministro socialista afirmou que “todas as acusações” de que é alvo “são mentira”. “Não existem provas de atos de corrupção”, reiterou, lamentando ainda a inclusão da sua filha no processo que, diz, “só se limitou a confiar no pai devido à chantagem feita pelo Ministério Público”.

O ex-ministro garantiu ainda que não vai aguardar pela ordem de prisão e que irá apresentar-se voluntariamente para cumprir a pena, como já tinha dito anteriormente o seu advogado, Tiago Rodrigues Bastos. A condenação de Vara está prestes a tornar-se definitiva, porque já não há a possibilidade de mais recursos.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Imparcial? Vingança? ès um vigarista, ladrão do PIOR e ainda tentas por as culpas nas outras pessoas?
    Já devias de estar PRESO ha muito tempo e não era 5 anos devida ser 20 anos.

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …