Tribunal confirma 5 anos de prisão para Armando Vara

Paulo Novais / Lusa

O ex-ministro Armando Vara

O Tribunal da Relação do Porto confirmou a condenação de Armando Vara por tráfico de influências, no âmbito do processo “Face Oculta”, mantendo a pena de cinco anos de prisão efetiva.

Em setembro de 2014, Armando Vara foi condenado pelo Tribunal de Aveiro a cinco anos de prisão efetiva por três crimes de tráfico de influências.

O advogado de Armando Vara, Tiago Rodrigues Bastos, já definiu a decisão como “inacreditável”, anunciando que vai recorrer para o Tribunal Constitucional, conforme declarações divulgadas pela Rádio Renascença.

O processo “Face Oculta”, que começou a ser julgado há cinco anos no Tribunal de Aveiro, está relacionado com uma alegada rede de corrupção que teria como objetivo o favorecimento do grupo empresarial do sucateiro Manuel Godinho, nos negócios com empresas do setor do Estado e privadas.

O Tribunal da Relação resolveu reduzir a pena de Manuel Godinho de 17 anos e 6 meses para 15 anos e 10 meses, depois de não ter dado como provado o crime de associação criminosa pelo qual tinha sido condenado, mantendo os de corrupção, tráfico de influências, furto qualificado, burla, falsificação e perturbação de arrematação pública.

O Tribunal também reduziu a pena do ex-presidente da REN, José Penedos, de cinco para três anos e três meses de prisão efetiva, confirmando a condenação por corrupção passiva, mas ilibando-o dos crimes de corrupção ativa e participação económica em negócio.

Na primeira instância, dos 36 arguidos, 11 foram condenados a penas de prisão efetiva, entre os quais se incluem os já referidos Armando Vara, Manuel Godinho e José Penedos.

Os restantes receberam penas suspensas, condicionadas ao pagamento de quantias entre os três e os 25 mil euros a instituições de solidariedade social.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

    • Nosso amigo? Só se for seu. meu é que não é .
      Quanto ao sol aos quadradinhos , depois de recorrer ao Constitucional , deve recorrer ao Papa ou outra coisa qualquer e com este tempo todo decorrido , ainda escapa . Vai uma aposta?

  1. Há e não são poucos. Os defensores de Sócrates e companhia incluindo este…. Aliás ainda nem sei como vieram aqui defende-lo… Até estou admirado. Na deve tardar a virem com a argumentação cega que os define….

  2. O sucateiro leva 15 anos; este trapaceiro tem confirmado 5 anos e não irá cumprir nada!…
    O tempo em que vivemos precisa é de uma revolução social com o castigo imediato deste corrupto e de outros da mesma índole …
    O povo é medroso ( digo merdoso!) e nada se faz … ficando tudo na mesma como a lesma !
    Os britânicos mandaram a ideia Mercklina ás urtigas – de que esperam os portugueses ! Que alguém faça a revolução por eles ?

  3. A democracia voltará numa manhã de nevoeiro com D. Sebastião a comandá-la.
    Fará uma depuração na sociedade portuguesa, cortando cabeças de todos os infiéis que levaram este país à miséria.

  4. Qual é o problema o povo até gosta deles. Vejam o que aconteceu em Oeiras com o Isaltino. eheheh!!!Ainda se vai ver o Sócrates em Presidente. kikikiki!!!!

RESPONDER

Rio Ave 0 - 2 Sporting | Leão invicto com uma garra no “caneco”

O Sporting registou o 31º jogo consecutivo sem perder na Liga NOS. Na visita ao Rio Ave, os “leões” venceram o Rio Ave por 2-0 e estão muito perto de conquistar o ceptro de campeões …

Taylor's lança vinho do Porto produzido na vindima de 1896 (e custa uma pequena fortuna)

A Taylor's vai lançar um "raro" vinho do Porto produzido na vindima de 1896, na Região Demarcada do Douro, e que tem uma edição limitada de 1.700 decantadores de cristal, embalados numa luxuosa caixa de …

"Este calendário pode ser muito mais perigoso do que finalizar o campeonato"

Dois treinadores de equipas femininas de andebol analisaram a sucessão de jornadas duplas em fins-de-semana consecutivos. Diogo Guerra avisa: "Este calendário é uma irresponsabilidade enorme. Só espero que ninguém se aleije". A primeira divisão nacional feminina …

Mulher dá à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as ecografias

Uma mulher de 25 anos deu à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as várias ecografias realizadas ao longo da gravidez. O caso aconteceu no Mali. Este está a ser considerado um recorde mundial …

Andrea Bocelli dá dois concertos em Coimbra em 25 e 26 de junho

O tenor italiano Andrea Bocelli vai atuar no Estádio Cidade de Coimbra em 25 e 26 de junho, em dois concertos que contam com a participação da fadista Mariza. "Em cumprimento das normas de segurança e …

Califórnia vai ter o maior sistema de armazenamento de energia não hidrelétrica do mundo

A empresa canadiana Hydrostor, que fornece soluções de armazenamento de energia de longa duração, revelou esta semana que irá desenvolver 1.000 MW de CAES na Califórnia, de acordo com um comunicado. O CAES é um tipo …

Seis anos e mil milhões de links depois, cientistas concluem que a Internet está a crescer (e a encolher)

Uma equipa de investigadores analisou mil milhões de links ao longo de seis anos e concluiu que a Internet está tanto a crescer como a encolher. O mundo online está em constante expansão — sempre agregando …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Dinheiro e refeições grátis. A Sérvia vai recompensar os cidadãos que forem vacinados

O Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, anunciou esta quarta-feira que serão pagos 25 euros aos cidadãos já vacinados contra a covid-19 e aos que se vão vacinar até final de maio, uma iniciativa original no …

Ivã, o (não tão) Terrível. Aliado de Putin reescreve história para reabilitar reputação do primeiro czar da Rússia

Segundo um alto funcionário russo, Ivã, o Terrível, não era terrível e a sua reputação de tirano cruel é o resultado de uma campanha de difamação realizada pelo Ocidente no século XVI. Nikolai Patrushev, o poderoso …