Tribunal confirma 5 anos de prisão para Armando Vara

9

Paulo Novais / Lusa

O ex-ministro Armando Vara

O Tribunal da Relação do Porto confirmou a condenação de Armando Vara por tráfico de influências, no âmbito do processo “Face Oculta”, mantendo a pena de cinco anos de prisão efetiva.

Em setembro de 2014, Armando Vara foi condenado pelo Tribunal de Aveiro a cinco anos de prisão efetiva por três crimes de tráfico de influências.

O advogado de Armando Vara, Tiago Rodrigues Bastos, já definiu a decisão como “inacreditável”, anunciando que vai recorrer para o Tribunal Constitucional, conforme declarações divulgadas pela Rádio Renascença.

O processo “Face Oculta”, que começou a ser julgado há cinco anos no Tribunal de Aveiro, está relacionado com uma alegada rede de corrupção que teria como objetivo o favorecimento do grupo empresarial do sucateiro Manuel Godinho, nos negócios com empresas do setor do Estado e privadas.

O Tribunal da Relação resolveu reduzir a pena de Manuel Godinho de 17 anos e 6 meses para 15 anos e 10 meses, depois de não ter dado como provado o crime de associação criminosa pelo qual tinha sido condenado, mantendo os de corrupção, tráfico de influências, furto qualificado, burla, falsificação e perturbação de arrematação pública.

O Tribunal também reduziu a pena do ex-presidente da REN, José Penedos, de cinco para três anos e três meses de prisão efetiva, confirmando a condenação por corrupção passiva, mas ilibando-o dos crimes de corrupção ativa e participação económica em negócio.

Na primeira instância, dos 36 arguidos, 11 foram condenados a penas de prisão efetiva, entre os quais se incluem os já referidos Armando Vara, Manuel Godinho e José Penedos.

Os restantes receberam penas suspensas, condicionadas ao pagamento de quantias entre os três e os 25 mil euros a instituições de solidariedade social.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

9 Comments

    • Nosso amigo? Só se for seu. meu é que não é .
      Quanto ao sol aos quadradinhos , depois de recorrer ao Constitucional , deve recorrer ao Papa ou outra coisa qualquer e com este tempo todo decorrido , ainda escapa . Vai uma aposta?

  1. Há e não são poucos. Os defensores de Sócrates e companhia incluindo este…. Aliás ainda nem sei como vieram aqui defende-lo… Até estou admirado. Na deve tardar a virem com a argumentação cega que os define….

  2. O sucateiro leva 15 anos; este trapaceiro tem confirmado 5 anos e não irá cumprir nada!…
    O tempo em que vivemos precisa é de uma revolução social com o castigo imediato deste corrupto e de outros da mesma índole …
    O povo é medroso ( digo merdoso!) e nada se faz … ficando tudo na mesma como a lesma !
    Os britânicos mandaram a ideia Mercklina ás urtigas – de que esperam os portugueses ! Que alguém faça a revolução por eles ?

  3. A democracia voltará numa manhã de nevoeiro com D. Sebastião a comandá-la.
    Fará uma depuração na sociedade portuguesa, cortando cabeças de todos os infiéis que levaram este país à miséria.

  4. Qual é o problema o povo até gosta deles. Vejam o que aconteceu em Oeiras com o Isaltino. eheheh!!!Ainda se vai ver o Sócrates em Presidente. kikikiki!!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.