Arábia Saudita quer transformar o Qatar numa ilha

Um grupo de investidores pretende abrir um canal junto à fronteira com os dois países, de modo a transformar o Qatar numa ilha.

De Salwa a Khor Al Adeed, o canal terá 60 quilómetros de comprimento, 200 metros de largura e 15 a 20 metros de profundidade. O projeto que irá transformar o Qatar numa ilha ainda aguarda aprovação oficial das autoridades, segundo o jornal saudita Sabq, citado pelo Diário de Notícias.

O canal será de propriedade exclusiva da Arábia Saudita, já que será escavado no território do país.

Na faixa de terra, de cerca de um quilómetro, que restar entre o canal e a fronteira qatari, os sauditas pretendem criar uma “zona militarizada“, que irá inclui uma base militar e um  cemitério de resíduos nucleares. Já na outra margem, estão previstos resorts turísticos.

Prevê-se que o projeto demore cerca de um ano a estar concluído e os jornais sauditas garantem que o financiamento da obra ficou ao cargo de investidores da Arábia Saudita e dos Emirados. As escavações serão feitas por empresas egípcias, com experiência no canal do Suez.

Tornar o Qatar numa ilha custará cerca de 750 milhões de dólares. Apesar de ainda não ter sido confirmado oficialmente, o facto de vários meios de comunicação terem noticiado a história sem haver nenhum desmentido por parte de Riade fortalece a possibilidade de este projeto se vir a tornar mesmo real.

Os analistas encaram este canal como uma forma de pressão sobre o Qatar, devido ao facto de incluir resorts turísticos perto de um cemitério de resíduos nucleares e de se apostar na passagem dos navios que passam no Golfo Pérsico por uma rota nova.

Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos e Bahrain cortaram as suas relações diplomáticas e comerciais com o Qatar, em junho do ano passado, acusando o país de apoiar grupos extremistas e de financiar o terrorismo. Os quatro países comunicaram a Doha uma lista com 13 exigências para retomar as relações, mas o Qatar rejeitou-as.

Anwar Gargash, ministro dos Negócios Estrangeiros dos Emirados, referiu que a eventual construção do canal é a prova de que o Qatar não conseguiu resolver a crise, aconselhando o país a reconsiderar a sua posição.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Humanos podem ter "reciclado" região do cérebro quando aprenderam a ler

Um novo estudo mostra que os seres humanos podem ter "reciclado" uma região-chave do cérebro para os ajudar a dar sentido à palavra escrita. De acordo com o site Science Alert, em testes com macacos-rhesus, os …

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …