/

Arábia Saudita quer transformar o Qatar numa ilha

Um grupo de investidores pretende abrir um canal junto à fronteira com os dois países, de modo a transformar o Qatar numa ilha.

De Salwa a Khor Al Adeed, o canal terá 60 quilómetros de comprimento, 200 metros de largura e 15 a 20 metros de profundidade. O projeto que irá transformar o Qatar numa ilha ainda aguarda aprovação oficial das autoridades, segundo o jornal saudita Sabq, citado pelo Diário de Notícias.

O canal será de propriedade exclusiva da Arábia Saudita, já que será escavado no território do país.

Na faixa de terra, de cerca de um quilómetro, que restar entre o canal e a fronteira qatari, os sauditas pretendem criar uma “zona militarizada“, que irá inclui uma base militar e um  cemitério de resíduos nucleares. Já na outra margem, estão previstos resorts turísticos.

Prevê-se que o projeto demore cerca de um ano a estar concluído e os jornais sauditas garantem que o financiamento da obra ficou ao cargo de investidores da Arábia Saudita e dos Emirados. As escavações serão feitas por empresas egípcias, com experiência no canal do Suez.

Tornar o Qatar numa ilha custará cerca de 750 milhões de dólares. Apesar de ainda não ter sido confirmado oficialmente, o facto de vários meios de comunicação terem noticiado a história sem haver nenhum desmentido por parte de Riade fortalece a possibilidade de este projeto se vir a tornar mesmo real.

Os analistas encaram este canal como uma forma de pressão sobre o Qatar, devido ao facto de incluir resorts turísticos perto de um cemitério de resíduos nucleares e de se apostar na passagem dos navios que passam no Golfo Pérsico por uma rota nova.

Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos e Bahrain cortaram as suas relações diplomáticas e comerciais com o Qatar, em junho do ano passado, acusando o país de apoiar grupos extremistas e de financiar o terrorismo. Os quatro países comunicaram a Doha uma lista com 13 exigências para retomar as relações, mas o Qatar rejeitou-as.

Anwar Gargash, ministro dos Negócios Estrangeiros dos Emirados, referiu que a eventual construção do canal é a prova de que o Qatar não conseguiu resolver a crise, aconselhando o país a reconsiderar a sua posição.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.