Arábia Saudita abre guerra de preços. Petróleo com a maior desvalorização desde a Guerra do Golfo

Os preços do petróleo enfrentam esta segunda-feira a maior queda diária em 29 anos depois de a Arábia Saudita ter desencadeado uma guerra de preços para tentar castigar a Rússia.

O reino saudita reduziu os seus preços oficiais de venda e divulgou planos para um aumento da produção de petróleo no próximo mês. O anúncio surge após a relutância da Rússia em fazer um novo corte na produção, que fora proposto pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) para estabilizar o mercado.

De acordo com o semanário Expresso, ao baixar os preços oficiais de venda para entre seis e oito dólares o barril, o maior exportador de petróleo quer castigar a Rússia, o segundo maior produtor mundial, por não ter seguido as recomendações que a OPEP fez na semana passada.

O barril de Brent está a caminho do seu valor mais baixo desde 17 de janeiro de 1991, quando os preços caíram no início da primeira Guerra do Golfo.

Num dos piores inícios de negociação, de acordo com o jornal Público, o Brent chegou a afundar 31% em segundos, depois de na semana passada já ter sofrido a maior queda após a última crise financeira.

A notícia está a agitar um mercado que já sofre com o impacto do coronavírus Covid-19 na procura mundial. Os esforços da China para travar o surto do Covid-19 têm perturbado a segunda maior economia do mundo e reduzido os envios para aquele que é o maior importador de petróleo.

Além disso, a propagação do vírus para outras grandes economias, como a Itália e a Coreia do Sul, e o número crescente de casos nos Estados Unidos fizeram subir as preocupações de que a procura de petróleo irá afundar-se este ano.

Os atuais membros da OPEP são Arábia Saudita, Angola, Argélia, Emirados Árabes Unidos, Gabão, Guiné Equatorial, Irão, Iraque, Koweit, Líbia, Nigéria, República do Congo e Venezuela.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

        • O quê?!
          Língua?
          E, esta é uma notícia internacional…
          Parece que não conseguiste perceber o básico, mas foi a Arábia Saudita que aumentou a produção de petróleo para provocar uma descida dos preços!…
          Não devias comentar coisas que estão claramente estão acima da tua capacidade, senão dá o disparate que se vê!…
          Provavelmente estás a confundir o ZAP com o Facebook…

          • O q é uma letra que se lê, quando entenderes o essencial e te deixares de feiceburrices aparece, até lá larga o teclado que é só para gente graúda comentar quando se sabe sobre o assunto em epígrafe

  1. Epá, isto vai ser uma maravilha para o nosso governo carregar os combustíveis com mais impostos. Desta vez vai ser o imposto do Corona

  2. Já que o preço do petróleo chegou afundar 30%, vamos ver quanto é que o preço dos combustíveis vam baixar em Portugal.
    Não sei porquê mas tenho a sensação que não baixará mais de 8 centimos, e já agora, adoraria estar errado.

    • Pois é Ferval, parece-me que você tal como eu bem teremos que ficar pelas sensações, possivelmente ainda iremos ter tal como diz o Jota um aumento com o tal imposto Corona, olhe que os nossos políticos são muito bons visionários do futuro e nós tal como a menina pescadinha teremos o futuro assegurado, recorda-se se é desse tempo?

  3. Com esta baixa no crude é possível que os combustíveis baixem um ou dois cêntimos para depois, logo a seguir, subirem três ou quatro.

  4. Se a descida fosse proporcional o preço do combustível deveria descer 45 cêntimos, mas como somos governados por ladrões desce 10. Mais do mesmo, como vai sendo habitual já há mais de 30 anos que se mudam as moscas mas a mer* continua na mesma.

RESPONDER

Patrões querem testes obrigatórios nas empresas (com trabalhador a cobrir os custos)

António Saraiva, líder da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), defende a criação de legislação que obrigue os trabalhadores a serem testados à covid-19. Em declarações à Renascença, o líder do CIP conta que há empresas com …

Uma cidade romana submersa renasce na Turquia

Uma parte submersa da antiga cidade romana de Augusta ressurgiu depois de o nível da água do lago Seyhan ter descido devido à seca em Adana, no sul da Turquia. A cidade foi fundada por Tibério, …

Apoio a pais de crianças em isolamento profilático mantém-se a 100%

Os pais de crianças que têm de ficar em isolamento profilático têm direito a subsídio pago. A regra é válida para crianças menores de 12 anos. O subsídio pago aos trabalhadores que têm de ficar em …

Barbosa Ribeiro, que não quer ser o Rei Sol, distribuiu álcool gel para "desinfetar" a Câmara

Tiago Barbosa Ribeiro, candidato socialista à Câmara Municipal do Porto, rejeita a ideia de que não é muito conhecido, afasta a ambição de querer ser o "Rei Sol" e admite ficar na Invicta nos próximos …

Coronavírus: há 21 mil anos a causar pandemias

Os coronavírus só foram identificados como distintos dos vírus da gripe nos anos 60 do século passado, e neste houve apenas duas pandemias de coronavírus —  MERS e SARS — registadas antes da atual, mas …

Parlamento discute propostas para travar preços dos combustíveis e da eletricidade

Os deputados votam esta sexta-feira, no Parlamento, o diploma do Governo para limitar as margens de combustíveis, assim como uma série de outras propostas sobre energia, da responsabilidade de vários partidos. O Governo aprovou em julho, …

Marcelo admite que se "fechou uma página" - mas já deixou recados para o Natal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta quinta-feira que Portugal é visto por outros países europeus como exemplo pela taxa de vacinação e combate à covid-19, mas que este "é um processo …

UGT quer salário mínimo de 1.000 euros em 2028

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu a necessidade de acabar com a política de baixos salários e precariedade. Carlos Silva, secretário-geral da UGT, defendeu esta quinta-feira que o Governo socialista tem obrigação de aumentar os …

Vermes partilham "memórias" através do ARN para avisar do perigo

Um artigo publicado recentemente na Cell mostra que os vermes têm uma forma peculiar de partilhar memórias: transmitem-nas através do ARN. Partilhar informação é crucial para a sobrevivência das espécies, mas como é que formas de …

Manchester United: jogador expulso e chamado a tribunal em 48 horas

Aaron Wan-Bissaka irá depor em tribunal, no final deste ano. Jovem futebolista foi apanhado a conduzir sem carta e sem seguro. Não estão a ser dias fáceis para Aaron Wan-Bissaka. O futebolista do Manchester United soube …