Arábia Saudita abre guerra de preços. Petróleo com a maior desvalorização desde a Guerra do Golfo

Os preços do petróleo enfrentam esta segunda-feira a maior queda diária em 29 anos depois de a Arábia Saudita ter desencadeado uma guerra de preços para tentar castigar a Rússia.

O reino saudita reduziu os seus preços oficiais de venda e divulgou planos para um aumento da produção de petróleo no próximo mês. O anúncio surge após a relutância da Rússia em fazer um novo corte na produção, que fora proposto pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) para estabilizar o mercado.

De acordo com o semanário Expresso, ao baixar os preços oficiais de venda para entre seis e oito dólares o barril, o maior exportador de petróleo quer castigar a Rússia, o segundo maior produtor mundial, por não ter seguido as recomendações que a OPEP fez na semana passada.

O barril de Brent está a caminho do seu valor mais baixo desde 17 de janeiro de 1991, quando os preços caíram no início da primeira Guerra do Golfo.

Num dos piores inícios de negociação, de acordo com o jornal Público, o Brent chegou a afundar 31% em segundos, depois de na semana passada já ter sofrido a maior queda após a última crise financeira.

A notícia está a agitar um mercado que já sofre com o impacto do coronavírus Covid-19 na procura mundial. Os esforços da China para travar o surto do Covid-19 têm perturbado a segunda maior economia do mundo e reduzido os envios para aquele que é o maior importador de petróleo.

Além disso, a propagação do vírus para outras grandes economias, como a Itália e a Coreia do Sul, e o número crescente de casos nos Estados Unidos fizeram subir as preocupações de que a procura de petróleo irá afundar-se este ano.

Os atuais membros da OPEP são Arábia Saudita, Angola, Argélia, Emirados Árabes Unidos, Gabão, Guiné Equatorial, Irão, Iraque, Koweit, Líbia, Nigéria, República do Congo e Venezuela.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

        • O quê?!
          Língua?
          E, esta é uma notícia internacional…
          Parece que não conseguiste perceber o básico, mas foi a Arábia Saudita que aumentou a produção de petróleo para provocar uma descida dos preços!…
          Não devias comentar coisas que estão claramente estão acima da tua capacidade, senão dá o disparate que se vê!…
          Provavelmente estás a confundir o ZAP com o Facebook…

          • O q é uma letra que se lê, quando entenderes o essencial e te deixares de feiceburrices aparece, até lá larga o teclado que é só para gente graúda comentar quando se sabe sobre o assunto em epígrafe

  1. Epá, isto vai ser uma maravilha para o nosso governo carregar os combustíveis com mais impostos. Desta vez vai ser o imposto do Corona

  2. Já que o preço do petróleo chegou afundar 30%, vamos ver quanto é que o preço dos combustíveis vam baixar em Portugal.
    Não sei porquê mas tenho a sensação que não baixará mais de 8 centimos, e já agora, adoraria estar errado.

    • Pois é Ferval, parece-me que você tal como eu bem teremos que ficar pelas sensações, possivelmente ainda iremos ter tal como diz o Jota um aumento com o tal imposto Corona, olhe que os nossos políticos são muito bons visionários do futuro e nós tal como a menina pescadinha teremos o futuro assegurado, recorda-se se é desse tempo?

  3. Com esta baixa no crude é possível que os combustíveis baixem um ou dois cêntimos para depois, logo a seguir, subirem três ou quatro.

  4. Se a descida fosse proporcional o preço do combustível deveria descer 45 cêntimos, mas como somos governados por ladrões desce 10. Mais do mesmo, como vai sendo habitual já há mais de 30 anos que se mudam as moscas mas a mer* continua na mesma.

RESPONDER

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …

Novo Banco e TAP são "riscos não negligenciáveis" para o défice

A TAP e o Novo Banco podem ter um efeito orçamental maior que o estimado pelo Governo em 2021, constituindo "riscos não negligenciáveis" para o défice, segundo uma avaliação do Conselho das Finanças Públicas (CFP) …

NASA revela que há água na Lua

A NASA revelou, esta segunda-feira, que foi encontrada água em forma de gelo numa superfície da Lua. Os investigadores apontam ainda para a possibilidade de existirem múltiplos depósitos subterrâneos na Lua onde esteja armazenada água …