/

Aplicação para leitura do certificado digital já disponível para telemóveis

A Passe COVID, uma aplicação móvel de leitura do Certificado Digital EU Covid-19, desenvolvida pela Imprensa Nacional Casa da Moeda, já está disponível nas lojas de aplicações da Google, Apple e Huawei.

A ‘app’, que pode ser “descarregada e utilizada por todos”, visa principalmente as transportadoras aéreas, organizadores de eventos culturais e de outra natureza, permitindo-lhes confirmar a autenticidade e validade dos documentos dos seus clientes, refere o Ministério da Saúde em comunicado, citado pelo Jornal de Negócios.

Para utilizar a aplicação basta apontar a câmara do telemóvel ao código QR do certificado, que inclui vacinação, recuperação ou teste negativo.

“Para efeitos de verificação apenas são inspecionadas a validade e a autenticidade do certificado, verificando quem o emitiu e assinou, além da aplicação das regras emitidas pela DGS. Durante o processo, apenas serão visualizados o nome, data de nascimento e informação sobre a verificação de validade do mesmo”, informa o comunicado.

Foi entretanto lançada também a aplicação SNS24 que permite solicitar e armazenar o Certificado Digital EU Covid-19 em formato eletrónico. Esta permite consultar outras funcionalidades, como “aceder facilmente a uma teleconsulta, renovar a medicação habitual, consultar a informação no boletim de vacinas, entre outros”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.