António Costa e Mário Soares foram visitar José Sócrates

SedeNacionalPartidoSocialista / Facebook

O secretário-geral do PS, António Costa, deslocou-se hoje à cadeia de Évora para visitar o ex-primeiro-ministro socialista José Sócrates, em prisão preventiva há mais de um mês.

O atual líder socialista António Costa entrou, cerca das 10:30, no Estabelecimento Prisional de Évora, onde já se encontrava o antigo Presidente da República Mário Soares, que visitou, pela segunda vez, o ex-primeiro-ministro.

António Costa disse que ia visitar “um amigo” e “não os jornalistas”.

“Não há bem mais precioso que a liberdade. Quem está privado da liberdade está com certeza a passar um mau bocado”, limitou-se a dizer o líder socialista, perante a insistência dos jornalistas.

“É importante para todos que deixemos a Justiça funcionar em todos os seus valores”, afirmou António Costa.

“É preciso também assegurar que a acusação tem os meios necessários para fazer a investigação, e que a defesa dispõe de igualdade de meios no exercício da defesa”, acrescentou o líder do PS, para quem “o segredo de justiça tem que ser preservado, para que não haja condenações, nem julgamentos, na praça pública”.

Mário Soares visitou também esta quarta-feira, pela segunda vez, o ex-primeiro-ministro. “Não há razão nenhuma para que esteja há tanto tempo preso”, afirmou o ex-presidente da República à saída de estabelecimento prisional.

Ele sabe que vai sair daqui“, acrescentou Mário Soares.

José Sócrates está preso preventivamente no Estabelecimento Prisional de Évora por suspeita de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada, num caso relacionado com alegada ocultação ilícita de património e transações financeiras no valor de vários milhões de euros.

A 21 de novembro, o antigo líder do PS e ex-primeiro-ministro foi detido e, após interrogatório judicial, ficou em prisão preventiva, por o juiz considerar existir perigo de fuga e de perturbação da recolha e da conservação da prova.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Sobra-lhes tempo para estas paródias, gente sinistra que se julgam intocáveis, que podem dizer o que lhes apetece pois nada acontece, que movimentam dinheiros de proveniência duvidosa, enfim, estou farto do Coelho mas livrem-nos desta malta socialista.

  2. Este Sr. Socrates devia ter aprendido com o pai fundador do socialismo e ter criado uma fundação, que neste caso, seria de facto é uma máquina mais eficiente na lavagem de dinheiro.
    A propósito de fundações; alguém sabe explicar porquê e para quê a fundação Mario Soares recebia às centenas de milhares de euros/ano do defunto BES. assim não admira que com tanta sanguessuga se morra com falta de sangue.

RESPONDER

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …