António Costa e Mário Soares foram visitar José Sócrates

SedeNacionalPartidoSocialista / Facebook

O secretário-geral do PS, António Costa, deslocou-se hoje à cadeia de Évora para visitar o ex-primeiro-ministro socialista José Sócrates, em prisão preventiva há mais de um mês.

O atual líder socialista António Costa entrou, cerca das 10:30, no Estabelecimento Prisional de Évora, onde já se encontrava o antigo Presidente da República Mário Soares, que visitou, pela segunda vez, o ex-primeiro-ministro.

António Costa disse que ia visitar “um amigo” e “não os jornalistas”.

“Não há bem mais precioso que a liberdade. Quem está privado da liberdade está com certeza a passar um mau bocado”, limitou-se a dizer o líder socialista, perante a insistência dos jornalistas.

“É importante para todos que deixemos a Justiça funcionar em todos os seus valores”, afirmou António Costa.

“É preciso também assegurar que a acusação tem os meios necessários para fazer a investigação, e que a defesa dispõe de igualdade de meios no exercício da defesa”, acrescentou o líder do PS, para quem “o segredo de justiça tem que ser preservado, para que não haja condenações, nem julgamentos, na praça pública”.

Mário Soares visitou também esta quarta-feira, pela segunda vez, o ex-primeiro-ministro. “Não há razão nenhuma para que esteja há tanto tempo preso”, afirmou o ex-presidente da República à saída de estabelecimento prisional.

Ele sabe que vai sair daqui“, acrescentou Mário Soares.

José Sócrates está preso preventivamente no Estabelecimento Prisional de Évora por suspeita de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada, num caso relacionado com alegada ocultação ilícita de património e transações financeiras no valor de vários milhões de euros.

A 21 de novembro, o antigo líder do PS e ex-primeiro-ministro foi detido e, após interrogatório judicial, ficou em prisão preventiva, por o juiz considerar existir perigo de fuga e de perturbação da recolha e da conservação da prova.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Sobra-lhes tempo para estas paródias, gente sinistra que se julgam intocáveis, que podem dizer o que lhes apetece pois nada acontece, que movimentam dinheiros de proveniência duvidosa, enfim, estou farto do Coelho mas livrem-nos desta malta socialista.

  2. Este Sr. Socrates devia ter aprendido com o pai fundador do socialismo e ter criado uma fundação, que neste caso, seria de facto é uma máquina mais eficiente na lavagem de dinheiro.
    A propósito de fundações; alguém sabe explicar porquê e para quê a fundação Mario Soares recebia às centenas de milhares de euros/ano do defunto BES. assim não admira que com tanta sanguessuga se morra com falta de sangue.

RESPONDER

Ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa suspensa a partir de hoje (e durante 45 dias)

A Transtejo tinha informado que a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa estaria suspensa a partir desta segunda-feira, por 45 dias, devido a obras, mas será assegurado transporte rodoviário até ao terminal de Almada. “A …

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …

Parques eólicos instalados em terrenos baldios vão passar a pagar IMI

Os terrenos baldios onde sejam instalados parques eólicos destinados a produzir energia elétrica vão perder o direito à isenção de IMI que a lei previa anteriormente para este tipo de imóveis. O Jornal de Negócios adianta …