Na América Latina, a doença não é o único inimigo. É proibido pôr “covid-19” nas certidões de óbito

Nos países da América Latina, a informação sobre a pandemia de covid-19 é controlada e até manipulada pelos regimes revolucionários. Entre detenções e multas, os jornalistas tentam trazer a verdade ao de cima.

Numa altura em que a desinformação sobre a pandemia se espalha sem parar, as Nações Unidas reconheceram os jornalistas como um meio de o evitar. No entanto, nos regimes revolucionários da América Latina, a imprensa livre é um alvo a abater.

De acordo com o semanário Expresso, na Vezenezula, o objetivo é o monopólio dos meios de comunicação. No país, há 200 meios encerrados, jornais sem papel, rádios em silêncio e redes sociais manipuladas.  Recentemente, Vladimir Villegas, estrela do canal Globovisión, entrevistou um diplomata dos Estados Unidos. De seguida, o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acabou com o programa.

Desde o início do ano até abril, o Instituto Imprensa e Sociedade venezuelano documentou 120 agressões contra profissionais da informação. Cerca de 20 jornalistas foram detidos arbitrariamente e há registos de agressões aos seus familiares.

Mas a Venezuela não é a única, conta o Expresso. Na Nicarágua, os jornalistas não se debatem apenas contra o regime, mas também contra a própria doença. A sua exposição para combater a desinformação no país já levou a três mortes por covid-19 e mais de uma dezena de infetados.

Recentemente, Gustavo Bermúdez, jornalista da Radio Corporacíon, morreu e, segundo o médico que o assistiu, é proibido colocar “covid-19” na certidão de óbito. Oficialmente, Bermúdez morreu por causa de uma “pneumonia atípica”. De acordo com o Expresso, é um dos 600 mortos causados pela covid-19. O regime só reconhece 46.

A organização Jornalistas e Comunicadores Independentes já se queixou de abusos de poder contra jornalistas que desvendam enterros clandestinos e noturnos.

Já em Cuba, o Presidente Miguel Díaz-Canel mostrou-se incomodado nas redes sociais por não ter sido incluído entre os melhores países na resposta à propagação da pandemia. “Será censura, esquecimento ou perversa intenção de não nos reconhecerem?”, perguntou.

Neste país, segundo o assessor principal do Observatório Cubano de Direitos Humanos, quem fizer comentários nas redes sociais e em meios independentes com visão crítica sobre a situação do país arrisca elevadas multas.

Ainda assim, apesar das detenções, interrogatórios e multas, os jornalistas continuam a tentar contar as histórias que ninguém conta.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Também gostava de saber o que se passa aqui ao lado, em Espanha. De um dia para o outro, deixou de haver óbitos por Covid-19? Quem é que querem enganar? E vamos abrir as fronteiras sem saber como está a pandemia do outro lado? Vão entrar assim à vontade sem qualquer controlo? A OMS não se pronuncia? Também, coitada da OMS que anda ao deus-dará desde o início, tal como já tinha acontecido com a Gripe A em que decidiram lançar o pânico afirmando que iria haver países a praticamente desaparecer. Mas ninguém exige a Espanha a divulgação dos dados reais ou, pelo menos, uma explicação para os dados apresentados? Porque é que no dia 25 de maio apagaram 1915 óbitos depois de terem anunciado, três dias antes, 688 a agora não há nenhum?

  2. Há o outro lado da moeda. Alguns governadores de estado, no Brasil, inflacionaram o número de mortes causadas pelo covid 19 para receber mais auxílio financeiro do governo federal.

RESPONDER

Escassez de matérias-primas deverá aumentar preço dos alimentos entre 5% e 10%

As matérias-primas agrícolas sobem com a conjugação do maior consumo e menor oferta por força das más colheitas em países como o Brasil e França, atingidos pelo mau tempo. Desta forma, prevê-se que, nos …

Portugal é o país da União Europeia com mais confiança nas vacinas

Portugal é o país da União Europeia (UE) onde a população tem mais confiança nas vacinas contra a covid-19, com 95% dos inquiridos a considerarem as vacinas seguras, segundo um Eurobarómetro publicado esta quinta-feira pela …

Estas são as dez profissões mais bem pagas em Portugal

O ManpowerGroup fez o levantamento das das dez profissões mais bem pagas do país. Esses profissionais recebem até 150 mil euros por ano. Com base no levantamento das dez profissões mais bem pagas do país, fornecido …

Nave espacial chinesa com três astronautas acopla na nova estação espacial

A nave espacial chinesa que partiu ao início do dia de hoje com uma tripulação de três pessoas já acoplou na nova estação espacial da China, para uma missão de três meses, noticia a imprensa …

Vagas só vão aumentar nos cursos com notas mais altas

Para já, apenas os cursos procurados pelos alunos com médias mais elevadas vão poder aumentar o número de vagas disponíveis no concurso nacional de acesso deste ano. De acordo com o jornal Público, o Governo afastou, …

Novo Banco. "O que a Caixa deseja é que este processo acabe"

O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) disse, esta quarta-feira, no Parlamento, que o desejo do banco público é que o processo relativo ao financiamento ao Novo Banco acabe. "O que, pessoalmente, a Caixa …

Boris Johnson diz que ministro da Saúde “não tem salvação possível” em mensagens reveladas por ex-assessor

Boris Johnson terá enviado mensagens escritas a um dos seus principais assessores, Dominic Cummings, onde descrevia o ministro da saúde como “sem porra de salvação possível”. Esta quarta-feira, as fotografias das mensagens trocadas entre Johnson e …

Portugal tem o dobro dos casos de covid-19 que existiam há um ano

O número de casos de covid-19 ativos em Portugal neste momento é mais do dobro do que há um ano atrás. A média diária de novos casos é quase o triplo. Apesar de 42% da população …

Sporting prestes a garantir contratação de Daniel Wass, antigo lateral do Benfica

O Sporting está muito perto de garantir a contratação de Daniel Wass ao Valência. O dinamarquês já passou pelo Benfica e pode custar agora 2 milhões de euros. Depois de as negociações com o Sporting de …

Portugal com testes negativos à covid-19 antes do jogo com a Alemanha

Os jogadores, equipa técnica e restantes membros da seleção tiveram resultados negativos nos testes à covid-19, realizados três dias antes do jogo com a Alemanha, revelou, esta quinta-feira, fonte oficial da Federação Portuguesa de Futebol …