Ama de Maddie quebra silêncio e conta o que aconteceu na noite do desaparecimento

Miguel A. Lopes / Lusa

Kate e Gerry McCann, os pais de Maddie

Ao fim de dez anos de silêncio, uma das amas que cuidou de Madeleine McCann, a criança britânica que desapareceu no Algarve, em 2007, conta o que aconteceu na fatídica noite, ilibando os pais de responsabilidades, culpando a polícia portuguesa e queixando-se da insegurança na zona.

A mulher, que não quis dar o nome, revelou ao jornal The Mirror que o desaparecimento de Maddie não lhe sai da cabeça, e recorda o que sucedeu na noite fatídica.

A ama, que em Maio de 2007, quando a menina desapareceu, era ainda adolescente, trabalhava para a agência de viagens britânica Mark Warner no resort da Praia da Luz, onde o casal McCann e os três filhos menores ficaram alojados.

Após dez anos de silêncio, a ama conta ao jornal inglês que a polícia portuguesa demorou “talvez uma hora e meia” a chegar ao resort. Enquanto isso, dezenas de pessoas entraram e saíram do apartamento do casal inglês, “contaminando uma potencial cena de crime”, refere.

“Eu não entrei no apartamento, mas quase todas as outras pessoas entraram. Por isso, provas desaparecidas, nada. Não havia lá ninguém para dizer precisamos de analisar isto, agora“, conta a ama.

A ama atribui responsabilidades às autoridades portuguesas, considerando que “muitas coisas deveriam ter acontecido de forma diferente” e que, “infelizmente, os efeitos foram catastróficos”.

A ama também lamenta que os pais tenham sido vistos como suspeitos, considerando que “de maneira nenhuma” tiveram responsabilidades no desaparecimento da criança.

Uma especialista criminal defendeu, recentemente, que Maddie morreu no Algarve por “negligência e medicação”, atribuindo culpas ao casal inglês. Mas a ama contraria essa ideia, notando que o casal e os filhos eram a imagem da “família perfeita”.

Mario Cruz / Lusa

Kate e Gerry McCann, os pais de Maddie

A ama de Maddie iliba Kate e Gerry McCann, os pais da menina desaparecida

Gerry procurava “debaixo dos carros”, Kate só chorava

Na noite do desaparecimento, “Gerry procurava freneticamente debaixo dos carros enquanto Kate andava para cima e para baixo a chorar: “têm a Maddie”, relata a ama, realçando que o casal ficou desesperado e em pânico.

A ama detalha que Kate estava “a chorar, mas quase num estado catatónico”, enquanto “Gerry estava muito perturbado”.

Começaram a dizer-nos para procurar em caixas, para o caso de o corpo dela estar lá. Foi nessa altura que percebemos que era sério“, diz ainda a ama, realçando que várias pessoas procuraram Maddie em caixotes industriais e em canos de esgoto pelas ruas da Praia da Luz.

Alarmes de violação

A ama também revela que a zona onde se situava o resort era considerada insegura e diz que as amas da agência de viagens britânica recebiam alarmes de violação e eram aconselhadas a não saírem sozinhas.

Uma rapariga tinha sido atacada, no ano anterior ou antes, na Praia da Luz”, conta. O The Mirror cita um caso de uma jovem britânica de dez anos que terá sido agredida sexualmente na Praia da Luz, em 2003.

“Tinha a sensação de que os locais não nos queriam lá”, diz ainda a ama que fala de Maddie como uma criança “ligeiramente tímida, muito doce”, “muito querida” e educada.

“Espero que ainda esteja viva” e que tenha sido “levada para uma pessoa rica que não tinha filhos”, acrescenta.

As autoridades inglesas continuam a investigar o desaparecimento, depois de terem recebido financiamento adicional para prosseguirem o inquérito até Setembro deste ano.

SV, ZAP //

61 COMENTÁRIOS

    • Estava um dia de temporal, as vagas eram de 3 a 4 metros, no entanto resolvi ir tomar banho. Escusado será dizer que estava já eu afogado quando os “palermas” dos bombeiros chegaram, 10 pu 15 minutos depois de alguém ter visto qualquer coisa na água e claro 2 horas de pois de eu já estar morto.
      Bombeiros incompetentes!
      Então por estar temporal eu não tinha o DIREITO de ir tomar banho?

  1. Bem !!!!
    As alegações dúbias são tantas que nem dá para as enumerar !!!!!
    Mas gostava de salientar estas:
    “… a polícia portuguesa demorou “talvez uma hora e meia” a chegar ao resort. ”
    Demorou hora e meia desde quando? Desde que foi chamada ou que se deu pelo desaparecimento da menina?

    “….a zona onde se situava o resort era considerada insegura …”
    Mas se ela sabia que era insegura, porque não alertou os pais da menina e ficou a tomar conta dela?

    “Tinha a sensação de que os locais não nos queriam lá”
    Tem graça, mas onde é que eu já ouvi isto, num País que não quer ser Europeu ??????

    Está na hora de dizer “Bifes, GO HOME” !!!!!

    • Acima de tudo, qual é o adulto responsável que vai para a noite e deixa filhos daquela idade sozinhos em casa?
      Tinham ama? Então onde estava a dita na altura? Talvez a embebedar-se num bar!
      Haja santa paciência para aturar estes bifes.

      • A “adolescente” que trabalhava “abroad” e que só fala 10 anos depois é mesmo alguém com alguma credibilidade?
        E ela falou, mas disse alguma coisa que as televisões, cá e lá, não o tenham repetido até à exaustão, quando se sabe que muitas dessas noticias eram meramente especulativas e serviam apenas para alimentar as audiências?!

  2. A fazerem-nos passar por 3º mundo…
    Como se fosse um bom exemplo abandonar filhos para ir para os copos…
    Por menos, no país deles, já tiraram filhos aos pais…

  3. Lembro que os pais, em vez de chamarem a Polícia Portuguesa, ligaram para o Reino Unido, por isso é normal que tenham demorado hora e meia.

    Depois pergunto-me: Se era ama, e veio para tomar conta das crianças, a senhora estava onde?

  4. E quanto é que lhe pagaram pra dizer isto ? Os pais são SEMPRE os responsáveis pelos seus filhos. Se querem continuar a fazer a vida que faziam enquanto não tinham filhos, que não os façam.

  5. Gosto da parte da ama dizer que gostava pelo menos que tivesse sido levada para uma rica e que não tem filhos. Vou partir do princípio que disse pessoa rica porque teria dinheiro para pagar uma criança, porque uma pessoa com menos posses dá o mesmo carinho e cuidados a ter com uma criança, até mais. Faltou pensar um pouco quando referiu a pessoa rica. Se é rico e tem dinheiro para comprar uma criança, automaticamente essa pessoa nanão tem valores está a cometer crime que naonão lembra a nenhuma pessoa decente.
    Quanto à história desta criança e dos pais, desde o início, seja em que planeta for, a culpa é dos pais por terem deixado a criança só. Ponto. Não há desculpa possível.

  6. Porquê acreditar agora nesta versão? Se era Ama porque não estava ao pé da criança? Progenitores de uma “Família Perfeita” abandonam os filhos desacompanhados, ou terá recebido “benesses” para 10 anos depois debitar outra versão, porque disso não passa, que culpa as Autoridades Portuguesas e tenta ilibar os Pais negligentes? Em Inglaterra teriam perdido o Poder Paternal…

  7. “Espero que ainda esteja viva” e que tenha sido “levada para uma pessoa rica que não tinha filhos”

    Comentário algo duvidoso ? porque raio disse ela isto ?!

  8. basta dizer que o advogado desses paizinhos chorosos saui de portugal as pressas para ser eleito 1 ministro socialista ao tempo em que socrates era o dono do pobre portugal….e assim conseguiram concertadamente mandar arquivar o processo destruir provas, eventualmente condenar o inspetor da policia etc…etc…. sem comparaçao mas tambem por interesses secretos entre amigos nos dois governos, lembro que quando margaret tetcher era 1 ministra e freitas do amaral era vice primeiro ministro em portugal tambem um video da manifestaçao de “patriotas portugueses” contra marcelo caetano se eclipsou dos arquivos da bbc para nunca mais ser visto….. os ingleses sempre foram muito nossos amigos.
    a proposito, ja que esta ama faz declaraçoes sobre o caso e acusa as autoridades portuguesas de negligencia…nao seria uma otima oportunidade para reabrir o processo que socrates ” pediu ” para ser arquivado?ou sera que costa e a sua trupe nao lhes interessa?????

  9. tem tanta certeza do que aconteceu e só agora comenta e em anonimato, deveriam era interrogar bem esta BIFE parece que sabe demais quiçá até onde esta se está.

  10. Realmente !!!!!!!!!!!!
    Aparece agora esta paraquedista ao fim de 10 anos a defender este casal de vígaros e mentirosos. Ainda por cima a culpar a polícia portuguesa e o povo português. Sinceramente !!!!
    Violaram uma pessoa, isto é inacreditável !! Quantas pessoas violam no Mundo e em Inglaterra !!!!
    O Mundo está assim cheio de mentiras e de oportunistas, e entretanto esta casalinho recebe milhões e milhões à custa da desgraçadinha da filha inocente, que nada teve a ver com o caso e sabe-se lá o que lhe aconteceu ???
    Esta ama, é uma grande treta e só veio agora, porque é para tentarem dar razão aos país irresponsáveis, se gostassem assim tanto dos filhos, não os abandonavam para irem fazer o que fizeram, divertir-se à grande, deixando os meninos sozinhos.
    Só de olhar para esta fulana, vê-se logo que não é flor que se cheire, e ele parece um gato domesticado pela dona.
    Desaparece tanta criança, mas estes foram bem espertos e inteligentes para assegurarem estes milhões todos à custa de uma menina, realmente doce e inocente.. Que descaramento..
    Mas Deus não dorme, e terão o castigo que merecem !!!!!!!!!!!

  11. Mais uma que está bem comprada pelos pais da menina enfim só diz babuseiras e concordo com o que diz o amigo Beacer eu se fosse às autoridades Portuguesas apertava-a bem

  12. Tendo em conta que não é muito interessante esta noticia ou é mais do mesmo destes atrasados….deixo-vos uma receita para o jantar:
    Bifes de Frango Recheados no Forno
    6 bifes de frango
    6 fatias de fiambre
    6 fatias de queijo (flamengo)
    3 dentes de alho
    mistura de 5 pimentas
    sumo de 1 limão
    azeite a gosto
    sal q.b.
    2 folha de louro
    80 ml vinho brancoComece por temperar os bifes de frango com um pouco de sal, a mistura de 5 pimentas moída na hora, os dentes de alhos laminados e o sumo de limão. Reserve tapado no frio durante cerca de 15 a 20 minutos.
    Passado o tempo de repouso, disponha em cima de cada bife (se necessário bata um pouco os bifes para ficarem mais finos), uma fatia de fiambre e uma de queijo (usei flamengo, mas pode usar qualquer outro queijo com uma textura amanteigada e que derreta bem). Enrole os bifes formando rolos e prenda bem com a ajuda de palitos ou se preferir use fio de culinária para formar os rolinhos. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
    Num tabuleiro de ir ao forno, disponha os bifes, previamente recheados, e regue a gosto com o azeite, junte o vinho e as folhas de louro sem os veios.
    Leve ao forno pré-aquecido durante cerca de 20 a 25 minutos (o tempo depende da espessura dos bifes) até estarem cozinhados e alourados. Vá virando os bifes durante o tempo de cozedura para alourarem uniformemente.
    Depois de prontos, retire todos os palitos e sirva com um acompanhamento a gosto. No meu caso, servi com uma salada mista.
    BOA TARDE

    • Gosto disso mesmo. Receita experimentada e confeccionada com bife de perú. E também resulta com bifanas (de porco). Boa ideia esta de receitas de culinária. Obrigado.

  13. Tudo errado.
    Ama só ao fim de 10 anos e de forma anonima conta “os factos”. Quais? Se ele era a ama onde estava quando a menina desapareceu, e se não estava, que pais deixam os filhos sozinhos para ir para um jantar com amigo??? Mas afinal parece que a ama estava lá pois até sabe do circo que foi de entradas e saidas da casa e da alegada demora das autoridades a chegar ao local, e assim sendo saberá mais do que diz, ou não sabe absolutamente nada e arranjaram mais uma forma de justificar a intervenção das autoridades britanicas em novas investigações…
    Uma “Estória” cheia de imprecisões e que apenas vem atirar as culpas para as nossas policias e nos apelidar de terceiro mundistas, não gostam do nosso pais, por favor não venham.
    Lamento profundamente o desaparecimento da menina, a verdadeira vitima dos próprios pais mas por cá também temos Rui Pedro e outras crianças desaparecidas, já temos a nossa cruz a lamentar…
    Tudo errado.

  14. Se ela era a ama das crianças na altura porque é que não estava com elas quando a miúda desapareceu e os pais estavam nos copos com os amigos? “andaram pela casa… mas ela não…” tontices!

  15. lol adoro os comentarios…..voçês estavam todos lá, não? …com a certeza que falam, é impressionante como toda a gente fica uma especialista na vida alheia e sabe mais que ninguem, patéticos.

    • LoL… “voÇês”?!! Se escrevesse “vossês” também não estava mal (!!). Muito bem, pode ir tentando que um dia chega lá!

    • Porra então se adoras os comentários, para quê chamar patéticos a quem comenta? Pá, vai é jogar playstation e não te metas onde não te sentes bem. Qualquer pessoa tem direito a uma opinião, independentemente da sua semelhança com a realidade. Mas tu vieste ler a noticia ou os comentários? Afinal tu é que tens o gozo todo em controlar a vida alheia. Vá, volta lá para a escola, aprende a escrever, e depois vai chamar patéticos a quem comenta nos site de noticias. Anda um pai a criar um filho para sair isto…

    • Oh jr de cabeça cheia de trampa! Então era preciso estar lá para perceber que esta versão “10 anos depois” é ou tem indícios de completamente forjada? E os que não tendo certezas só deixam dúvidas no ar? Porque será que só tu é que fazes afirmações cretinas quando todos os outros tentam desmistificar este simulacro de farsa? Só pela ortografia se nota que o patético és tu… Qualquer psiquiatra gostaria de tentar curar essa psicose, topas oh “espalha bosta”?

    • Não era para comentar esse “comentário” de bosta do Sr. jr mas não consigo deixar de comentar que fui ensinado a não discutir assuntos sérios com idiotas pois “eles” conseguem sempre baixar o nível das conversas e ganhar por experiência….

  16. Bull sheet! Também digo como em muitos outros comentários… quanto lhe pagaram para vir agora dizer isto… 10 anos depois, em defesa dos ignóbeis, inconscientes e bêbados dos pais, justamente após os próprios ingleses suspeitarem da responsabilidade dos pais!

  17. …”Foram a procura debaixo dos carros, em caixotes e tampas de esgoto”… na altura do desaparecimento a Praia da Luz andava em obras de saniamento, havia valas abertas muito facil fazer desaparecer um corpo. Deus queira que não.

  18. Assino por baixo tudo aquilo que o Beaver escreveu e acrescento que também já disseram aqui, então a zona era insegura e ela não alerta os casais para esses mesmos cuidados? E mesmo sem esse alerta e cuidado é de tremenda irresponsabilidade por parte dis Pais deixar as crianças sozinhas nos quartos estejam perto estejam longe e agora a culpa é da polícia Portuguesa, tenham vergonha.

  19. Nunca li nada tão estúpido a propósito deste episódio de má memória.

    Esta ama-seca também é seca de informações. Coitada!

    Há quem diga (li algures) que a menina morreu dentro de casa, de uma queda, e depois foi enterrada no átrio da igrejinha da Praia da Luz que, na altura, era de terra e estava em obras e foi depois coberto com cimento. Não esquecer que o casal inglês ficou muito “agarrado” àquela igrejinha. Será verdade? Não será verdade?
    Esta versão parece-me bem mais provável do que a versão da ama-seca.

  20. Cada vez gosto menos destes bifes de m. er…da .
    Estes tipos invadem o Algarve , vivem por lá anos a fio, não aprendem uma única palavra de português, num manifesto desprezo pelo nosso país e pelo nosso povo, andam com carros com matricula inglesa para não irem ás inspecções como os portugueses , e depois ainda temos de ler estas bacoradas?
    Haja paciência .
    Se esta tipa era ama , onde é que estava? E não dá o nome porquê?

  21. Muitas dúvidas neste caso…. infelizmente a menina, que é o mais importante nunca apareceu. São muitas declarações duvidosas de ambas as partes. Eu só tenho uma certeza: a polícia portuguesa é muito fraca….. Experiência de quando morei neste maravilhoso Portugal.

  22. Mais do mesmo…
    “Polícia portuguesa é fraca”
    Não foram os canitos Ingleses melhores do mundo e a pedido dos papás que vieram cheirar e descobriram sangue da menina no porta- bagagem​ do carro alugado pelos papás?
    “Isso foi engano dos melhores do mundo”
    9000 crianças desaparecidas por ano em Inglaterra, quantas são resgatadas?
    “Polícia portuguesa é fraca”
    Uma grande percentagem dos delitos no nosso (violento) país são portagonizados por estrangeiros.
    Tivemos o azar de ter sido a Maddie e de não deixarem a “polícia portuguesa fraca” resolver o delito pois chegaram os melhores do mundo com a sua esquadra inglesa e pronto o assunto está resolvido.
    Enganei-me afinal já foram gastos milhões e ainda nada.
    Se tivessem deixado a “polícia portuguesa fraca” trabalhar talvez já estivesse concluído.

  23. Esta quer ser foco de atenção, quer dizer que só ao fim de 10 anos fala!!!
    Quanto será que o jornal pagou a esta.
    Fake News

  24. ….infelizmente a criança desapareceu e ninguém sabe como. dizer-se que os pais não são culpados é a mesma coisa que confessar-se tendenciosamente, pois OS PAIS SÃO SEMPRE OS PRIMEIROS CULPADOS. isto também é resultado da turismo descontrolado que vegeta por um algarve que se transfigura no verão, só para servir os “camomes”. e os “camones” portam-se como já se viu na tv, como uma seita de podres de bebados, malcriados que nada respeitam, e que ainda por cima tratam os tugas como anormais……de futuro, e não só no FUTEBOL urge seleccionar cabrões com os cornos mais pequenos e curvos, e mandar os restantes para a puta que os pariu…

  25. É de lamentar de facto este caso, onde uma criança inocente desapareceu. Mas também é de lamentar que queiram continuar a difamar o Algarve, que sofreu em todos os sentidos graças a este caso. No entanto, recordo que os ingleses adoram viver cá ou passar cá as suas férias. As miúdas inglesas adoram exibir as suas mini saias e decotes, embebedando-se até caírem para o chão e oferecendo-se aos homens como se não houvesse amanhã.
    As famílias adoram passar férias em hotéis, deixando os seus bebés amarrados às grades dos berços, sozinhos no quarto do hotel, enquanto usufruem dum jantar romântico. Estes ingleses são uma vergonha!!! E no seu país são uns Santos e retiram criança aos seus pais por suspeitas duvidosas?!?!
    Espero que esta história um dia venha a ser resolvida e que a Maddie seja encontrada. Mas se ainda há um cantinho seguro neste mundo cheio de maldade, é o Algarve

    • Subscrevo essa palavras. Pura verdade no que respeita ao comportamento de rapazes e acima de tudo das raparigas inglesas, e não só, uns santos no UK, uns diabinhos quando respiram os ares algarvios…

  26. Esta senhora agora condena a policia portuguesa e poderá até ter alguma razão mas não compreendo porque razão não condena os país da criança quando estes os deixam em casa sozinhos entregues à sua sorte para irem eles passar a noite ao fresco e descansados, depois de 10 anos esta também deve ter recebido alguma fatia do bolo.

  27. “Ama de Maddie quebra silêncio e conta o que aconteceu na noite do desaparecimento”? Conta? Conta o quê? Analisemos: era “Ama de Maddie”, logo devia estar a tomar conta da Maddie e dos irmãos, logo, se a criança desapareceu do apartamento, a culpada é a ama! Será que ela mesma encenou o desaparecimento para vender a criança a uma pessoa rica e sem filhos?

  28. isto não merece comentários, já devem uns anos a cadeia, mas no Pais deles, aqui não , ainda teríamos, nós portugueses, que pagar, com os nossos impostos. Gente com grande influência politica/ e muito dinheiro receberam para andarem a passear, à procura do que sabem que aconteceu, mas não chamem de estúpidos à nossa POLICIA , leiam o livro a Verdade da Mentira, que chega.

  29. seja como for, estivesse a ama aí ou não, quando após procurar um bocadinho, começar a pedir para procurar nos caixotes pelo corpo, a coisa torna-se para lá do surreal.

  30. Bullshit!!! É incrível o poder mediático desta gente!!! O dinheiro compra mesmo a comunicação social!!! É pena a falta de oportunidade nos abonatórios ao casal. Creio que Hitchcock conseguia tamanha trama.

  31. Muito curioso que a ama só agora aparece depois de tantos anos…. Ela devia de ser multada por ter omitido informações que talvez fossem importante para a investigação deste caso.

    Só quero salientar : “onde estão estes país que deixam criança sozinhas numa praia ou num local estranho para serem raptadas e violadas ??????”

    Há muitas histórias sobre este assunto mas agora esta de pedir para verem se o corpo está em caixotes ou esgotos parece estranho um pai pensar assim….é porque já estava a suspeitar ou sabia que a criança estava morta….mas tantos anos já passaram e continuam à procura num local que a ama diz já estava comprometido ???

  32. se a ama sabia de tudo isso inclusive da insegurança ,porquê não esta com a menina já que estava presente nesse noite,outra o hotel deveria ter serviço especializado e não foi requerido pelos pais já que a ama não cuidou das crianças .Ou os pais são noção total de responsabilidade ou fizeram isso premeditadamente o que os coloca como principais suspeitos

RESPONDER

Os famosos autocarros de Londres agora são movidos a café

É a primeira vez que um biocombustível derivado do café é usado nos transportes públicos de Londres. A partir desta segunda-feira, parte do combustível usado nos double deckers londrinos vai ser feito a partir de …

Tribunal confirma incapacidade de centenário que se casou com empregada em Bragança

O centenário milionário de Bragança que se casou com uma empregada em maio, dois meses antes de morrer, estava incapaz de tomar decisões, indica uma sentença judicial datada desta segunda-feira, a que a Lusa teve …

Alemanha proíbe smartwatches que espiam crianças

O órgão regulador das telecomunicações alemãs anunciou, este fim de semana, a proibição da utilização de smartwatches a todas as crianças. Aos pais, o Bundesnetzagentur pediu que destruíssem estes equipamentos. A decisão foi tomada pelo órgão …

Ministério Público pede 3 anos e 4 meses de pena suspensa para Carrilho

O Ministério Público pediu, esta segunda-feira, três anos e quatro meses de prisão, com pena suspensa, para Manuel Maria Carrilho pelo crime de violência doméstica contra a ex-mulher Bárbara Guimarães. Foram mais de três horas de …

El Mundo aponta Centeno como favorito à presidência do Eurogrupo

Faltam duas semanas para serem tornados públicos os nomes dos candidatos à presidência do Eurogrupo que vão suceder a Dijsselbloem. O espanhol El Mundo já tem um favorito e é português: Mário Centeno. "Mário Centeno, o …

João Lourenço exonera comandante da polícia e chefe da secreta militar

O Presidente angolano exonerou hoje o comandante-geral da Polícia Nacional, Ambrósio de Lemos, e o chefe da secreta militar, general António José Maria, nomeando respetivamente, para os mesmos lugares, o comissário-geral Alfredo Mingas e o …

Porto perde a Agência Europeia do Medicamento para Amesterdão

A cidade do Porto foi eliminada, esta segunda-feira, na votação no Conselho da União Europeia para escolher a futura sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA), que vai abandonar o Reino Unido devido ao Brexit. À …

NASA mostra como o furacão Ofélia influenciou os incêndios em Portugal

A agência espacial norte-americana NASA divulgou um vídeo que ilustra o impacto dos furacões que atingiram o Oceano Atlântico, nos últimos meses, mostrando em particular como o Ofélia teve influência nos grandes incêndios que abalaram …

Cesarianas e tempos de espera nas urgências vão condicionar financiamento

Os hospitais com taxas de cesariana superiores a 29,5% ou 31,5%, consoante o grau de diferenciação, não vão receber do Estado o pagamento pelos respetivos episódios de internamento, no âmbito do programa para a redução …

Empresas públicas escondem das Finanças os salários dos gestores

Cerca de metade das empresas públicas não comunicaram dados sobre os salários dos membros do conselho de Administração ao Ministério das Finanças, como está estipulado na Lei. O Correio da Manhã apurou que, em 2016, 118 …