Altice pede emprestado 5 mil milhões de euros para comprar a PT

B!T

-

Segundo a Bloomberg, a Altice quer encaixar cerca de 6 mil milhões de dólares (5,2 mil milhões de euros) em novos financiamentos, através da emissão de títulos de dívida a dez e oito anos, em dólares e em euros, e contrair um empréstimo de 825 milhões de euros.

Estas operações acontecem depois de, na quinta-feira, os acionistas da PT SGPS terem aprovado em assembleia-geral a venda da PT Portugal à Altice por 7,4 mil milhões de euros. Esta era a decisão que faltava para a companhia francesa efetivar o negócio com os brasileiros da Oi, detentores de 100% da PT Portugal.

A empresa, com sede no Luxemburgo, quer aproveitar o mercado de dívida, uma vez que os custos de empréstimos estão a cair devido ao anúncio de quinta-feira do Banco Central Europeu (BCE). O Governador Mario Draghi revelou que o BCE vai implementar um programa de compra de ativos 1,1 biliões de euros.

A taxa de juro que os investidores estão a pedir para comprar títulos de dívida na categoria de “lixo” desceu esta sexta-feira para 4,09%, indica a Bloomberg, que cita dados do Bank of America Merrill Lynch.

“Após impulso por parte do BCE, não é nenhuma surpresa e a Altice não perdeu tempo”, disse Chris Higham, um gestor de fortunas da Aviva Investors Ltd., que gere ativos de cerca de 240 mil milhões de libras (320 mil milhões de euros).

A compra da PT Portugal pelo magnata franco-israelita é o segundo grande negócio da Altice no último ano, depois de ter promovido a fusão da SFR com a Numericable, numa operação de 23 mil milhões de dólares (19,9 mil milhões de euros).

A Altice vai começar a receber hoje os investidores em Londres, sendo que para os Estados Unidos será a partir de 26 de janeiro.

ZAP / Lusa / B!T

PARTILHAR

RESPONDER

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esta sexta-feira, a condenação ao comunismo e ao nazismo vai ser debatida no Parlamento

O debate sobre a resolução do Parlamento Europeu que condenou o comunismo e o nazismo chega esta sexta-feira à Assembleia da República, em Lisboa. De acordo com o Observador, de um lado, os partidos mais à …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco "namoradas" e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …