Almaraz: Espanha não recua, Portugal vai fazer queixa a Bruxelas

Frobles / Wikimedia

Central de energia nuclear Almaraz, Cáceres (Espanha)

Central de energia nuclear Almaraz, Cáceres (Espanha)

Não houve acordo na reunião desta quinta-feira por causa da construção de um armazém de resíduos nucleares na central de Almaraz. Espanha decidiu manter a sua posição, por isso, Portugal vai apresentar queixa na Comissão Europeia.

A reunião desta quinta-feira entre o Ministro do Ambiente João Matos Fernandes e o seu homólogo espanhol, em Madrid, terminou sem qualquer acordo, avança a SIC Notícias.

Em causa está a construção de um armazém de resíduos nucleares na central de Almaraz, localizada a cerca de 100 quilómetros da fronteira portuguesa.

O Governo português considera que a decisão de avançar com o projeto tem um incumprimento de legalidade e lealdade, uma vez que o país vizinho nem sequer fez uma avaliação do impacto ambiental transfronteiriço.

Por isso, avança o canal televisivo, o Governo vai avançar com uma queixa, na próxima segunda-feira, junto da Comissão Europeia.

Esta ameaça já tinha sido feita há uns dias mas o ministro do Ambiente preferiu esperar pela reunião de hoje para tentar chegar a um consenso.

Ontem, o jornal Público tinha apurado que o ministro do exterior espanhol, que esteve em Portugal para o funeral de Mário Soares, confirmou que falou com Augusto Santos Silva sobre a questão e admitiu haver espaço para dialogar sobre o futuro do armazém.

O rei de Espanha também terá assegurado a Marcelo Rebelo de Sousa que o país não ia tomar “decisões unilaterais”.

A funcionar desde o início da década de 80, a central está situada junto ao Tejo e faz fronteira com os distritos de Castelo Branco e Portalegre, sendo Vila Velha de Ródão a primeira povoação portuguesa banhada pelo Tejo depois de o rio entrar em Portugal.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Nuclear?
    3 centrais aqui junto à fronteira
    Se alguma tem um problema desaparecemos
    Depósitos? Onde está a diferença?
    Devíamos era construir uma para ver se a energia desce de preço, para ver se deixamos de a importar e para no final diminuir a nossa dívida
    Há dúvidas, ou continuamos com a hipocrisia?

  2. Construir uma central para a energia descer de preço? Tens electricidade mais barata e morres de cancro, de que te serve, eles deviam era acabar com aquela merda toda, no dia que houver merda grossa, e é uma questão de tempo como aconteceu no Japão, Chernobil, estamos todos queimados e a morrer em sofrimento,
    aí de que te serve a energia mais barata artolas….

RESPONDER

Já foram assassinadas 30 mulheres este ano, metade por violência doméstica

O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 30 mulheres assassinadas entre 1 de janeiro e o dia 15 de novembro, 16 das quais em contexto de relações de intimidade, um valor abaixo das 21 registadas …

Netanyahu terá visitado Arábia Saudita (e reunido com Mike Pompeo e o príncipe herdeiro em segredo)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, terá viajado no domingo em segredo à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, divulgaram esta segunda-feira vários meios de comunicação de Israel. De acordo …

Arguidos no processo da queda da árvore na Madeira vão a julgamento

O Tribunal da Comarca da Madeira decidiu, esta segunda-feira, após a fase de instrução, levar a julgamento os dois arguidos no caso da queda da árvore no Funchal que, em agosto de 2017, provocou a …

Ausência de máscara na via pública dá multa a pelo menos 7 pessoas por dia

Entre 28 de outubro e 16 de novembro, a GNR e a PSP aplicaram 825 coimas por incumprimento relativo ao uso de máscara, sendo que mais de 130 foram por falta dela na via pública. De …

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …