Almaraz: Espanha não recua, Portugal vai fazer queixa a Bruxelas

Frobles / Wikimedia

Central de energia nuclear Almaraz, Cáceres (Espanha)

Central de energia nuclear Almaraz, Cáceres (Espanha)

Não houve acordo na reunião desta quinta-feira por causa da construção de um armazém de resíduos nucleares na central de Almaraz. Espanha decidiu manter a sua posição, por isso, Portugal vai apresentar queixa na Comissão Europeia.

A reunião desta quinta-feira entre o Ministro do Ambiente João Matos Fernandes e o seu homólogo espanhol, em Madrid, terminou sem qualquer acordo, avança a SIC Notícias.

Em causa está a construção de um armazém de resíduos nucleares na central de Almaraz, localizada a cerca de 100 quilómetros da fronteira portuguesa.

O Governo português considera que a decisão de avançar com o projeto tem um incumprimento de legalidade e lealdade, uma vez que o país vizinho nem sequer fez uma avaliação do impacto ambiental transfronteiriço.

Por isso, avança o canal televisivo, o Governo vai avançar com uma queixa, na próxima segunda-feira, junto da Comissão Europeia.

Esta ameaça já tinha sido feita há uns dias mas o ministro do Ambiente preferiu esperar pela reunião de hoje para tentar chegar a um consenso.

Ontem, o jornal Público tinha apurado que o ministro do exterior espanhol, que esteve em Portugal para o funeral de Mário Soares, confirmou que falou com Augusto Santos Silva sobre a questão e admitiu haver espaço para dialogar sobre o futuro do armazém.

O rei de Espanha também terá assegurado a Marcelo Rebelo de Sousa que o país não ia tomar “decisões unilaterais”.

A funcionar desde o início da década de 80, a central está situada junto ao Tejo e faz fronteira com os distritos de Castelo Branco e Portalegre, sendo Vila Velha de Ródão a primeira povoação portuguesa banhada pelo Tejo depois de o rio entrar em Portugal.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Nuclear?
    3 centrais aqui junto à fronteira
    Se alguma tem um problema desaparecemos
    Depósitos? Onde está a diferença?
    Devíamos era construir uma para ver se a energia desce de preço, para ver se deixamos de a importar e para no final diminuir a nossa dívida
    Há dúvidas, ou continuamos com a hipocrisia?

  2. Construir uma central para a energia descer de preço? Tens electricidade mais barata e morres de cancro, de que te serve, eles deviam era acabar com aquela merda toda, no dia que houver merda grossa, e é uma questão de tempo como aconteceu no Japão, Chernobil, estamos todos queimados e a morrer em sofrimento,
    aí de que te serve a energia mais barata artolas….

RESPONDER

Tesouro viking que poderia reescrever a História foi roubado

Dois homens encontraram um tesouro viking avaliado em três milhões de libras (cerca de 3,5 milhões de euros) que podia fornecer novas informações sobre a criação de Inglaterra como um único reino. George Powell e Layton …

Menos uma estrela Michelin. Restaurante São Gabriel vai fechar

O restaurante São Gabriel, em Almancil, com uma estrela Michelin, vai encerrar, depois de ter sido vendido, anunciou através das redes sociais o seu chefe executivo, Leonel Pereira. Numa publicação na sua página do Facebook, o …

Há um mapa que revela os "labirintos" de Titã, a maior lua de Saturno

O primeiro mapa que mostra a geologia global da maior lua de Saturno, Titã, foi concluído e revela completamente um mundo dinâmico de dunas, lagos, planícies, cratera e outros terrenos. Titã é o único corpo planetário …

Cabify deixa de operar em Portugal a partir de 30 de novembro

A Cabify, que estava no mercado português desde 2016, vai deixar de operar em Portugal a partir do próximo dia 30 de novembro. "Queremos partilhar consigo que o próximo dia 30 de novembro será o nosso …

Presidente da federação russa de atletismo suspenso por obstruir investigação

O presidente da federação de atletismo da Rússia e outros seis elementos da federação foram, esta quinta-feira, suspensos, devido a irregularidades relacionadas com uma investigação antidoping. O presidente da federação de atletismo da Rússia, Dmitri Shliajtin, foi …

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …

Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e …

Hermínio Loureiro pede suspensão de mandatos na FPF e COP

Hermínio Loureiro pediu a suspensão dos mandatos de vice-presidente da FPF e do COP, esta sexta-feira, na sequência da acusação do Ministério Público na operação Ajuste Secreto. Numa carta enviada à FPF, a que a agência …