Almaraz: Espanha não recua, Portugal vai fazer queixa a Bruxelas

Frobles / Wikimedia

Central de energia nuclear Almaraz, Cáceres (Espanha)

Central de energia nuclear Almaraz, Cáceres (Espanha)

Não houve acordo na reunião desta quinta-feira por causa da construção de um armazém de resíduos nucleares na central de Almaraz. Espanha decidiu manter a sua posição, por isso, Portugal vai apresentar queixa na Comissão Europeia.

A reunião desta quinta-feira entre o Ministro do Ambiente João Matos Fernandes e o seu homólogo espanhol, em Madrid, terminou sem qualquer acordo, avança a SIC Notícias.

Em causa está a construção de um armazém de resíduos nucleares na central de Almaraz, localizada a cerca de 100 quilómetros da fronteira portuguesa.

O Governo português considera que a decisão de avançar com o projeto tem um incumprimento de legalidade e lealdade, uma vez que o país vizinho nem sequer fez uma avaliação do impacto ambiental transfronteiriço.

Por isso, avança o canal televisivo, o Governo vai avançar com uma queixa, na próxima segunda-feira, junto da Comissão Europeia.

Esta ameaça já tinha sido feita há uns dias mas o ministro do Ambiente preferiu esperar pela reunião de hoje para tentar chegar a um consenso.

Ontem, o jornal Público tinha apurado que o ministro do exterior espanhol, que esteve em Portugal para o funeral de Mário Soares, confirmou que falou com Augusto Santos Silva sobre a questão e admitiu haver espaço para dialogar sobre o futuro do armazém.

O rei de Espanha também terá assegurado a Marcelo Rebelo de Sousa que o país não ia tomar “decisões unilaterais”.

A funcionar desde o início da década de 80, a central está situada junto ao Tejo e faz fronteira com os distritos de Castelo Branco e Portalegre, sendo Vila Velha de Ródão a primeira povoação portuguesa banhada pelo Tejo depois de o rio entrar em Portugal.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Nuclear?
    3 centrais aqui junto à fronteira
    Se alguma tem um problema desaparecemos
    Depósitos? Onde está a diferença?
    Devíamos era construir uma para ver se a energia desce de preço, para ver se deixamos de a importar e para no final diminuir a nossa dívida
    Há dúvidas, ou continuamos com a hipocrisia?

  2. Construir uma central para a energia descer de preço? Tens electricidade mais barata e morres de cancro, de que te serve, eles deviam era acabar com aquela merda toda, no dia que houver merda grossa, e é uma questão de tempo como aconteceu no Japão, Chernobil, estamos todos queimados e a morrer em sofrimento,
    aí de que te serve a energia mais barata artolas….

RESPONDER

Bilhetes de avião podem ficar 10% mais caros devido a novo imposto

Um novo imposto sobre as emissões de dióxido de carbono na aviação pode fazer com que os bilhetes fiquem 10% mais caros. A subida rondaria os 24 euros no preço médio das viagens. Os bilhetes de …

CEO do BCP defende taxa sobre transações financeiras para pagar Novo Banco

O CEO do Millennium BCP, Miguel Maya, defendeu a criação de taxas sobre transações financeiras sobre contribuintes portugueses como uma alternativa ao mecanismo de capital contingente para pagar o Novo Banco. Entre as contribuições para o …

Totti deixa Roma. "Chegou o dia que eu esperava que nunca chegasse"

O diretor técnico da Roma anunciou que vai deixar o cargo, por as suas opiniões não terem sido consideradas na escolha do novo treinador da equipa de futebol, o português Paulo Fonseca. "Chegou o dia que …

Bruges limita turismo "para não se tornar uma Disneylândia"

Burges, na Bélgica, é a mais recente cidade europeia a impor limites ao turismo para que "não se torne a Disneylândia". Dirk De Fauw, presidente da câmara local, anunciou em declarações ao jornal Het Nieuwsblad que …

Hospital Santa Maria abre inquérito a morte de Ruben Carvalho

A administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte decidiu abrir um processo de inquérito na sequência de notícias sobre eventual negligência hospitalar no internamento do histórico dirigente do PCP. Fonte oficial do Centro Hospitalar, que integra o …

Nós, Cidadãos! convida Aliança para coligação. Partido de Santana ainda está "a examinar"

O partido Nós, Cidadãos! desafiou a Aliança para uma coligação eleitoral “ao centro”, mas fonte oficial da força política liderada por Santana Lopes esclareceu que ainda está “a examinar”. O presidente do Nós, Cidadãos!, Mendo Castro Henriques, confirmou à …

Benfica desmente negociações com Atlético de Madrid por João Félix

O Benfica desmentiu, em nota divulgada esta segunda-feira, todas as notícias que dão conta de uma transferência iminente de João Félix para o Atlético de Madrid. João Félix tem feito capa em vários jornais espanhóis, que insistem …

Não havia tantos pré-avisos de greve desde o tempo da troika

Nas próximas semanas, são poucos os dias úteis que não têm pelo menos uma greve. Se o ritmo se mantiver, este será o ano da legislatura com mais pré-avisos. Dos hospitais aos tribunais, passando pelos transportes …

“Maré vermelha” interdita banhos em várias praias do Algarve

As praias entre a Ilha do Farol e Vilamoura, no Algarve, estão interditadas a banhos devido a uma concentração de uma alga marinha que pode ser perigosa para a saúde. As praias algarvias entre a Ilha …

Gulbenkian vende petrolífera Partex por 555 milhões de euros

A Fundação Gulbenkian assinou, esta segunda-feira, um acordo para a venda da Partex com a PTT Exploration and Production por 555 milhões de euros. Em comunicado hoje divulgado, a Fundação Gulbenkian informou que "a operação terá um …